Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RAMOS, Maciel Mourão | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9802670170785088 | por |
dc.contributor.advisor1 | BORRALHO, Tácito Freire | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6354056336043839 | por |
dc.contributor.referee1 | BORRALHO, Tácito Freire | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6354056336043839 | por |
dc.contributor.referee2 | MATOS, Elisene Castro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7947326047449437 | por |
dc.contributor.referee3 | FONTENELLE, Plinio Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T11:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Maciel Mourão. O traje como indutor para o jogo teatral: uma experiência prática no Ensino Básico. 2023. 34 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 . | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4786 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é uma proposta metodológica de ensino em Teatro e tem como objetivos vivenciar e refletir sobre a potencialidade do traje cênico como indutor para prática teatral no Ensino Formal. A pesquisa alcançou os resultados a partir das aulas de Arte, realizadas com alunos do Ensino Fundamental II, no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão 2 de julho, na Cidade de Caxias, Maranhão. Para o desenvolvimento da presente pesquisa fez-se necessário a organização em cinco momentos pedagógicos: o primeiro momento correspondeu a realização de jogos de interação, o segundo momento a criação do acervo de vestimentas com os alunos participantes, o terceiro momento correspondeu a organização e preparação do “baú de trajes” com as peças coletadas, o quarto momento a interação dos discentes com os trajes e jogo de cena com os personagens criados a partir dos figurinos e no quinto momento aconteceu o debate de experiências. O processo possibilitou culminar neste estudo e análise das vivencias relatadas pelo alunado, o que compõe a presente Proposta Pedagógica. | por |
dc.description.abstract | The present study is a methodological proposal of teaching in theater and aims to experience and reflect on the potential of the scenic costume as an inducer for theatrical practice in formal education. The research sought the results from the Art classes, carried out with elementary school II students in the city of Caxias Maranhão. For the development of this research, it was necessary to divide it into four pedagogical moments: the first moment corresponded to the realization of interaction games, the second moment the creation of a collection together with the participating students, the third moment corresponded to the organization and preparation of the costume trunk with the collected clothes, the fourth moment the interaction of the students with the costumes and scene play with the characters created from the costumes and in the fifth moment there was a debate on experiences. The process made it possible to culminate in this study and analysis of the experiences reported by the students, what makes up the present pedagogical proposal. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-06-28T11:04:21Z No. of bitstreams: 1 MACIELMOURÃORAMOS.pdf: 519364 bytes, checksum: 6d04a446faa58410eba59e6b25822897 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-28T11:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACIELMOURÃORAMOS.pdf: 519364 bytes, checksum: 6d04a446faa58410eba59e6b25822897 (MD5) Previous issue date: 2023-02-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | traje como indutor; | por |
dc.subject | jogo teatral; | por |
dc.subject | ensino; | por |
dc.subject | teatro. | por |
dc.subject | suit as inducer; | eng |
dc.subject | theater game; | eng |
dc.subject | teaching; | eng |
dc.subject | theater. | eng |
dc.subject.cnpq | Métodos e Técnicas de Ensino | por |
dc.subject.cnpq | Teatro | por |
dc.title | O traje como indutor para o jogo teatral: uma experiência prática no Ensino Básico | por |
dc.title.alternative | Costume as an inducer for theatrical play: a practical experience in Elementary School | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACIELMOURÃORAMOS.pdf | Dissertação de Mestrado | 507,19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.