Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4837
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BARROS, Eline Eduarda Samuel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2577283863868678 | por |
dc.contributor.advisor1 | RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6947210893942538 | por |
dc.contributor.referee1 | RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6947210893942538 | por |
dc.contributor.referee2 | LIMA, Paulo da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0045627183937041 | por |
dc.contributor.referee3 | LIMA, Veraluce da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6995876276617003 | por |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T17:55:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Eline Eduarda Samuel. Da reescrita à produção final: processo de escrita nas produções textuais do ensino médio. 2023. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4837 | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa fazer uma análise da reescrita dos alunos que estão no 1o ano do Ensino Médio. Para isso, temos como objeto de pesquisa o processo de escrita e, como objeto de análise, as produções textuais. Como metodologia, temos a pesquisa-ação e a pesquisa de campo, observamos as aulas e desenvolvemos uma oficina de produção textual. A coleta dos dados foi feita através das aulas de Produção Textual de duas escolas do município de Bacabal – MA. Na primeira não conseguimos coletar os dados desejados; na segunda, realizamos a oficina de produção textual e coletamos o processo de escrita dos alunos, e todo o processo foi analisado por meio da colaboração entre professor e aluno. Partindo desse pressuposto, analisaremos o trabalho com a reescrita de um mesmo texto, com o intuito de entendermos como as mudanças foram ocorrendo, como o aluno foi articulando o seu texto até chegar a um texto final que ele considera estar adequada para o que foi exigido pelo professor. Com base nisso, buscaremos responder ao seguinte questionamento: Como o trabalho com a reescrita pode modificar a relação do discente do Ensino Médio com a própria escrita? Para tanto, utilizaremos como suporte teórico Calil (2009), Calkins (1989), Certeau (1998), Riolfi (2008), Gil (2008), dentre outros autores. Os resultados das análises demonstram que sem uma cultura da reescrita não é possível identificar avanços profundos entre esboço e edição. É possível constatar alteração significativas, mas que ficam apenas na esfera gramatical. | por |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como objetivo analizar la reescritura de estudiantes que cursan el 1o año de la enseñanza media. Para ello, tenemos como objeto de investigación las producciones textuales y, como objeto de análisis, el proceso de escritura. Como metodología tenemos la investigación acción y la investigación de campo, ya que interferimos en el aula y un taller de producción textual. La recolección de datos se realizó mediante la observación de las clases de Producción Textual y se analizó todo el proceso a través de la colaboración entre docente y alumno. Partiendo de este supuesto, analizaremos el trabajo con la reescritura del mismo texto, con el fin de comprender cómo se produjeron los cambios, cómo el alumno fue articulando su texto hasta llegar a un texto final que considera que está en el punto ideal. A partir de ello, buscaremos responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo el trabajo con la reescritura puede cambiar la relación de los estudiantes de secundaria con la escritura misma? Para ello, utilizaremos como soporte teórico a Calil (2009), Calkins (1989), Certeau (1998), Riolfi (2008), Gil (2008), entre otros autores. Los resultados del análisis muestran que sin una cultura de reescritura no es posible identificar avances profundos entre la redacción y la edición. Es posible observar alteraciones significativas, pero quedan sólo en el ámbito gramatical. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-07-14T17:55:05Z No. of bitstreams: 1 ELINEEDUARDASAMUELBARROS.pdf: 1848295 bytes, checksum: b659f84d1827a33e5c5c680508c63bfc (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-07-14T17:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELINEEDUARDASAMUELBARROS.pdf: 1848295 bytes, checksum: b659f84d1827a33e5c5c680508c63bfc (MD5) Previous issue date: 2023-02-27 | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEMA | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escrita; | por |
dc.subject | Reescrita; | por |
dc.subject | Produção Textual. | por |
dc.subject | Escritura; | spa |
dc.subject | Volver a escribir | spa |
dc.subject | Producción textual. | spa |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.subject.cnpq | Análise Lingüística | por |
dc.title | Da reescrita à produção final: processo de escrita nas produções textuais do ensino médio | por |
dc.title.alternative | De la reescritura a la producción final: el proceso de escritura en las producciones textuales de secundaria | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELINEEDUARDASAMUELBARROS.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,8 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.