Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4786
Tipo do documento: Dissertação
Título: O traje como indutor para o jogo teatral: uma experiência prática no Ensino Básico
Título(s) alternativo(s): Costume as an inducer for theatrical play: a practical experience in Elementary School
Autor: RAMOS, Maciel Mourão 
Primeiro orientador: BORRALHO, Tácito Freire
Primeiro membro da banca: BORRALHO, Tácito Freire
Segundo membro da banca: MATOS, Elisene Castro de
Terceiro membro da banca: FONTENELLE, Plinio Santos
Resumo: O presente estudo é uma proposta metodológica de ensino em Teatro e tem como objetivos vivenciar e refletir sobre a potencialidade do traje cênico como indutor para prática teatral no Ensino Formal. A pesquisa alcançou os resultados a partir das aulas de Arte, realizadas com alunos do Ensino Fundamental II, no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Maranhão 2 de julho, na Cidade de Caxias, Maranhão. Para o desenvolvimento da presente pesquisa fez-se necessário a organização em cinco momentos pedagógicos: o primeiro momento correspondeu a realização de jogos de interação, o segundo momento a criação do acervo de vestimentas com os alunos participantes, o terceiro momento correspondeu a organização e preparação do “baú de trajes” com as peças coletadas, o quarto momento a interação dos discentes com os trajes e jogo de cena com os personagens criados a partir dos figurinos e no quinto momento aconteceu o debate de experiências. O processo possibilitou culminar neste estudo e análise das vivencias relatadas pelo alunado, o que compõe a presente Proposta Pedagógica.
Abstract: The present study is a methodological proposal of teaching in theater and aims to experience and reflect on the potential of the scenic costume as an inducer for theatrical practice in formal education. The research sought the results from the Art classes, carried out with elementary school II students in the city of Caxias Maranhão. For the development of this research, it was necessary to divide it into four pedagogical moments: the first moment corresponded to the realization of interaction games, the second moment the creation of a collection together with the participating students, the third moment corresponded to the organization and preparation of the costume trunk with the collected clothes, the fourth moment the interaction of the students with the costumes and scene play with the characters created from the costumes and in the fifth moment there was a debate on experiences. The process made it possible to culminate in this study and analysis of the experiences reported by the students, what makes up the present pedagogical proposal.
Palavras-chave: traje como indutor;
jogo teatral;
ensino;
teatro.
suit as inducer;
theater game;
teaching;
theater.
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Teatro
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: RAMOS, Maciel Mourão. O traje como indutor para o jogo teatral: uma experiência prática no Ensino Básico. 2023. 34 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4786
Data de defesa: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACIELMOURÃORAMOS.pdfDissertação de Mestrado507,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.