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Tipo do documento: Dissertação
Título: Minerando dados para entender o impacto da pandemia da COVID-19 no Exame Nacional do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Data mining to understand the impact of the COVID-19 pandemic on the National High School Exam
Autor: WEBER NETO, Nelson 
Primeiro orientador: TELES, Ariel Soares
Primeiro coorientador: COUTINHO, Luciano Reis
Primeiro membro da banca: TELES, Ariel Soares
Segundo membro da banca: COUTINHO, Luciano Reis
Terceiro membro da banca: CABREJOS, Luis Jorge Enrique Rivero
Quarto membro da banca: BRANDÃO, Anarosa Alves Franco
Resumo: No Brasil, o principal exame de avaliação do desempenho da educação básica é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que também é utilizado para o ingresso de alunos no ensino superior. Em 2020, com a chegada da COVID-19, as instituições de educação básica precisaram mudar seu modelo educacional com ensino presencial para a utilização de metodologias de ensino à distância, o que pode ter afetado a qualidade da educação recebida. Portanto, há uma necessidade por entender os efeitos que a pandemia da COVID- 19 causaram ao ENEM. Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de identificar os principais impactos causados pela pandemia no ENEM, considerando todo o Brasil. Para tanto, foi realizado o processo completo de Mineração de Dados Educacionais (MDE), baseado na metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP- DM), no ENEM em 5 anos diferentes, a fim de compreender os anos pré-pandemia e os dois primeiros anos da pandemia. Em particular, esse estudo usou técnicas de análise exploratória descritiva, correlação e agrupamento hierárquico para identificar os impactos causados no ENEM. Os resultados mostram que os participantes com maiores rendas tiveram melhor desempenho, as escolas privadas tiveram um desempenho superior aos outros tipos de escolas, o número de presentes e ausentes no exame foi menor nos anos da pandemia, e houve uma mudança nas características socioeconômicas dos participantes. Por fim, a pandemia não impactou negativamente no desempenho dos estudantes, mas as características dos participantes que realizaram o exame mudaram e o número de ausentes e presentes no exame foi drasticamente impactado.
Abstract: In Brazil, the main performance evaluation exam in basic education is the National Secondary Education Examination (ENEM), which is also used to enroll students in higher education. In 2020, with the arrival of COVID-19, basic education institutions needed to change their educational model from face-to-face teaching to the use of distance learning methodologies, which may have affected the quality of education received. Therefore, there is a need to understand the effects that the COVID-19 pandemic caused to ENEM. This master’s thesis aims to identify the main impacts caused by the pandemic on ENEM, considering all of Brazil. To this end, the complete process of Educational Data Mining (MDE) was carried out, based on the Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) methodology, in ENEM in 5 different years, in order to understand the years pre-pandemic and the first two years of the pandemic. In particular, this study used techniques of descriptive exploratory analysis, correlation and hierarchical grouping to identify the impacts caused on the ENEM. The results show that participants with higher incomes performed better, private schools outperformed other types of schools, the number of present and absentees in the exam was lower in the pandemic years, and there was a change in the socioeconomic characteristics of the participants. . Finally, the pandemic did not negatively impact student performance, but the characteristics of the participants who took the exam changed and the number of absentees and present in the exam was drastically impacted.
Palavras-chave: mineração de dados educacionais;
COVID-19;
educação;
ENEM;
pandemia;
análise de dados.
data mining;
COVID-19;
education;
ENEM;
pandemic;
data analysis.
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCET
Citação: WEBER NETO, Nelson. Minerando dados para entender o impacto da pandemia da COVID-19 no Exame Nacional do Ensino Médio. 2023. 79 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência Da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4743
Data de defesa: 28-Abr-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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