Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4775
Tipo do documento: Dissertação
Título: O IDEB e as implicações na qualidade do ensino e na dinâmica escolar em instituições da rede municipal de São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): IDEB and the implications on the quality of education and school dynamics in institutions of the municipal network of São Luís/MA
Autor: RIBEIRO, Maria Luiza Miranda 
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Primeiro membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Segundo membro da banca: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Terceiro membro da banca: MACIEL, Lindalva Martins Maia
Resumo: Essa dissertação investigou “O IDEB e as implicações na qualidade do ensino e na dinâmica escolar em instituições da Rede Municipal de São Luís/MA”. Tem por objetivo analisar as formas de manifestação das implicações do IDEB na qualidade do ensino e na dinâmica escolar na percepção de profissionais da escola e nos dados quantitativos oficiais. Esse propósito remeteu para contextualizar o IDEB como instrumento regulatório do Estado brasileiro, compreender as implicações do SAEB e IDEB no SIMAE, a forma de uso do IDEB nas escolas e, consequentemente, no sistema de ensino específico, e as implicações para a escola e seus profissionais. Esse estudo foi definido como descritivo analítico, que inclui pesquisa bibliográfica, Análise Documental e pesquisa empírico-analítica da percepção de profissionais da escola sobre IDEB e SIMAE. O lócus da pesquisa foi escolhido a partir de critérios de interesse da pesquisa, sendo selecionadas duas escolas, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário on-line encaminhado aos profissionais da escola, porém alguns não devolveram. As informações foram submetidas à Análise de Conteúdo com base em Bardin (2011). Para fundamentação teórica- metodológica, utilizou-se textos de: Almerindo Afonso, Stephen Ball, Nigel Brooke, Dourado e Oliveira, Dias Sobrinho, Luís Carlos de Freitas, Dalila Oliveira e Bresser Pereira, Silva e outros. A pesquisa indica que não se pode compreender o IDEB sem relacionar com os movimentos de reforma do Estado no desenvolvimento da produção capitalista e da influência da doutrina neoliberal e com a sua decorrência de uma política regulatória por meio de Avaliação em Larga Escala da Educação Básica no Brasil. A partir de resultados do IDEB percebe-se avanços de interferências na escola e no trabalho de seus profissionais com maior controle da autonomia, da gestão, do currículo, do planejamento e da modelação do perfil pedagógico do professor. No entanto, esse movimento parece não ser significativo na elevação da qualidade educacional, influenciada por fatores internos e externos à escola.
Abstract: This dissertation investigated “IDEB and the implications for the quality of teaching and school dynamics in institutions of the Municipal Network of São Luís/MA”. It aims to analyze the ways in which IDEB's implications for the quality of teaching and school dynamics are manifested in the perception of school professionals and in official quantitative data. SAEB and IDEB in SIMAE, the way in which IDEB is used in schools and, consequently, in the specific education system, and the implications for the school and its professionals. This study was defined as analytical descriptive, which includes bibliographic research. Documentary analysis and empirical-analytical research on the perception of school professionals about IDEB and SIMAE. The locus of the research was chosen from the criteria of interest of the research, being selected two schools, being the instrument of data collection an online questionnaire sent to all the professionals of the school, however not all returned. The information was submitted to Content Analysis based on Bardin (2011). For theoretical- methodological foundation, texts by: Almerindo Afonso, Stephen Ball, Nigel Brooke, Dourado e Oliveira, Dias Sobrinho, Luís Carlos de Freitas, Dalila Oliveira and Bresser Pereira, Silva and others were used. The research indicates that one cannot understand the IDEB without relating it to the State reform movements in the development of capitalist production and the influence of neoliberal doctrine and its result from a regulatory policy through Large- Scale Assessment of Basic Education in Brazil. Brazil. Based on IDEB results, advances in interference in the school and in the work of its professionals can be seen, with greater control over autonomy, management, curriculum, planning and modeling of the teacher's pedagogical profile. However, this movement does not seem to be significant in raising educational quality, influenced by internal and external factors to the school.
Palavras-chave: regulação;
avaliação em larga escala;
SAEB;
IDEB;
SIMAE;
regulation;
large scale assessment;
SAEB;
IDEB;
SIMAE.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: RIBEIRO, Maria Luiza Miranda. O IDEB e as implicações na qualidade do ensino e na dinâmica escolar em instituições da rede municipal de São Luís/MA. 2022. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4775
Data de defesa: 30-Mai-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AEROESPACIAL (PPGAero)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIALUIZA.pdfDissertação de Mestrado973,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.