Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Sarah Jovita Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495083703320015por
dc.contributor.advisor1VASCONCELOS, Gisele Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee1VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042031616735309por
dc.contributor.referee2VALENTE, José Almir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351970316851567por
dc.contributor.referee3STELZER, Andrea-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4953045718120818por
dc.date.accessioned2023-06-22T15:11:09Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Sarah Jovita Souza de. São Lendas: proposições pedagógicas e reflexões conceituais de práticas e saberes da oralidade que habitam o imaginário ludovicense. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4780-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade refletir acerca de práticas pedagógicas que promovam a sensibilização do aluno a respeito do patrimônio cultural imaterial da cidade de São Luis-MA, desenvolvendo atividades que unam memórias, narrativas orais presentes no imaginário popular, práticas, arte e teatro na intenção de promover a valorização de práticas e saberes que fazem parte desse patrimônio. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes teóricos: Bosi (2001), Halbwachs (2006), Rech (2016), Bâ (2010), Pacheco (2014), dentre outros para abordar temáticas tais como memória, oralidade, patrimônio cultural imaterial e Pedagogia Griô. A Metodologia adotada foi a pesquisa-ação, na qual buscou-se compreender a situação visando intervir para modificar, numa abordagem qualitativa/quantitativa. No decorrer do desenvolvimento da proposta com os discentes, observou-se a utilização de habilidades tais como a criatividade e o trabalho em grupo, em práticas cênicas que utilizaram as narrativas orais ludovicenses. Por fim, refletiu-se sobre as práticas realizadas na pesquisa, que foram voltadas para o reconhecimento dos elementos e conteúdos teatrais e para a recognição e valorização da cultura local.por
dc.description.abstractThis research aims to reflect on pedagogical practices that promote student awareness of the intangible cultural heritage of São Luis city. Furthermore, developing activities that bring together memories, oral narratives present in the popular imagination, practices, art, and theater to promote the appreciation of practices and knowledge that are part of this heritage. Initially, we conducted bibliographical research based on the following theorists: Bosi (2001), Halbwachs (2006), Rech (2016), Bâ (2010), Pacheco (2014)), among others to address issues such as memory, orality, intangible cultural heritage, and Griô Pedagogy. The methodology adopted was action research in which we sought to understand the situation to intervene to change it in a qualitative/quantitative approach. Skills such as creativity and group work in dramatizations that used Ludovic's oral narratives were observed in the proposal developed with the students. Finally, we reflected on the practices carried out in the research, which were aimed at recognizing the theatrical elements and contents and the recognition and valorization of the local culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-06-22T15:11:09Z No. of bitstreams: 1 SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdf: 1982778 bytes, checksum: 1b3cf035b0f2e8bf3a3f0167f1630c3c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-22T15:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdf: 1982778 bytes, checksum: 1b3cf035b0f2e8bf3a3f0167f1630c3c (MD5) Previous issue date: 2023-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectoralidade;por
dc.subjectpatrimônio cultural imaterial;por
dc.subjectpráticas pedagógicas.por
dc.subjectorality;eng
dc.subjectintangible cultural heritage;eng
dc.subjectpedagogical practices.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleSão Lendas: proposições pedagógicas e reflexões conceituais de práticas e saberes da oralidade que habitam o imaginário ludovicensepor
dc.title.alternativeSão Lendas: pedagogical propositions and conceptual reflections on practices and knowledge of orality that inhabit the ludovicense imaginaryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdfDissertação de Mestrado1,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.