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Tipo do documento: Dissertação
Título: A temática dos resíduos sólidos na Geografia Escolar: Uma análise por meio de Livros Didáticos e da Base Nacional Comum Curricular
Título(s) alternativo(s): The theme of solid waste in School Geography: An analysis through Textbooks and the National Common Curricular Base
Autor: ARAUJO, Sergio da Silva de 
Primeiro orientador: CELERI, Marcio Jose
Primeiro membro da banca: CELERI, Marcio Jose
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Zulimar Marita Ribeiro
Terceiro membro da banca: SODRE, Ronaldo Barros
Quarto membro da banca: DIAS, Liz Cristiane
Resumo: Das problemáticas vividas na atualidade, uma delas é de ordem ambiental, impulsionada pela grande geração, e o consumo desenfreado de produtos, com posterior descarte ambientalmente inadequado dos Resíduos Sólidos (RS), estes tipos de atitudes advém com o crescimento da produção industrial, o consumismo, a obsolescência programada e o posterior dispêndio inadequado de RS no ambiente somando para o aumento da problemática ambiental e empreendendo consequências catastróficas a qualidade de vida. Logo, este estudo promoveu a análise da temática dos RS na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Livro Didático de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, dois elementos educacionais, que estão inseridos e intervém significativamente onde os alunos aprendem conhecimentos essenciais que levarão para a vida. O método utilizado nesta pesquisa foi o Materialismo Histórico e Dialético, mediante abordagem qualitativa e com investigação documental e bibliográfica. Inicialmente foi realizado a revisão de literatura, sendo utilizado, assim, a pesquisa bibliográfica e para a análise do documento normativo da BNCC e os livros didáticos é utilizado a pesquisa documental, a qual, optou-se dessa forma ao perceber que com uma única abordagem seria mais difícil chegar aos objetivos propostos, e que para cada momento da pesquisa foi utilizado a abordagem que mais se adéqua. Para tanto, os procedimentos metodológicos sucederam-se por intermédio da revisão de literatura em livros, artigos, teses e dissertações, em seguida a análise da BNCC, de forma geral e depois concentrada na questão dos RS, concomitante à verificação apreciada de duas coleções contendo ao todo oito exemplares, sendo canalizada a investigação da presença do conteúdo dos RS, em relação com que com o apresentado na BNCC. Como resultados obtidos, esta pesquisa aponta que em relação a BNCC em que trata o período escolar do sexto (6º) ao nono ano (9º) nas competências e as habilidades não existem palavras que remetam diretamente a temática dos RS, muito embora, seja muito sugestivo, que seja trabalhado dentro dos temas ambientais e problemáticas socioambientais, ou seja, a temática não se apresenta nesta etapa escolar como sendo um conteúdo relevante, também em relação ao livro didático o que se observou é que esta temática se apresenta como elemento subjacente causador de problemas aos recursos hídricos, solos, e a sociedade urbana, deste modo ele é apresentado como um elemento sem destaque nos anos finais do ensino fundamental.
Abstract: Of the problems experienced today, one of them is of an environmental nature, driven by the great generation, and the unbridled consumption of products, with subsequent environmentally inappropriate disposal of Solid Waste (RS), these types of attitudes come with the growth of industrial production, the consumerism, programmed obsolescence and the subsequent inappropriate expenditure of RS in the environment, adding to the increase in environmental problems and having catastrophic consequences for the quality of life. Therefore, this study promoted the analysis of the RS theme in the National Curricular Common Base (BNCC) and in the Geography Didactic Book of the final years of Elementary School, two educational elements that are inserted and significantly intervene where students learn essential knowledge that will lead to life. The method used in this research was Historical and Dialectical Materialism, through a qualitative approach and with documentary and bibliographic research. Initially, a literature review was carried out, thus being used the bibliographic research and for the analysis of the normative document of the BNCC and the textbooks, the documental research is used, which, it was chosen in this way when realizing that with a single approach it would be more difficult to reach the proposed objectives, and that for each moment of the research the most appropriate approach was used. To this end, the methodological procedures were followed by a literature review in books, articles, theses and dissertations, then the analysis of the BNCC, in a general way and then concentrated on the issue of RS, concomitant with the appreciated verification of two collections containing in total eight copies, being channeled the investigation of the presence of the content of the RS, in relation with that with that presented in the BNCC. As results obtained, this research points out that in relation to the BNCC in which the school period from the sixth (6th) to the ninth (9th) year is concerned, there are no words that directly refer to the RS theme, although it is very suggestive, that it be worked within the environmental themes and socio-environmental problems, that is, the theme is not presented at this school stage as being a relevant content, also in relation to the textbook what was observed is that this theme presents itself as an underlying causative element problems to water resources, soils, and urban society, in this way it is presented as an element without any prominence in the final years of elementary school.
Palavras-chave: Resíduos Sólidos;
Livro Didático;
Geografia;
BNCC
Solid Waste;
Textbook;
Geography;
BNCC
Área(s) do CNPq: Geografia Humana
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE GEOCIENCIAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (PPGGEO)
Citação: ARAUJO, Sergio da Silva de. A temática dos resíduos sólidos na Geografia Escolar: Uma análise por meio de Livros Didáticos e da Base Nacional Comum Curricular. 2022. 153 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGEO)) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4828
Data de defesa: 22-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

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