Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALMEIDA, Sarah Jovita Souza de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6495083703320015 | por |
dc.contributor.advisor1 | VASCONCELOS, Gisele Soares | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8042031616735309 | por |
dc.contributor.referee1 | VASCONCELOS, Gisele Soares de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8042031616735309 | por |
dc.contributor.referee2 | VALENTE, José Almir | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1351970316851567 | por |
dc.contributor.referee3 | STELZER, Andrea | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4953045718120818 | por |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T15:11:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Sarah Jovita Souza de. São Lendas: proposições pedagógicas e reflexões conceituais de práticas e saberes da oralidade que habitam o imaginário ludovicense. 2023. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4780 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por finalidade refletir acerca de práticas pedagógicas que promovam a sensibilização do aluno a respeito do patrimônio cultural imaterial da cidade de São Luis-MA, desenvolvendo atividades que unam memórias, narrativas orais presentes no imaginário popular, práticas, arte e teatro na intenção de promover a valorização de práticas e saberes que fazem parte desse patrimônio. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos seguintes teóricos: Bosi (2001), Halbwachs (2006), Rech (2016), Bâ (2010), Pacheco (2014), dentre outros para abordar temáticas tais como memória, oralidade, patrimônio cultural imaterial e Pedagogia Griô. A Metodologia adotada foi a pesquisa-ação, na qual buscou-se compreender a situação visando intervir para modificar, numa abordagem qualitativa/quantitativa. No decorrer do desenvolvimento da proposta com os discentes, observou-se a utilização de habilidades tais como a criatividade e o trabalho em grupo, em práticas cênicas que utilizaram as narrativas orais ludovicenses. Por fim, refletiu-se sobre as práticas realizadas na pesquisa, que foram voltadas para o reconhecimento dos elementos e conteúdos teatrais e para a recognição e valorização da cultura local. | por |
dc.description.abstract | This research aims to reflect on pedagogical practices that promote student awareness of the intangible cultural heritage of São Luis city. Furthermore, developing activities that bring together memories, oral narratives present in the popular imagination, practices, art, and theater to promote the appreciation of practices and knowledge that are part of this heritage. Initially, we conducted bibliographical research based on the following theorists: Bosi (2001), Halbwachs (2006), Rech (2016), Bâ (2010), Pacheco (2014)), among others to address issues such as memory, orality, intangible cultural heritage, and Griô Pedagogy. The methodology adopted was action research in which we sought to understand the situation to intervene to change it in a qualitative/quantitative approach. Skills such as creativity and group work in dramatizations that used Ludovic's oral narratives were observed in the proposal developed with the students. Finally, we reflected on the practices carried out in the research, which were aimed at recognizing the theatrical elements and contents and the recognition and valorization of the local culture. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-06-22T15:11:09Z No. of bitstreams: 1 SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdf: 1982778 bytes, checksum: 1b3cf035b0f2e8bf3a3f0167f1630c3c (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-06-22T15:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdf: 1982778 bytes, checksum: 1b3cf035b0f2e8bf3a3f0167f1630c3c (MD5) Previous issue date: 2023-03-09 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | oralidade; | por |
dc.subject | patrimônio cultural imaterial; | por |
dc.subject | práticas pedagógicas. | por |
dc.subject | orality; | eng |
dc.subject | intangible cultural heritage; | eng |
dc.subject | pedagogical practices. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Artes | por |
dc.title | São Lendas: proposições pedagógicas e reflexões conceituais de práticas e saberes da oralidade que habitam o imaginário ludovicense | por |
dc.title.alternative | São Lendas: pedagogical propositions and conceptual reflections on practices and knowledge of orality that inhabit the ludovicense imaginary | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SARAHJOVITASOUZADEALMEIDA.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.