Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALES, Rogério Chaves de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4519977601730340por
dc.contributor.advisor1PADILHA, Antonio Francisco de Sales-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee1PADILHA, Antonio Francisco de Sales-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.contributor.referee2DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152212644682366por
dc.contributor.referee3RÊGO, Tânia Maria Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2013893396460750por
dc.date.accessioned2023-06-28T10:54:54Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSALES, Rogério Chaves de. A cidade de São Luís-MA como inspiração e lugar de experiência para a aprendizagem musical no Ensino Fundamental II. 2023. 270 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4785-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade refletir e propor a cidade como espaço de experiências individuais e coletivas, de ensino e aprendizagem musical, de fazeres artísticos e de democratização de bens culturais, que propiciem uma práxis artístico- pedagógica e emancipatória para a comunidade local. A nossa justificativa está baseada nos muitos desafios que se apresentam no trabalho docente em educação musical, como as novas diretrizes educacionais que propõem a diversidade cultural local e global; a valorização das matrizes estéticas e culturais brasileiras; e, destacadamente, a ausência de material didático-pedagógico para o ensino fundamental, especializado sobre as musicalidades próprias da cidade de São Luís- MA. Iniciamos com uma fundamentação teórica conceitual baseada nos pensamentos de: Murray Schafer (1999), Marcos Napolitano (2005), Maura Pena (2010), Moacir Gadotti (2005), dentre outros. Sobre as orientações curriculares para Arte, analisamos o Documento Curricular do Território Maranhense, reforçado pelo normativo nacional (LDB, PCN, BNCC etc.), o tema experiência em John Dewey (2010) e os estudos que propõem a diversidade cultural e musical como o projeto de Lucy Green (2012). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, física e virtual (publicações, periódicos, pesquisa acadêmicas, sites de internet, análises críticas, imagens e outras mídias audiovisuais), sobre artistas, grupos, obras musicais e espaços culturais na cidade, e ainda os gêneros (baião, bumba meu boi, reggae) e estilo (MPM) musicais, visando apurar dados históricos, sociais e culturais, sobre suas origens e atualidades, considerando as subjetividades, as relações, os valores e as experiências culturais demandadas pela própria sociedade ludovicense. Por fim, apontamos uma proposta sistematizada, reflexiva e contextualizada de metodologia de ensino musical, que inclui conceituações e exercícios sobre alguns aspectos e elementos musicais.por
dc.description.abstractThis present work aims to discuss and propose a view of the city as a space for individual and collective experiences, for music teaching and learning, for artistic activities and for the democratization of cultural assets, which provide an artistic- pedagogical and emancipatory praxis for the local community. The justification for the research is based on the many challenges of the teaching work in music education, such as the new educational guidelines that propose local and global cultural diversity; the valorization of Brazilian aesthetic and cultural matrices; and, notably, the lack of specialized didactic-pedagogical material for elementary school, on the musicalities typical of the city of São Luís-MA. This work starts with a conceptual theoretical foundation based on the thoughts of: Murray Schafer (1999), Marcos Napolitano (2005), Maura Pena (2010), Moacir Gadotti (2005), among others. Regarding the curricular guidelines for Art, we analyzed the Curricular Document of the Maranhense Territory, reinforced by the national regulations (LDB, PCN, BNCC etc.), the theme of experience in John Dewey (2010) and the studies that propose the cultural and musical diversity like the Lucy Green (2012) project. The methodology adopted was bibliographic and documentary research, physical and virtual (publications, periodicals, academic research, internet sites, critical analysis, images and other audiovisual media), on artists, groups, musical works and cultural spaces in the city, and also the musical genres (baião, bumba meu boi, reggae) and style (MPM), aiming to investigate historical, social and cultural data, about their origins and current events, considering the subjectivities, relationships, values and cultural experiences demanded by society from São Luís. Finally, we point out a systematized, reflective and contextualized proposal of musical teaching methodology, which includes conceptualizations and exercises on some musical aspects and elements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-06-28T10:54:54Z No. of bitstreams: 1 ROGÉRIOCHAVESDESALES.pdf: 2441428 bytes, checksum: fec4e1de09edbcb9f286ad995c07c466 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T10:54:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROGÉRIOCHAVESDESALES.pdf: 2441428 bytes, checksum: fec4e1de09edbcb9f286ad995c07c466 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação musical;por
dc.subjectmúsica popular;por
dc.subjectcultura;por
dc.subjectcidade;por
dc.subjectmaterial didático.por
dc.subjectmusic education;eng
dc.subjectpopular music;eng
dc.subjectculture;eng
dc.subjectcity;eng
dc.subjectcourseware.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleA cidade de São Luís-MA como inspiração e lugar de experiência para a aprendizagem musical no Ensino Fundamental IIpor
dc.title.alternativeThe city of São Luís-MA as an inspiration and place of experience for musical learning in Elementary IIeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIOCHAVESDESALES.pdfDissertação de Mestrado2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.