Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPADILHA, Glaucia Santana Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008806680346695por
dc.contributor.advisor1MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee1MOTTA, Diomar das Gracas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee2BARBOSA, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667por
dc.contributor.referee3BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee4CASTRO, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2023-07-13T12:35:44Z-
dc.date.issued2021-03-17-
dc.identifier.citationPADILHA, Glaucia Santana Silva. O afropioneirismo de mulheres na educação superior em São Luis do Maranhão. 2021. 117 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4827-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de investigar o pioneirismo de professoras afrodescendentes nos primeiros anos da educação Superior em São Luís - Ma. Inicialmente a análise incidiu sobre a trajetória educacional de mulheres afrodescendentes na educação superior, apresentando especificidades como o enfrentamento ao preconceito e a discriminação. Posteriormente, buscou-se o reconhecimento da presença de mulheres afrodescendentes como professoras, nos primeiros anos da educação superior em São Luís, utilizando-se as informações nas fontes escritas, como os jornais, projetos de lei e informes do Serviço Nacional de Informações, elaborando um relato sobre suas trajetórias docentes. A análise foi feita com base em categorias principais, quais sejam: relações de gênero, relações raciais e educação superior, dialogando com o campo teórico dos estudos subalternos, decoloniais e do feminismo negro. A metodologia partiu do levantamento bibliográfico e documental, com o aporte teórico sobre as mulheres afrodescendentes, sustentado em estudos desenvolvidos por mulheres afrodescendentes e com a objetividade metodológica oriunda da História Social. O foco desta investigação está centralizado no ingresso tardio de mulheres afrodescendentes na docência do ensino superior maranhense, por este aspecto, apontar-se-á uma conjuntura mais ampla como recorte temporal, indicando a durabilidade das desigualdades de gênero e raça no Brasil e o seu impacto no acesso de professoras afrodescendentes à instituições de Educação Superior no Maranhão. Isto posto, observa-se que a educação superior em São Luís tem início, de forma sistematizada, na década de 1918 e, somente na década de 1960, encontra-se registro da primeira professora afrodescendente na docência da educação superior. A análise da presença de mulheres afrodescendentes como professoras, nos primeiros anos da educação superior em São Luís, revelou a escassez de informações sobre sua trajetória docente e de seu afropioneirismo. Posto que utilizaram a educação como arma de enfrentamento ao preconceito, discriminação racial e de gênero, alcançando o espaço da educação superior como docentes. Portanto, este estudo propõe ampliar os olhares sobre a professora afrodescendente, acrescentando ao debate educacional, informações acerca dessa pessoa invisibilizada.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the pioneering spirit of Afro-descendant teachers in the early years of Higher Education in São Luís - Ma. Initially, the analysis focused on the educational trajectory of Afro-descendant women in higher education, presenting specificities such as facing prejudice and discrimination. Subsequently, we sought to recognize the presence of Afro-descendant women as teachers in the first years of higher education in São Luís, using information from written sources, such as newspapers, bills and reports from the National Information Service, preparing an account of their teaching careers. The analysis was based on main categories, namely: gender relations, racial relations and higher education, dialoguing with the theoretical field of subaltern, decolonial and black feminist studies. The methodology was based on a bibliographical and documental survey, with a theoretical contribution to Afro descendant women, based on studies carried out by Afro-descendant women and with methodological objectivity derived from Social History. The focus of this investigation is centered on the late entry of Afro-descendant women into higher education teaching in Maranhão. Impact on the access of Afro-descendant teachers to higher education institutions in Maranhão. That said, it is observed that higher education in São Luís began, in a systematic way, in the 1918s and, only in the 1960s, is there a record of the first African-descendant teacher teaching in higher education. The analysis of the presence of Afro-descendant women as teachers, in the first years of higher education in São Luís, revealed the scarcity of information about their teaching trajectory and their Afro-pioneering spirit. Since they used education as a weapon to face prejudice, racial and gender discrimination, reaching the space of higher education as teachers. Therefore, this study proposes to broaden the views on the afro-descendant teacher, adding to the educational debate, information about this invisible person.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-07-13T12:35:44Z No. of bitstreams: 1 Glaucia Santana.pdf: 35701807 bytes, checksum: 0e0314f728e545388c86162e7ce75c1a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-13T12:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Santana.pdf: 35701807 bytes, checksum: 0e0314f728e545388c86162e7ce75c1a (MD5) Previous issue date: 2021-03-17eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfropioneirismo;por
dc.subjectEducação Superior;por
dc.subjectProfessoras Afrodescendentes;por
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectAfropioneering;eng
dc.subjectCollege education;eng
dc.subjectAfro-descendant teachers;eng
dc.subjectRace relationseng
dc.subject.cnpqAntropologia das Populações Afro-Brasileiraspor
dc.titleO afropioneirismo de mulheres na educação superior em São Luis do Maranhãopor
dc.title.alternativeThe Afro-pioneering spirit of women in higher education in São Luis do Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Glaucia Santana.pdfDissertação de Mestrado34,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.