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Tipo do documento: Dissertação
Título: As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Alcântara - Maranhão: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântara
Título(s) alternativo(s): The national curriculum guidelines for quilombola school education in Alcântara - Maranhão: analysis of access to Afro-Brazilian cultural heritage in the curriculum of public schools in Alcântara
Autor: ALENCAR, Katia do Perpetuo Socorro Viana Santos de 
Primeiro orientador: CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes
Primeiro coorientador: BANDEIRA, Arkley Marques
Primeiro membro da banca: CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes
Segundo membro da banca: BANDEIRA, Arkley Marques
Terceiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Quarto membro da banca: FONSECA, Ana Silvina Ferreira
Resumo: Este trabalho pretende analisar como se dá o acesso ao patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas na cidade de Alcântara que atendem alunos de origem quilombola, na perspectiva de gestores, professores e coordenadores que atuam nessas escolas, posto que tal acesso é uma obrigação, como determina a lei 10.639/2003, bem como o Conselho Nacional de Educação por meio do parecer CNE/CP 3/2004 (que instituiu as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas). A metodologia da pesquisa eleita foi a de cunho qualitativo de natureza descritiva. Aplicados questionários com o público alvo, por meio de visitas sistemáticas, e posteriormente, por meio da análise dos dados coletados que diziam respeito ao tempo de vivência na sala de aula, domicílio, conhecimento/desconhecimento da legislação correlata à Educação Escolar Quilombola, as atividades desempenhadas no corpo escolar, as disciplinas ministradas (no caso de professores), as formas pelas quais o patrimônio é disponibilizado e ainda espaço para o compartilhamento de sugestões para o incremento dessa importante temática na sala de aula, sistematiza-se um compilado muito interessante para uma melhor compreensão dessa junção da teoria e prática que permitem um manejo adequado de valorização e preservação do patrimônio. A linha condutora deste estudo é a Resolução número 8, de 20 de novembro de 2012, levando em consideração a retratação das expressões da Cultura Afro-Brasileira no material escolar, especialmente dada a riqueza dos modos de fazer, as celebrações, as festividades e outros saberes tradicionais e práticas culturais estruturantes para a identidade, história e memória dos negros na comunidade escolar. Procede-se a um significativo resgate da evolução legislativa voltada para educação de pessoas negras como uma necessária e justa reparação após séculos de massacre e desprezo até culminar nas disposições já mencionadas, tomando por amparo a Constituição Federal brasileira de 1988, por meio da indicação e referenciação de teorias correlatas à educação bem como métodos eleitos para alcançar a finalidade de empoderamento e afirmação da identidade negra dentro do contexto de quilombos.
Abstract: This work intends to analyze how access to Afro-Brazilian cultural heritage is given in the curriculum of public schools in the city of Alcântara that serve students of quilombola origin, from the perspective of managers, teachers and coordinators who work in these schools, since such access is a obligation, as determined by law 10.639/2003, as well as the National Council of Education through opinion CNE/CP 3/2004 (which instituted the Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian History and Culture Brazilian and African). The chosen research methodology was qualitative and descriptive in nature. Questionnaires were applied to the target public, through systematic visits, and later, through the analysis of the data collected regarding the time spent in the classroom, home, knowledge/lack of knowledge of legislation related to Quilombola School Education, the activities performed in the school staff, the disciplines taught (in the case of teachers), the ways in which the heritage is made available and even space for sharing suggestions for the increment of this important theme in the classroom, a very interesting compilation is systematized to a better understanding of this junction of theory and practice that allow for an adequate management of appreciation and preservation of heritage. The guiding line of this study is Resolution number 8, of November 20, 2012, taking into account the portrayal of expressions of Afro-Brazilian Culture in school material, especially given the richness of ways of doing things, celebrations, festivities and others. traditional knowledge and cultural practices that structure the identity, history and memory of blacks in the school community. A significant rescue of the legislative evolution aimed at the education of black people is carried out as a necessary and fair reparation after centuries of massacre and contempt until it culminates in the aforementioned provisions, taking as support the Brazilian Federal Constitution of 1988, through the indication and referencing theories related to education as well as chosen methods to achieve the purpose of empowerment and affirmation of black identity within the context of quilombos.
Palavras-chave: educação quilombola;
diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola;
patrimônio cultural afro-brasileiro;
Alcântara – Maranhão;
quilombola education;
national curriculum guidelines for quilombola school education;
afro-brazilian cultural heritage;
Alcântara – Maranhão.
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: ALENCAR, Katia do Perpetuo Socorro Viana Santos de. As diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Alcântara - Maranhão: análise do acesso do patrimônio cultural afro-brasileiro no currículo das escolas públicas em Alcântara. 2023. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4741
Data de defesa: 1-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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