Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWEBER NETO, Nelson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6205700748197509por
dc.contributor.advisor1TELES, Ariel Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012476998883237por
dc.contributor.advisor-co1COUTINHO, Luciano Reis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901564732655853por
dc.contributor.referee1TELES, Ariel Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012476998883237por
dc.contributor.referee2COUTINHO, Luciano Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901564732655853por
dc.contributor.referee3CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8534667641706692por
dc.contributor.referee4BRANDÃO, Anarosa Alves Franco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7369959680190589por
dc.date.accessioned2023-06-05T12:17:33Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationWEBER NETO, Nelson. Minerando dados para entender o impacto da pandemia da COVID-19 no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência Da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4743-
dc.description.resumoNo Brasil, o principal exame de avaliação do desempenho da educação básica é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que também é utilizado para o ingresso de alunos no ensino superior. Em 2020, com a chegada da COVID-19, as instituições de educação básica precisaram mudar seu modelo educacional com ensino presencial para a utilização de metodologias de ensino à distância, o que pode ter afetado a qualidade da educação recebida. Portanto, há uma necessidade por entender os efeitos que a pandemia da COVID- 19 causaram ao ENEM. Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de identificar os principais impactos causados pela pandemia no ENEM, considerando todo o Brasil. Para tanto, foi realizado o processo completo de Mineração de Dados Educacionais (MDE), baseado na metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP- DM), no ENEM em 5 anos diferentes, a fim de compreender os anos pré-pandemia e os dois primeiros anos da pandemia. Em particular, esse estudo usou técnicas de análise exploratória descritiva, correlação e agrupamento hierárquico para identificar os impactos causados no ENEM. Os resultados mostram que os participantes com maiores rendas tiveram melhor desempenho, as escolas privadas tiveram um desempenho superior aos outros tipos de escolas, o número de presentes e ausentes no exame foi menor nos anos da pandemia, e houve uma mudança nas características socioeconômicas dos participantes. Por fim, a pandemia não impactou negativamente no desempenho dos estudantes, mas as características dos participantes que realizaram o exame mudaram e o número de ausentes e presentes no exame foi drasticamente impactado.por
dc.description.abstractIn Brazil, the main performance evaluation exam in basic education is the National Secondary Education Examination (ENEM), which is also used to enroll students in higher education. In 2020, with the arrival of COVID-19, basic education institutions needed to change their educational model from face-to-face teaching to the use of distance learning methodologies, which may have affected the quality of education received. Therefore, there is a need to understand the effects that the COVID-19 pandemic caused to ENEM. This master’s thesis aims to identify the main impacts caused by the pandemic on ENEM, considering all of Brazil. To this end, the complete process of Educational Data Mining (MDE) was carried out, based on the Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) methodology, in ENEM in 5 different years, in order to understand the years pre-pandemic and the first two years of the pandemic. In particular, this study used techniques of descriptive exploratory analysis, correlation and hierarchical grouping to identify the impacts caused on the ENEM. The results show that participants with higher incomes performed better, private schools outperformed other types of schools, the number of present and absentees in the exam was lower in the pandemic years, and there was a change in the socioeconomic characteristics of the participants. . Finally, the pandemic did not negatively impact student performance, but the characteristics of the participants who took the exam changed and the number of absentees and present in the exam was drastically impacted.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-06-05T12:17:33Z No. of bitstreams: 1 NELSONWEBERNETO.pdf: 1846275 bytes, checksum: 2440cfc117d0b57f47956f60e7d405db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-05T12:17:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NELSONWEBERNETO.pdf: 1846275 bytes, checksum: 2440cfc117d0b57f47956f60e7d405db (MD5) Previous issue date: 2023-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmineração de dados educacionais;por
dc.subjectCOVID-19;por
dc.subjecteducação;por
dc.subjectENEM;por
dc.subjectpandemia;por
dc.subjectanálise de dados.por
dc.subjectdata mining;eng
dc.subjectCOVID-19;eng
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectENEM;eng
dc.subjectpandemic;eng
dc.subjectdata analysis.eng
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleMinerando dados para entender o impacto da pandemia da COVID-19 no Exame Nacional do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeData mining to understand the impact of the COVID-19 pandemic on the National High School Exameng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NELSONWEBERNETO.pdfDissertação de Mestrado1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.