Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4740
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Antropologia cultural e política em Rousseau: o estatuto anti-etnocêntrico na Carta a d’Alembert sobre os espetáculos |
Título(s) alternativo(s): | Cultural and political anthropology in Rousseau: the anti-ethnocentric status n/a Letter to d'Alembert about the spectacles |
Autor: | SILVA, Irlene Veruska Batista da |
Primeiro orientador: | FAÇANHA, Luciano da Silva |
Primeiro membro da banca: | FAÇANHA, Luciano da Silva |
Segundo membro da banca: | SILVA, Cacilda Bonfim e |
Terceiro membro da banca: | OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim |
Resumo: | O objetivo da presente dissertação é investigar a crítica realizada por Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ao etnocentrismo francês tendo por base a obra Carta a d’Alembert sobre os espetáculos (1758) – doravante Carta. A Carta nasceu em resposta a um verbete chamado Genebra escrito na Enciclopédia pelo filósofo Jean le Rond d’Alembert (1717-1783). Em Genebra, d’Alembert exaltava as qualidades do teatro e sugeria inaugurar uma companhia de comediantes na cidade homônima. Em termos de perspectiva metodológica, propomos lançar um olhar sobre a obra de Rousseau a partir da interpretação de Claude Lévi-Strauss (1908-2009), bem como nos ensinamentos ofertados por Pierre Bourdieu (1930-2002). Pensamos que a perspectiva levistraussiana – inaugurada no texto Rousseau, fundador das ciências do homem (1962) – nos ajuda a refletir sobre a possibilidade hipotética de um estatuto anti-etnocêntrico na obra do genebrino. Pela lente de Bourdieu (2007), seus conceitos – capital simbólico, trajetória – permitem a observação da inserção do cidadão de Genebra nos campos (música, filosofia, inter alia) a partir das posições que ele toma nas disputas concretas face a questões “abstratas” (Moral, Desigualdade, entre outras). Um dos principais resultados que a nossa pesquisa permite apontar é que na Carta a constatação da diversidade dos povos deve imprimir e corresponder uma multiplicidade de espetáculos; a particularidade de cada povo choca-se com a perspectiva iluminista de universalização de um modelo de homem e de civilização – notadamente, europeus; e representa um rompimento intelectual com os philosophes do Iluminismo, especificamente com Denis Diderot (1713-1784) e François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (1694-1778). |
Abstract: | The aim of the present dissertation is to investigate Jean-Jacques Rousseau's (1712- 1778) critique of French ethnocentrism based on the work Letter to M. d'Alembert on Spectacles (1758) – henceforth Letter. The Letter was born in response to an entry called Geneva written in the Encyclopedia by the philosopher Jean le Rond d'Alembert (1717-1783). In Geneva, d'Alembert extolled the qualities of theatre and suggested opening a company of comedians in the city of the same name. In terms of methodological perspective, we propose to look at Rousseau's work from the interpretation of Claude Lévi-Strauss (1908-2009), as well as from the teachings offered by Pierre Bourdieu (1930-2002). We think that the levistraussian perspective – initiated in the text Jean-Jacques Rousseau, Founder of the Sciences of Man (1962) – helps us to reflect on the hypothetical possibility of an anti-ethnocentric status in the work of the Genevan. Through the lens of Bourdieu (2007), his concepts – symbolic capital, trajectory – allow the observation of the insertion of the citizen of Geneva in the fields (music, philosophy, inter alia) from the positions he takes in the concrete disputes facing “abstract” issues (Moral, Inequality, among others). One of the main results that our research allows us to point out is that in the Letter the verification of the diversity of peoples should print and correspond to a multiplicity of spectacles; the particularity of each people clashes with the Enlightenment perspective of universalization of a model of man and civilization – notably, Europeans; and represents an intellectual break with the philosophes of the Enlightenment, specifically with Denis Diderot (1713-1784) and François-Marie Arouet, known as Voltaire (1694- 1778). |
Palavras-chave: | Rousseau; carta a d’Alembert; etnocentrismo; teatro; Rousseau; letter to M. d'Alembert; ethnocentrism; theatre |
Área(s) do CNPq: | Antropologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | SILVA, Irlene Veruska Batista da. Antropologia cultural e política em Rousseau: o estatuto anti-etnocêntrico na Carta a d’Alembert sobre os espetáculos. 2023. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4740 |
Data de defesa: | 28-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IrleneSilva.pdf | Dissertação de Mestrado | 890,75 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.