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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pandemia de covid-19: mudanças e desafios na gestão da atenção hospitalar
Título(s) alternativo(s): Covid-19 pandemic: changes and challenges in hospital care management
Autor: MANTESSO, Jhennyfer Barbosa de Oliveira 
Primeiro orientador: LAMY, Zeni Carvalho
Primeiro coorientador: CARVALHO, Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de
Primeiro membro da banca: LAMY, Zeni Carvalho
Segundo membro da banca: CARVALHO, Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de
Terceiro membro da banca: RÊGO, Adriana Sousa
Quarto membro da banca: CHAVEZ, Leidy Janeth Erazo
Resumo: INTRODUÇÃO: No início de 2020 a covid-19 foi classificada como emergência de saúde pública de importância internacional tornando-se a mais recente crise de saúde global. Em março do mesmo ano foi classificada como pandemia, provocando modificações nos serviços e processos de trabalho em saúde. OBJETIVO: Analisar os desafios na gestão da atenção hospitalar durante a pandemia de covid-19. MÉTODO: Pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória, do tipo estudo de caso. Foi desenvolvida em um hospital universitário de uma capital do nordeste brasileiro, no período de março a setembro de 2022. Os participantes foram 22 profissionais lotados na gestão, assistência ou em serviço de apoio nas primeira e segunda ondas da covid-19. Foram realizadas entrevistas presenciais ou online, gravadas e posteriormente transcritas, do tipo semiestruturadas individuais com aplicação de questionário estruturado e roteiro de entrevista. Foi utilizada análise de conteúdo na modalidade temática. RESULTADOS: São apresentados a partir de duas categorias: Mudanças, desafios e decisões: novas urgências e Conflitos, negociações e cooperação. O cenário pandêmico exigiu a tomada de decisões rápidas, muitas vezes, cercadas de incertezas e insegurança. Foram identificadas mudanças estruturais e organizacionais, relacionadas a reformas físicas, recursos humanos e relacionadas ao processo de trabalho. Assim, setores tiveram que ser fechados e os profissionais remanejados para realizar assistência aos pacientes com covid-19, na maioria dos casos, com grande resistência inicial, exigindo da gestão uma postura firme, mas também de negociação. Houve também barreira na criação de protocolos que fossem de fato eficazes, dado em parte ao negacionismo existente no governo federal que impactava a acreditação desses profissionais para incluir as recomendações ministeriais em seus planos e pela inexistência de tratamento efetivo. Diante do aumento da demanda de atendimentos, da saída de alguns profissionais e das licenças por contaminação das equipes, alguns gestores assumiram funções, também, na assistência. Destacam-se relatos de fortalecimento das relações de cooperação entre profissionais nesse cenário de incertezas, facilitando ações e estratégias interdisciplinares e produzindo uma tendência à horizontalização das relações de trabalho. CONCLUSÃO: Os diversos desafios que surgiram para a gestão durante a pandemia necessitaram de respostas e ações rápidas dos gestores para a organização dos serviços e a falta de claras diretrizes de políticas nacionais causaram ansiedade. O cotidiano do trabalho, com erros e acertos, possibilitou a construção e pactuação de estratégias para o enfrentamento da pandemia, buscando minimizar conflitos, promover a integração e garantir a segurança de trabalhadores, pacientes e familiares.
Abstract: INTRODUCTION: In early 2020 covid-19 was classified as a public health emergency of international importance becoming the latest global health crisis. In March of the same year, it was classified as a pandemic, causing changes in health services and work processes. OBJECTIVE: To analyze the challenges in hospital care management during the covid-19 pandemic. METHOD: This study with a qualitative, exploratory approach of the case study type. It was developed in a university hospital in a capital of northeastern Brazil, from March to September 2022. The participants were 22 professionals assigned to management, care or support service in the first and second waves of covid-19. Face-to-face or online interviews were conducted, recorded, and later transcribed, of the individual semi-structured type with the application of a structured questionnaire and interview script. Content analysis was used in the thematic modality. RESULTS: They are presented from two categories: Changes, challenges, and decisions: new emergencies and Conflicts, negotiations and cooperation. The pandemic scenario has required rapid decision-making, often surrounded by uncertainty and insecurity. Structural and organizational changes were identified, related to physical reforms, human resources and related to the work process. Thus, sectors had to be closed and professionals relocated to provide care to patients with covid-19, in most cases, with great initial resistance, requiring the management a posture of imposition, on the one hand, and of negotiation. There was also a barrier in the creation of protocols that were in fact effective, given in part to the denial existing in the federal government that impacted the accreditation of these professionals to include ministerial recommendations in their plans and the lack of effective treatment. Faced with the increase in the demand for care, the departure of some professionals and the licenses due to contamination of the teams, some managers also assumed functions in care. The reports of strengthening cooperation relations between professionals in this scenario of uncertainties were highlighted, facilitating interdisciplinary actions and strategies, and producing a tendency to horizontalization of labor relations. CONCLUSION: The various challenges that arose for management during the pandemic required rapid responses and actions by managers for the organization of services, and the lack of clear national policy guidelines caused anxiety. The daily work, with mistakes and successes, enabled the construction and agreement of strategies to cope with the pandemic, seeking to minimize conflicts, promote integration and ensure the safety of workers, patients and families.
Palavras-chave: covid-19;
gestão de pessoal em saúde;
pessoal de saúde;
assistência hospitalar.
personnel management;
personnel management;
health personnel;
hospital care.
Área(s) do CNPq: Administração de Setores Específicos
Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA/CCBS
Citação: MANTESSO, Jhennyfer Barbosa de Oliveira. Pandemia de covid-19: mudanças e desafios na gestão da atenção hospitalar. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4817
Data de defesa: 25-Mai-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

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