Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4835
Tipo do documento: Dissertação
Título: “BRINCAR TODO MUNDO SABE! ”: relações interétnicas de crianças indígenas e não indígenas em uma escola municipal em Tocantinópolis (TO)
Título(s) alternativo(s): “PLAY EVERYONE KNOWS! ”: interethnic relations of indigenous and non-indigenous children indigenous people in a municipal school in Tocantinópolis (TO)
Autor: ANJOS, Mércia Cristina Borges dos
Primeiro orientador: CONCEIÇÃO, Wellington da Silva
Primeiro membro da banca: CONCEIÇÃO, Wellington da Silva
Segundo membro da banca: PEREIRA, Amanda Gomes
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim
Quarto membro da banca: FARIAS, Mayrhon José Abrantes
Quinto membro da banca: SOUSA, Emilene Leite de
Resumo: O povo indígena Apinayé, que habita a região norte do estado do Tocantins, interage cotidianamente com os não indígenas nos mais diversos ambientes urbanos. Essas interações, em grande parte, são marcadas por representações e estereótipos decorrentes dos estigmas e do racismo, já observados sobre estes nativos em tempos e espaços diversos. Tais representações, geralmente formuladas nos momentos de socialização entre adultos e crianças, indígenas e não indígenas, compreendem um instigante campo de estudo sociológico, principalmente quando direcionamos nosso olhar às crianças. Nesse contexto, as brincadeiras assumem um lugar de destaque, por apresentarem-se como uma linguagem universal entre as crianças participantes desta pesquisa: “Brincar todo mundo sabe! ”. Isto posto, destaco que o presente escrito é fruto de problematizações inerentes às socializações e às relações interétnicas de crianças indígenas Apinayé matriculadas na Escola Municipal Alto da Colina em Tocantinópolis (TO). Meu principal objetivo consiste em analisar os processos de socialização e as interações sociais estabelecidas por crianças indígenas e não indígenas na instituição educacional do referido município e nos espaços correlacionados. A discussão ampara-se em: 1 – estudos anteriores que abordam sobre a história do Povo Apinayé, as representações sociais sobre este povo, e suas interações com os não indígenas em contexto urbano, considerando a existência de relações conflituosas (marcadas pelo estigma e pelo racismo) e de mútua colaboração decorrentes dessas interações; e 2 – dados obtidos por meio de observações etnográficas, no contexto escolar durante o ano de 2022. Entre os principais autores utilizados neste trabalho destaco: Gonçalves (1980); DaMatta (1976); Silva Apinagé (2020); Giraldin (2000); Conceição e Torres (2021); Freire (2000); Durkheim (2011); Sousa (2017); Fernandes (2016); Cohn (2005); e outros. Para a análise desenvolvida utilizei a etnografia como proposta metodológica, com observação participante na instituição educacional municipal anteriormente citada e nos espaços correlacionados, consoante às leituras dos autores aqui mencionados. A partir desta análise, fundamentada nas observações e interações com as crianças, considerei haver diferentes representações em âmbito escolar. Enquanto brincam, conversam, estudam e interagem de variadas formas, crianças indígenas e não indígenas socializam de maneira respeitosa, sem demarcações fenotípicas e/ou culturais, o que aponta para um distanciamento dos estigmas e do racismo evidenciados nas relações entre os adultos de diferentes etnias e culturas. Isto reflete uma secção entre o universo adulto e o infantil no que se refere à construção e desenvolvimento de relações sociais, bem como às consequências destas para a formação sociocultural do povo brasileiro.
Abstract: The Apinayé indigenous people, who inhabit the northern region of the state of Tocantins, interact daily with non-indigenous people in the most diverse urban environments. These interactions, to a large extent, are marked by representations and stereotypes arising from stigmas and racism, already observed about these natives in different times and spaces. Such representations, usually formulated in moments of socialization between adults and children, indigenous and non-indigenous, comprise an instigating field of sociological study, especially when we focus our attention on children. In this context, games take on a prominent place, as they are a universal language among the children participating in this research: “Everybody knows how to play! ”. That said, I emphasize that the present writing is the result of problematizations inherent to the socialization and interethnic relationships of Apinayé indigenous children enrolled at the Alto da Colina Municipal School in Tocantinópolis (TO). My main objective is to analyze the socialization processes and social interactions established by indigenous and non-indigenous children in the educational institution of the referred municipality and in the correlated spaces. The discussion is supported by: 1 – previous studies that address the history of the Apinayé People, the social representations of this people, and their interactions with non-indigenous people in an urban context, considering the existence of conflicting relationships (marked by stigma and racism) and mutual collaboration resulting from these interactions; and 2 – data obtained through ethnographic observations, in the school context during the year 2022. Among the main authors used in this work, I highlight: Gonçalves (1980); DaMatta (1976); Silva Apinagé (2020); Giraldin (2000); Conceição and Torres (2021); Freire (2000); Durkheim (2011); Sousa (2017); Fernandes (2016); Cohn (2005); and others. For the developed analysis, I used ethnography as a methodological proposal, with participant observation in the aforementioned municipal educational institution and in the correlated spaces, according to the readings of the authors mentioned here. From this analysis, based on observations and interactions with children, I considered that there are different representations in the school environment. While playing, talking, studying and interacting in different ways, indigenous and non-indigenous children socialize respectfully, without phenotypic and/or cultural demarcations, which points to a distancing from the stigmas and racism evidenced in the relationships between adults of different ethnicities and cultures. This reflects a section between the adult and child universes with regard to the construction and development of social relationships, as well as their consequences for the sociocultural formation of the Brazilian people.
Palavras-chave: Povo Indígena Apinayé;
Crianças indígenas;
Educação;
Socialização;
Relações interétnicas
Apinaye Indigenous People;
indigenous children;
Education;
Socialization;
Interethnic relations
Área(s) do CNPq: Etnologia Indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatriz
Citação: ANJOS, Mércia Cristina Borges dos. “Brincar todo mundo sabe! ”: Relações interétnicas de crianças indígenas e não indígenas em uma escola municipal em Tocantinópolis (TO). 2023. 96 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4835
Data de defesa: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mercia_Cristina.pdfDissertação de Mestrado46,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.