Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4796
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Filosofia à luz do pensamento de Edith Stein: um relato da prática de oficinas filosóficas como itinerário para a vivência empática
Título(s) alternativo(s): The teaching of Philosophy in the light of Edith Stein's thought: an account of the practice of philosophical workshops as an itinerary for empathic experience
Autor: AGUIAR, Wayner de Andrade Lima de 
Primeiro orientador: PASSOS, Helder Machado
Primeiro membro da banca: PASSOS, Helder Machado
Segundo membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Terceiro membro da banca: SILVA JUNIOR, Francisco Valdério Pereira da
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre o problema do ensino, em especial o ensino de Filosofia, e seu impacto na formação do estudante enquanto pessoa, membro de uma comunidade. Para tal, recorro ao pensamento filosófico e antropológico de Edith Stein, como inspiração primária, além de outros autores que se dedicaram à questão do ensino e da formação da pessoa. Stein propõe ao longo de sua obra uma visão educativa que retoma, em vários aspectos, a concepção cristã de educação para a plenitude humana, enquanto se mantém fiel à suas raízes fenomenológicas. Dessa união surge uma visão educativa que busca alcançar o núcleo interior da pessoa para levá-la à plenitude de seu desenvolvimento enquanto pessoa, fazendo com que ela se torne aquilo que deve vir a ser. Inspirado na visão de Stein, analiso o que penso serem os principais pontos de dificuldade no processo de ensino da Filosofia, principalmente a questão da relação interpessoal e partindo deles, proponho uma reflexão sobre como o ensino de Filosofia, enxergado como um itinerário, pode proporcionar a solução ou atenuação de tais problemas, usando o modelo de oficinas filosóficas como meio para a prática de aulas que proporcionem a experiência interpessoal e filosófica adequada ao crescimento humano dos estudantes. Os questionamentos e problemáticas apontadas neste texto são fruto das inquietações geradas em minha prática docente. Surgem da experiência objetiva em sala de aula, das inúmeras situações-problema, de todas as alegrias e aprendizados.
Abstract: This dissertation aims to reflect on the problem of teaching, especially the teaching of Philosophy, and its impact on the formation of the student as a person, a member of a community. To this end, I resort to the philosophical and anthropological thought of Edith Stein, as a primary inspiration, in addition to other authors who have dedicated themselves to the issue of teaching and formation of the person. Throughout his work, Stein proposes an educational vision that takes up, in several aspects, the Christian conception of education for human fullness, while remaining faithful to its phenomenological roots. From this union emerges an educational vision that seeks to reach the inner core of the person to lead him to the fullness of his development as a person, making him become what he should become. Inspired by Stein's vision, I analyze what I think are the main points of difficulty in the process of teaching Philosophy, mainly the issue of interpersonal relationships, and based on these, I propose a reflection on how the teaching of Philosophy, seen as an itinerary, can provide the solution or mitigation of such problems, using the model of philosophical workshops as a means for the practice of classes that provide the interpersonal and philosophical experience adequate to the human growth of the students. The questions and problems pointed out in this text are the result of concerns generated in my teaching practice. They arise from the objective experience in the classroom, from the countless problem situations, from all the joys and lessons learned.
Palavras-chave: Edith Stein;
ensino de Filosofia;
ética;
alteridade;
fenomenologia;
Edith Stein;
Philosophy teaching;
ethics;
otherness;
phenomenology
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: AGUIAR, Wayner de Andrade Lima de. O ensino de Filosofia à luz do pensamento de Edith Stein: um relato da prática de oficinas filosóficas como itinerário para a vivência empática. 2023. 142 f. Dissertação (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4796
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wayner_de_Aguiar.pdfDissertação de Mestrado5,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.