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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeitos do ensino de recontar histórias: sobre responder perguntas de compreensão em crianças e jovens com autismo
Título(s) alternativo(s): Effects of teaching storytelling: on answering comprehension questions in children and young people with autism
Autor: ARAUJO, Creuziana Xavier de 
Primeiro orientador: MATOS, Daniel Carvalho de
Primeiro membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Segundo membro da banca: MESQUITA, Alex
Terceiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Quarto membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Resumo: Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na maioria das vezes apresentam dificuldade na aquisição de repertórios socialmente e academicamente importantes, como recontar histórias, junto com responder perguntas de compreensão. Esses repertórios são intraverbais, que são operantes verbais compreendendo emissão de respostas verbais na presença de estímulos antecedentes verbais (sem haver correspondência ponto a ponto entre eles), e as respostas são mantidas por reforço condicionado generalizado. O presente estudo foi realizado com três crianças com diagnóstico de TEA, sendo duas com 5 anos e, a outra, com 7 anos de idade. Três procedimentos de ensino (encadeamento normal – EN; encadeamento de trás para frente – ETF; e esvanecimento de roteiro – ER) foram comparados quanto a eficiência no estabelecimento de repertório de recontagem de histórias (primeira variável dependente-VD) de forma independente e sem necessidade de pistas. Para duas crianças, EN foi mais eficiente, pois a recontagem da história por meio desse procedimento foi produzida mais rapidamente (com menos sessões de ensino). No caso da outra criança, o procedimento ETF, foi o que produziu o estabelecimento de recontagem de história mais rapidamente, sendo este o mais eficiente para este participante. A exposição contínua às histórias durante o ensino da recontagem, por meio dos diferentes procedimentos, também influenciou a aquisição de outro repertório referente a responder perguntas sobre as histórias (segunda VD) em todas as crianças e sem necessidade de ensino direto. Os dados foram discutidos no sentido de que, se as contingências de ensino implementadas na pesquisa são importantes para a formação social e acadêmica de crianças com TEA, produzindo ganhos para além do que é diretamente ensinado, elas podem favorecer processos de inclusão social e escolar.
Abstract: Children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (ASD) commonly have difficulty acquiring socially and academically important repertoires, such as retelling stories and answering comprehension questions. These repertoires are intraverbal, which are verbal operants comprising the emission of verbal responses in the presence of antecedent verbal stimuli (with no point-to-point correspondence between them), and the responses are maintained by generalized conditioned reinforcement. The present study was carried out with three children diagnosed with ASD, two aged 5 years and the other aged 7 years. Three teaching procedures (normal chaining – EN; backwards chaining – ETF; and script fading – ER) were compared for efficiency in establishing story retelling repertoire (first dependent variable-DV) independently and without clues needed. For two children, EN was more efficient, as the retelling of the story through this procedure was produced more quickly (with fewer teaching sessions). In the case of the other child, the ETF procedure was what produced the fastest story retelling, which was the most efficient for this participant. Continuous exposure to stories during retelling teaching, through different procedures, also influenced the acquisition of another repertoire related to answering questions about the stories (second DV) in all children and without the need for direct teaching. The data were discussed in the sense that, if the teaching contingencies implemented in the research are important for the social and academic formation of children with ASD, producing gains beyond what is directly taught, they can favor processes of social and school inclusion.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista;
intraverbais;
recontar histórias;
responder perguntas;
inclusão;
Autistic Spectrum Disorder;
intraverbals;
retelling stories;
answer questions;
inclusion.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: ARAUJO, Creuziana Xavier de. Efeitos do ensino de recontar histórias: sobre responder perguntas de compreensão em crianças e jovens com autismo. 2023. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4795
Data de defesa: 12-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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