Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4785
Tipo do documento: Dissertação
Título: A cidade de São Luís-MA como inspiração e lugar de experiência para a aprendizagem musical no Ensino Fundamental II
Título(s) alternativo(s): The city of São Luís-MA as an inspiration and place of experience for musical learning in Elementary II
Autor: SALES, Rogério Chaves de 
Primeiro orientador: PADILHA, Antonio Francisco de Sales
Primeiro membro da banca: PADILHA, Antonio Francisco de Sales
Segundo membro da banca: DANTAS FILHO, Alberto Pedrosa
Terceiro membro da banca: RÊGO, Tânia Maria Silva
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade refletir e propor a cidade como espaço de experiências individuais e coletivas, de ensino e aprendizagem musical, de fazeres artísticos e de democratização de bens culturais, que propiciem uma práxis artístico- pedagógica e emancipatória para a comunidade local. A nossa justificativa está baseada nos muitos desafios que se apresentam no trabalho docente em educação musical, como as novas diretrizes educacionais que propõem a diversidade cultural local e global; a valorização das matrizes estéticas e culturais brasileiras; e, destacadamente, a ausência de material didático-pedagógico para o ensino fundamental, especializado sobre as musicalidades próprias da cidade de São Luís- MA. Iniciamos com uma fundamentação teórica conceitual baseada nos pensamentos de: Murray Schafer (1999), Marcos Napolitano (2005), Maura Pena (2010), Moacir Gadotti (2005), dentre outros. Sobre as orientações curriculares para Arte, analisamos o Documento Curricular do Território Maranhense, reforçado pelo normativo nacional (LDB, PCN, BNCC etc.), o tema experiência em John Dewey (2010) e os estudos que propõem a diversidade cultural e musical como o projeto de Lucy Green (2012). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, física e virtual (publicações, periódicos, pesquisa acadêmicas, sites de internet, análises críticas, imagens e outras mídias audiovisuais), sobre artistas, grupos, obras musicais e espaços culturais na cidade, e ainda os gêneros (baião, bumba meu boi, reggae) e estilo (MPM) musicais, visando apurar dados históricos, sociais e culturais, sobre suas origens e atualidades, considerando as subjetividades, as relações, os valores e as experiências culturais demandadas pela própria sociedade ludovicense. Por fim, apontamos uma proposta sistematizada, reflexiva e contextualizada de metodologia de ensino musical, que inclui conceituações e exercícios sobre alguns aspectos e elementos musicais.
Abstract: This present work aims to discuss and propose a view of the city as a space for individual and collective experiences, for music teaching and learning, for artistic activities and for the democratization of cultural assets, which provide an artistic- pedagogical and emancipatory praxis for the local community. The justification for the research is based on the many challenges of the teaching work in music education, such as the new educational guidelines that propose local and global cultural diversity; the valorization of Brazilian aesthetic and cultural matrices; and, notably, the lack of specialized didactic-pedagogical material for elementary school, on the musicalities typical of the city of São Luís-MA. This work starts with a conceptual theoretical foundation based on the thoughts of: Murray Schafer (1999), Marcos Napolitano (2005), Maura Pena (2010), Moacir Gadotti (2005), among others. Regarding the curricular guidelines for Art, we analyzed the Curricular Document of the Maranhense Territory, reinforced by the national regulations (LDB, PCN, BNCC etc.), the theme of experience in John Dewey (2010) and the studies that propose the cultural and musical diversity like the Lucy Green (2012) project. The methodology adopted was bibliographic and documentary research, physical and virtual (publications, periodicals, academic research, internet sites, critical analysis, images and other audiovisual media), on artists, groups, musical works and cultural spaces in the city, and also the musical genres (baião, bumba meu boi, reggae) and style (MPM), aiming to investigate historical, social and cultural data, about their origins and current events, considering the subjectivities, relationships, values and cultural experiences demanded by society from São Luís. Finally, we point out a systematized, reflective and contextualized proposal of musical teaching methodology, which includes conceptualizations and exercises on some musical aspects and elements.
Palavras-chave: educação musical;
música popular;
cultura;
cidade;
material didático.
music education;
popular music;
culture;
city;
courseware.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: SALES, Rogério Chaves de. A cidade de São Luís-MA como inspiração e lugar de experiência para a aprendizagem musical no Ensino Fundamental II. 2023. 270 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4785
Data de defesa: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROGÉRIOCHAVESDESALES.pdfDissertação de Mestrado2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.