Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4821
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção, gestão e curadoria: um estudo sobre o SESC circo em São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Producción, gestión y comisariado: un estudio sobre el circo del SESC en São Luís - MA
Autor: NUNES, Sandra Silva 
Primeiro orientador: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Primeiro coorientador: MARTINS, Gilberto dos Santos
Primeiro membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Segundo membro da banca: MARTINS, Gilberto dos Santos
Terceiro membro da banca: FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
Quarto membro da banca: COUTINHO, Raphael Vianna
Resumo: Esta pesquisa visa analisar os processos de produção, gestão e curadoria do projeto Sesc Circo realizado pelo Serviço Social do Comércio no Maranhão no período de 2017 a 2022 à luz das políticas culturais nacionais e locais, normativas institucionais do Sesc, impactos pandêmicos no setor cultural e das vozes de artistas e grupos. A partir do contato com artistas, grupos, pesquisadores, curadores da área e do entendimento de que os modos de gestão dos festivais vão sendo atravessados por aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos, bem como, pelas vivências de quem coordena estes eventos, busca-se compreender de que forma o Sesc Circo pode ser uma importante política de fomento para a linguagem circense no Maranhão. A presente pesquisa tem abordagem quantitativa e qualitativa, de natureza aplicada e descritiva, utilizando-se de: coleta de dados, pesquisa bibliográfica e documental, compreensão e análise de relatórios, materiais audiovisuais e pesquisa de campo. Os principais autores que embasam a pesquisa no âmbito da produção e gestão cultural são Avelar (2014); Sampaio (2021) e Vich (2017) e sobre os conceitos e estudos de curadoria, Bhaskar (2020); Rolim (2017), Cruz (2014) e Polistchuk e Campos (2020). Com base nos indicadores das edições anteriores do projeto busca refletir e propor a realização de uma gestão conjugada à luz de uma cuidadoria - pautada na empatia e na receptividade – como um dos possíveis caminhos para a construção de políticas culturais efetivas para as artes circenses.
Abstract: Esta investigación busca analizar los procesos de producción, gestión y curaduría del proyecto Sesc Circo realizado por el Servicio Social del Comercio en Maranhão en el período de 2017 a 2022 a la luz de las políticas culturales nacionales y locales, normativas institucionales del Sesc, impactos pandémicos en el sector cultural y de las voces de artistas y grupos. A partir del contacto con artistas, grupos, investigadores, curadores del área y del entendimiento de que los modos de gestión de los festivales van siendo atravesados por aspectos sociales, culturales, políticos y económicos, así como por las vivencias de quienes coordinan estos eventos, se busca comprender de qué forma el Sesc Circo puede ser una importante política de fomento para el lenguaje circense en el Maranhão. La presente investigación tiene enfoque cuantitativo y cualitativo, de naturaleza aplicada y descriptiva, utilizándose de: recopilación de datos, investigación bibliográfica y documental, comprensión y análisis de informes, materiales audiovisuales e investigación de campo. Los principales autores que basan la investigación en el ámbito de la producción y gestión cultural son Avelar (2014); Sampaio (2021) y Vich (2017) y sobre los conceptos y estudios de curaduría, Bhaskar (2020); Rolim (2017), Cruz (2014) e Polistchuk e Campos (2020). Con base en los indicadores de las ediciones anteriores del proyecto busca reflejar y proponer la realización de una gestión conjugada a la luz de una cuidadora - pautada en empatía y receptividad - como uno de los posibles caminos para la construcción de políticas culturales efectivas para las artes circenses.
Palavras-chave: Sesc;
Sesc Circo;
política cultural;
curadoria.
Sesc;
Sesc Circo;
política cultural;
curaduría.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: NUNES, Sandra Silva. Produção, gestão e curadoria: um estudo sobre o SESC circo em São Luís – MA. 2023. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4821
Data de defesa: 20-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRASILVANUNES.pdfDissertação de Mestrado4,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.