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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4735
Tipo do documento: Dissertação
Título: Incidências decolonias em Arlete Nogueira da Cruz: da autoria ao romance
Título(s) alternativo(s): Colonial incidences in Arlete Nogueira da Cruz: from authorship to novel
Autor: BRITO, Deyse Gabriely Machado 
Primeiro orientador: TOLOMEI, Cristiane Navarrete
Primeiro membro da banca: TOLOMEI, Cristiane Navarrete
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Terceiro membro da banca: BENFFATI, Flávia Andrea Rodrigues
Resumo: Ao problematizar os paradigmas hegemônicos de poder que imperam na sociedade brasileira, faz-se notar como existem mecanismos de colonialidade na historiografia literária nacional, consequentemente, no cânone. Dessa forma, este estudo visa discutir em que medida a escritora maranhense Arlete Nogueira da Cruz, assim como o seu romance Compasso Binário (1971), o qual realiza denúncias de crimes vivenciados por mulheres de cor, fraturam a ordem colonial, instaurando uma nova tradição na literatura brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho quantitativo, ao se investigar o registro nas principais historiografias literárias brasileiras e maranhenses, à medida que pelo viés qualitativo buscam-se respostas para as incidências irrisórias de atuação feminina, além de problematizar as recorrências colonizadoras que incidem em diversas formas de violência às quais atravessam os corpos femininos na trama literária arletiana. Assim, o arcabouço teórico baseia-se em estudiosos como Quijano (2005), Lugones (2020) e Segato (2020), para tratar das colonialidades e do feminismo decolonial; e, Coelho (1991), Schmidth (2006), Dalcastagné (2015) para abordar a escrita e a representação feminina. Além disso, recorreu-se a periódicos da imprensa nacional e maranhense como Tribuna da imprensa, O combate, O Fluminense etc. Foi possível concluir que apesar dos avanços que concedem que exista a escrita realizada por mulheres, infelizmente, o sistema de colonialidade acaba por dificultar a visibilidade dessa. Assim, abordou-se em Arlete Nogueira da Cruz e no romance Compasso Binário, que faz parte de um projeto literário que é decolonial, os entraves que o mundo moderno misógino destina às mulheres, assim como as formas que essas utilizam para r-existir.
Abstract: When questioning the hegemonic paradigms of power that prevail in Brazilian society, it is noted how there are mechanisms of coloniality in national literary historiography, consequently, in the canon. Thus, this study aims to reflect to what extent the Maranhão writer Arlete Nogueira da Cruz (1936), as well as her novel Compasso Binário (1971), which denounces crimes experienced by women of color, fracture the colonial order, establishing a new tradition in Brazilian literature. In this way, under the social-anthropological sieve of the decolonial theory in confluence with literary studies, the general objective was established to carry out a study of the canonical structures that end up leaving the voices of female writers veiled, by highlighting the literate Arlete Nogueira, as well as the novel Compasso Binário, which denounces crimes experienced by women of color. In order to do so, quantitative research was carried out, by investigating the record in the main Brazilian and Maranhão literary historiographies, as the qualitative bias seeks answers to the derisory incidences of female performance, in addition to problematizing the recurrent colonizing that affect violence forms that cross the female bodies in Arlet's literary plot. Thus, the theoretical framework is based on scholars such as Quijano (2005), Lugones (2020) and Segato (2020), to address colonialities and decolonial feminism; and, Coelho (1991), Schmidth (2006), Dalcastagné (2015) to address female writing and representation, among other diverse researchers. In addition, newspapers from the national and Maranhão press were used, such as Tribuna da Imprensa, O Combate, O Fluminense etc. It was possible to conclude that despite the advances that grant that there is the writing performed by women, unfortunately, the system of coloniality ends up hindering the visibility of this. Thus, it was addressed in Arlete Nogueira da Cruz and in the novel Compasso Binário, which is part of a literary project that is decolonial, the obstacles that the modern misogynist world is destined to women, as well as the forms that they use to r-exist.
Palavras-chave: colonialidade/decolonialidade;
historiografia literária brasileira;
cânone;
Arlete Nogueira da Cruz;
compasso binário;
decoloniality;
Brazilian Literary Historiography;
Canon;
Arlete Nogueira da Cruz;
compasso binário.
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: BRITO, Deyse Gabriely Machado. Incidências decolonias em Arlete Nogueira da Cruz: da autoria ao romance. 2023. 220 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4735
Data de defesa: 19-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

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