Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALENCAR, Katia do Perpetuo Socorro Viana Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3013199333981133por
dc.contributor.advisor1CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.advisor-co1BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee1CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4310600393313804por
dc.contributor.referee2BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee3BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee4FONSECA, Ana Silvina Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825588808985481por
dc.date.accessioned2023-05-31T19:19:05Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.citationALENCAR, Katia do Perpetuo Socorro Viana Santos de. As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Alcântara - Maranhão: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântara. 2023. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4741-
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar como se dá o acesso ao patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas na cidade de Alcântara que atendem alunos de origem quilombola, na perspectiva de gestores, professores e coordenadores que atuam nessas escolas, posto que tal acesso é uma obrigação, como determina a lei 10.639/2003, bem como o Conselho Nacional de Educação por meio do parecer CNE/CP 3/2004 (que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas). A metodologia da pesquisa eleita foi a de cunho qualitativo de natureza descritiva. Aplicados questionários com o público alvo, por meio de visitas sistemáticas, e posteriormente, por meio da análise dos dados coletados que diziam respeito ao tempo de vivência na sala de aula, domicílio, conhecimento/desconhecimento da legislação correlata à Educação Escolar Quilombola, as atividades desempenhadas no corpo escolar, as disciplinas ministradas (no caso de professores), as formas pelas quais o patrimônio é disponibilizado e ainda espaço para o compartilhamento de sugestões para o incremento dessa importante temática na sala de aula, sistematiza-se um compilado muito interessante para uma melhor compreensão dessa junção da teoria e prática que permitem um manejo adequado de valorização e preservação do patrimônio. A linha condutora deste estudo é a Resolução número 8, de 20 de novembro de 2012, levando em consideração a retratação das expressões da Cultura Afro-Brasileira no material escolar, especialmente dada a riqueza dos modos de fazer, as celebrações, as festividades e outros saberes tradicionais e práticas culturais estruturantes para a identidade, história e memória dos negros na comunidade escolar. Procede-se a um significativo resgate da evolução legislativa voltada para educação de pessoas negras como uma necessária e justa reparação após séculos de massacre e desprezo até culminar nas disposições já mencionadas, tomando por amparo a Constituição Federal brasileira de 1988, por meio da indicação e referenciação de teorias correlatas à educação bem como métodos eleitos para alcançar a finalidade de empoderamento e afirmação da identidade negra dentro do contexto de quilombos.por
dc.description.abstractThis work intends to analyze how access to Afro-Brazilian cultural heritage is given in the curriculum of public schools in the city of Alcântara that serve students of quilombola origin, from the perspective of managers, teachers and coordinators who work in these schools, since such access is a obligation, as determined by law 10.639/2003, as well as the National Council of Education through opinion CNE/CP 3/2004 (which instituted the Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture Brazilian and African). The chosen research methodology was qualitative and descriptive in nature. Questionnaires were applied to the target public, through systematic visits, and later, through the analysis of the data collected regarding the time spent in the classroom, home, knowledge/lack of knowledge of legislation related to Quilombola School Education, the activities performed in the school staff, the disciplines taught (in the case of teachers), the ways in which the heritage is made available and even space for sharing suggestions for the increment of this important theme in the classroom, a very interesting compilation is systematized to a better understanding of this junction of theory and practice that allow for an adequate management of appreciation and preservation of heritage. The guiding line of this study is Resolution number 8, of November 20, 2012, taking into account the portrayal of expressions of Afro-Brazilian Culture in school material, especially given the richness of ways of doing things, celebrations, festivities and others. traditional knowledge and cultural practices that structure the identity, history and memory of blacks in the school community. A significant rescue of the legislative evolution aimed at the education of black people is carried out as a necessary and fair reparation after centuries of massacre and contempt until it culminates in the aforementioned provisions, taking as support the Brazilian Federal Constitution of 1988, through the indication and referencing theories related to education as well as chosen methods to achieve the purpose of empowerment and affirmation of black identity within the context of quilombos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-05-31T19:19:05Z No. of bitstreams: 1 KATIA_DO_PERPETUO_SOCORRO_VIANA_SANTOS_DE_ALENCAR.pdf: 2769277 bytes, checksum: c728bd34b12cfd126ce6c1a393254ef6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-31T19:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KATIA_DO_PERPETUO_SOCORRO_VIANA_SANTOS_DE_ALENCAR.pdf: 2769277 bytes, checksum: c728bd34b12cfd126ce6c1a393254ef6 (MD5) Previous issue date: 2023-03-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação quilombola;por
dc.subjectdiretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola;por
dc.subjectpatrimônio cultural afro-brasileiro;por
dc.subjectAlcântara – Maranhão;por
dc.subjectquilombola education;eng
dc.subjectnational curriculum guidelines for quilombola school education;eng
dc.subjectafro-brazilian cultural heritage;eng
dc.subjectAlcântara – Maranhão.eng
dc.subject.cnpqCurrículopor
dc.titleAs diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Alcântara - Maranhão: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântarapor
dc.title.alternativeThe national curriculum guidelines for quilombola school education in Alcântara - Maranhão: analysis of access to Afro-Brazilian cultural heritage in the curriculum of public schools in Alcântaraeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIA_DO_PERPETUO_SOCORRO_VIANA_SANTOS_DE_ALENCAR.pdfDissertação de Mestrado2,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.