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Tipo do documento: Dissertação
Título: O ódio nas redes sociais: uma investigação psicossocial à luz da teoria dos afetos de Espinosa
Título(s) alternativo(s): Hate in social networks: a psychosocial investigation in the light of Spinoza's theory of affects
Autor: NASCIMENTO, Jasmine Marlena de Sousa 
Primeiro orientador: COSTA, Marcio José de Araujo
Primeiro membro da banca: COSTA, Marcio José de Araujo
Segundo membro da banca: TEIXEIRA, Tadeu Gomes
Terceiro membro da banca: FREITAS, Flávio Luiz de Castro
Quarto membro da banca: XAVIER, Monalisa Pontes
Resumo: Há alguns anos uma série de autores percebem uma crescente exacerbação do ódio nas redes sociais digitais, manifestada em sujeitos que incitam discursos e práticas de ódio ao outro. A partir da teoria dos afetos de Espinosa, podemos conceber esse ódio ao outro praticado como o afeto da tristeza enquanto somos conscientes disso, gerado por uma compreensão limitada, baseada apenas nos afetos oriundos de signos ou imagens que nos afetam, diminuindo nossa potência de agir e enfraquecendo o nosso conatus. Diante disso, questionamos: quais elementos atravessam a produção de subjetividades movidas pelo ódio nas redes sociais digitais? A fim de responder, a metodologia utilizada será a revisão bibliográfica de obras de Espinosa, de seus comentadores, além de estudos psicossociais sobre as redes sociais na contemporaneidade. A análise das subjetividades atravessadas pelo afeto do ódio partiu das redes sociais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e WhatsApp, onde constatamos que esse movimento na internet, de utilizar as redes sociais para propagar suas subjetividades odientas, resvala na superficialidade que estes usuários estão imersos, fruto da ignorância oriunda do primeiro gênero do conhecimento e das suas imagens e signos que são elementos falsificadores da imaginação e que atravessam essas subjetividades nessas plataformas, principalmente a partir da eliminação e do afastamento daquilo que diminui a sua potência de agir e existir. As redes sociais dão a estes usuários uma ideia ilusória, que nada mais é do que o algoritmo que controla as informações que essas pessoas recebem. Essa ideia ilusória resulta nestes usuários o afeto da alegria, flutuante e provisória, pois basta que outra imagem que não se componha com sua auto-imagem afete novamente os corpos desses usuários, para que sejam tomados e dominados pelo afeto da tristeza mais uma vez. As postagens analisadas neste trabalho revelam a causa da tristeza dos usuários que fizeram comentários ofensivos, com o objetivo de inferiorizar e reduzir o outro. Os discursos de ódio propalados por esses usuários constituem esse esforço dos mesmos em perseverar no seu próprio ser, realizando o movimento de busca de destruição da causa que os entristecem, e justamente por isso, que o ódio em Espinosa tem utilidade na ligação com o medo, e por se tratar de afetos políticos e sociais, acabam contribuindo como uma forma de governar e manipular as pessoas. E nada mais facilitador e estratégico do que utilizar as redes sociais para potencializar esse movimento, evidenciando o desejo de buscarem ofender e inferiorizar o outro que é diferente de alguma forma ou que não compartilham dos mesmos pensamentos e ideais. Essas subjetividades atravessadas pelo afeto do ódio demonstradas nas postagens analisadas neste trabalho, estão marcadas pelos afetos que derivam da tristeza e, portanto, constituem afetos sociais e políticos que podem ser utilizados para o controle e modulação das sociedades contemporâneas.
Abstract: A few years ago, a series of authors noticed a growing exacerbation of hatred in digital social networks, manifested in subjects who incite speeches and practices of hatred towards the other. Based on Spinoza's theory of affections, we can conceive this hatred of the other practiced as the affect of sadness while we are aware of it, generated by a limited understanding, based only on the affections arising from signs or images that affect us, reducing our power to act and weakening our conatus. In view of this, we question: what elements cross the production of subjectivities driven by hate in digital social networks? In order to respond, the methodology used will be a bibliographical review of Espinosa's works, of his commentators, as well as psychosocial studies on social networks in contemporary times. The analysis of the subjectivities crossed by the affection of hate started from the social networks Facebook, Instagram, Twitter, YouTube and WhatsApp, where we found that this movement on the internet, of using social networks to propagate their hateful subjectivities, slips in the superficiality that these users are immersed in , the result of ignorance arising from the first kind of knowledge and its images and signs that are elements that falsify the imagination and that cross these subjectivities on these platforms, mainly from the elimination and removal of what diminishes their power to act and exist. Social networks give these users an illusory idea, which is nothing more than the algorithm that controls the information these people receive. This illusory idea results in these users the affect of joy, floating and provisional, as it is enough for another image that does not match their self-image to affect the bodies of these users again, for them to be taken over and dominated by the affect of sadness once again. The posts analyzed in this work reveal the cause of the sadness of users who made offensive comments, with the aim of inferiorizing and reducing the other. The hate speeches propagated by these users constitute their effort to persevere in their own being, carrying out the search movement to destroy the cause that saddens them, and precisely because of this, that hatred in Espinosa is useful in the connection with fear. , and because they are political and social affections, they end up contributing as a way of governing and manipulating people. And nothing is more facilitating and strategic than using social networks to enhance this movement, showing the desire to seek to offend and belittle others who are different in some way or who do not share the same thoughts and ideals. These subjectivities crossed by the affect of hate demonstrated in the posts analyzed in this work, are marked by the affects that derive from sadness and, therefore, constitute social and political affects that can be used for the control and modulation of contemporary societies.
Palavras-chave: Espinosa;
Teoria dos afetos;
ódio;
redes sociais digitais.
Spinoza;
theory of affections;
hatred;
digital social networks.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: NASCIMENTO, Jasmine Marlena de Sousa. O ódio nas redes sociais: uma investigação psicossocial à luz da teoria dos afetos de Espinosa. 2023. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4787
Data de defesa: 22-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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