Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/47
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Maria do Socorro Gonçalves da | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4370204541307275 | por |
dc.contributor.advisor1 | MANZKE, José Fernando | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5512751432336025 | por |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T18:10:29Z | - |
dc.date.available | 2013-08-20 | pt_BR |
dc.date.issued | 2013-08-08 | pt_BR |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria do Socorro Gonçalves da. CULTURA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: uma análise do Emílio. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/47 | - |
dc.description.resumo | Investigação sobre a relação entre cultura e educação na obra Emílio ou Da Educação, do filósofo Jean-Jacques Rousseau, com base na análise dos livros I, II, III e IV. Para tanto, parte-se do contexto moderno em que surgem suas primeiras ideias; em seguida, serão apresentas suas ideias a respeito da educação, apontando-se que o Emílio pode configurar uma Paideia no sentido grego de formação integral. Analisa-se cada um dos livros indicados, observando-se as espécies de educação que compõem as fases formativas da criança: educação sensitiva, educação moral e educação intelectiva, acompanhando o personagem Emílio até a idade adulta, momento em que ele entra em contato com a vida sociocultural. | por |
dc.description.abstract | Recherche sur la relation entre culture et éducation en Emilio ou L'éducation, du philosophe Jean-Jacques Rousseau, basée sur une analyse des livres I, II, III et IV. Pour ce la, a consideré le contexte moderne oú se pose ses premières idées; puis seront présenté leurs idées sur l'éducation, soulignant que Emilio peut configurer une Paideia dans le sens grec de formation intégrale. L étude a analysé chacun des livres énumérés, notant les types d'éducation qui composent les étapes de formation de l'enfant: éducation sensorielle, l'éducation morale et l éducation intellectif, suivant le caractère Emilio jusqu'à l'âge adulte, quand il est en contact avec la vie culturelle et sociale. | fra |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-16T18:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Maria do Socorro.pdf: 870883 bytes, checksum: bdc053602775573e24462a1abafc6e04 (MD5) Previous issue date: 2013-08-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | Cultura e Sociedade | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Formação Integral | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Jean-Jacques Rousseau | por |
dc.subject | Education | fra |
dc.subject | Culture | fra |
dc.subject | Éducation intégrale | fra |
dc.subject | Enfant | fra |
dc.subject | Jean-Jacques Rousseau | fra |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Cultura e educação em Rousseau: uma análise do Emílio | por |
dc.title.alternative | Culture et education dans Rousseau: une analyse de Emilio | fra |
dc.title.alternative | Culture and education in Rousseau: an analysis of Emílio | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertacao Maria do Socorro.pdf | 850,47 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.