Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/47
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Maria do Socorro Gonçalves dapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4370204541307275por
dc.contributor.advisor1MANZKE, José Fernandopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5512751432336025por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:29Z-
dc.date.available2013-08-20pt_BR
dc.date.issued2013-08-08pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Maria do Socorro Gonçalves da. CULTURA E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: uma análise do Emílio. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/47-
dc.description.resumoInvestigação sobre a relação entre cultura e educação na obra Emílio ou Da Educação, do filósofo Jean-Jacques Rousseau, com base na análise dos livros I, II, III e IV. Para tanto, parte-se do contexto moderno em que surgem suas primeiras ideias; em seguida, serão apresentas suas ideias a respeito da educação, apontando-se que o Emílio pode configurar uma Paideia no sentido grego de formação integral. Analisa-se cada um dos livros indicados, observando-se as espécies de educação que compõem as fases formativas da criança: educação sensitiva, educação moral e educação intelectiva, acompanhando o personagem Emílio até a idade adulta, momento em que ele entra em contato com a vida sociocultural.por
dc.description.abstractRecherche sur la relation entre culture et éducation en Emilio ou L'éducation, du philosophe Jean-Jacques Rousseau, basée sur une analyse des livres I, II, III et IV. Pour ce la, a consideré le contexte moderne oú se pose ses premières idées; puis seront présenté leurs idées sur l'éducation, soulignant que Emilio peut configurer une Paideia dans le sens grec de formation intégrale. L étude a analysé chacun des livres énumérés, notant les types d'éducation qui composent les étapes de formation de l'enfant: éducation sensorielle, l'éducation morale et l éducation intellectif, suivant le caractère Emilio jusqu'à l'âge adulte, quand il est en contact avec la vie culturelle et sociale.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Maria do Socorro.pdf: 870883 bytes, checksum: bdc053602775573e24462a1abafc6e04 (MD5) Previous issue date: 2013-08-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectFormação Integralpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupor
dc.subjectEducationfra
dc.subjectCulturefra
dc.subjectÉducation intégralefra
dc.subjectEnfantfra
dc.subjectJean-Jacques Rousseaufra
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleCultura e educação em Rousseau: uma análise do Emíliopor
dc.title.alternativeCulture et education dans Rousseau: une analyse de Emiliofra
dc.title.alternativeCulture and education in Rousseau: an analysis of Emílioeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Maria do Socorro.pdf850,47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.