Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4778
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Artlink visual: o processo de criação de um aplicativo educacional especializado em artes visuais. |
Título(s) alternativo(s): | Visual Artlink: the process of creating an educational application specialized in visual arts. |
Autor: | OLIVEIRA, Paulo Victor Monteiro Santana de |
Primeiro orientador: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Primeiro membro da banca: | COSTA FILHO, José Almir Valente |
Segundo membro da banca: | FARIAS, Monica Rodrigues |
Terceiro membro da banca: | BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista |
Resumo: | Esta pesquisa com abordagem qualitativa, tendo como método o use-inspired basic research proposta por Pasteurs, busca descrever o processo de criação do aplicativo Artlink Visual, voltado para a melhoria da aprendizagem nas aulas de artes visuais utilizando dispositivos móveis na escola. Propusemo-nos com este trabalho melhorar a inclusão de insumos/recursos tecnológicos para os docentes das artes visuais em suas práticas pedagógicas, ofertando um recurso adaptado a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, tendo em vista a carência de app disponíveis no mercado, levando-se em consideração os desafios curriculares impostos ao ensino de arte após o período do isolamento social imposto pela Pandemia do Coronavírus. Propusemo-nos neste trabalho a descrever como ocorreu a criação do app Artlink Visual desde seu processo do planejamento inicial, da programação e da disponibilização do protótipo com a apresentação das interfaces principais. A pesquisa teve como base bibliográfica a congruência de estudos sob diversas frentes como a importância das TDIC e seus conceitos para a aprendizagem móvel com autores como: Martins (2019); Zajak (2020); Bacich e Moran (2017) Malaggi (2019); Siemens (2004) e UNESCO (2014); no campo da arte/educação com Barbosa (2000); das artes visuais com autores como Gombrich (2015), Belting (2006), Stangos (1991), Farthing (2011); Argan (1992); Panofsky (2009) e Cauquelim (2005) e nas metodologias ativas de aprendizagem com Bacich e Moran (2017); Bottentuit Junior (2021 e 2022) Costa, Castro e Schiettino (2019). A pesquisa contou como resultado um app preliminar pronto para o início das testagens com o público alvo no início de março e tendo um potencial forte para potencializar e melhorar o ensino/aprendizagem em artes visuais dentro da escola. |
Abstract: | This research with qualitative approach, using as method the use-inspired basic research proposed by Pasteurs, seeks to describe the process of creating the application Artlink Visual, aimed at improving learning in visual arts classes using mobile devices at school. With this work, we propose to improve the inclusion of technological inputs/resources for visual arts teachers in their teaching practices, offering a resource adapted to Ana Mae Barbosa's triangular proposal, considering the lack of app available in the market, taking into consideration the curricular challenges imposed on art teaching after the period of social isolation imposed by the Coronavirus Pandemic. We proposed in this work to describe how the creation of the app Artlink Visual happened, from its initial planning process, to the programming, and to the availability of the prototype with the presentation of the main interfaces. The research had as its bibliographic base the congruence of studies under several fronts such as the importance of TDIC and its concepts for mobile learning with authors such as: Martins (2019); Zajak (2020); Bacich and Moran (2017) Malaggi (2019); Siemens (2004) and UNESCO (2014); in the field of art/education with Barbosa (2000); of visual arts with authors such as Gombrich (2015), Belting (2006), Stangos (1991), Farthing (2011); Argan (1992); Panofsky (2009) and Cauquelim (2005) and in active learning methodologies with Bacich and Moran (2017); Bottentuit Junior (2021 and 2022) Costa, Castro and Schiettino (2019). The research resulted in a preliminary app ready to start testing with the target audience in early March and having a strong potential to enhance and improve teaching/learning in visual arts within the school. |
Palavras-chave: | Artlink visual; tecnologias digitais da informação e comunicação; artes visuais; dispositivos móveis; aplicativo; aprendizagem. Visual artlink; digital information and communication technologies; visual arts; mobile devices; application; learning. |
Área(s) do CNPq: | Tecnologia Educacional Métodos e Técnicas de Ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | OLIVEIRA, Paulo Victor Monteiro Santana de. Artlink visual: o processo de criação de um aplicativo educacional especializado em artes visuais. 2023. p. 106. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - PROF-ARTES em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4778 |
Data de defesa: | 27-Fev-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULOVICTORMONTEIROSANTANADEOLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 326,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.