Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Alzilane Bento-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?por
dc.contributor.advisor1FRANÇA, Glória da Ressurreição Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415202680920823por
dc.contributor.referee1FRANÇA, Glória Abreu da Ressurreição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0415202680920823por
dc.contributor.referee2CESTARI, Mariana Jafet-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2374199330901081por
dc.contributor.referee3VIEIRA, José Antonio Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4087600061589123por
dc.date.accessioned2023-05-31T13:52:40Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationFERNANDES, Alzilane Bento. A leitura no documento curricular do território maranhense: uma análise discursiva. 2023. 73 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4733-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o discurso de/sobre leitura no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA). O DCTMA surge a partir do movimento de (re)formulação dos currículos estaduais previsto na Base Comum Curricular Nacional (BNCC) como meio de complementação dos conteúdos comuns de acordo com as características regionais e locais. Ancorado no dispositivo teórico metodológico da Análise de Discurso materialista lança-se mão das noções de memória discursiva, forma-sujeito (PÊCHEUX, [1975] 2009) e sujeito-leitor (ORLANDI, 2012; 1987) pensando as formas de significação da realidade, os sentidos possíveis, as relações que vinculam o histórico, o ideológico e o político, em diálogo com uma perspectiva decolonial (FRANÇA, 2018) e com o campo da Educação Crítica (FREIRE, [1975] 2005). Temos como objetivo analisar o discurso de/sobre leitura do DCTMA, para entender como a leitura é significada, e de qual modo o documento contribui para a cristalização das diversas formas do imaginário de leitor na escola. Para tanto, constituímos um corpus composto por 16 sequências discursivas (SD) formuladas a partir de recortes do eixo Leitura, do texto introdutório e habilidades do componente de Língua Portuguesa e também de um vídeo que integra o conjunto de materiais destinados ao processo de implementação BNCC relacionados ao ensino-aprendizagem da leitura. Questionamos: Como funciona o discurso sobre leitura no Documento Curricular Território Maranhense? E como objetivos específicos: identificar o funcionamento discursivo de leitura no Documento Curricular do Território Maranhense e verificar as mudanças e permanências do discurso sobre leitura no Documento Curricular do Território Maranhense. Ao longo do trabalho, discute-se a leitura em uma perspectiva discursiva, e analisa-se os modos de significação da leitura na relação com o ensino como a proposta de um novo conceito que atualiza as relações entre ler/interpretar. O deslocamento sobre a produção de sentidos no Documento Curricular do Território Maranhense permite, a partir da pergunta inicial sobre os sentidos de leitura no discurso dos documentos que normatizam o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, chegar pela análise e pela abordagem teórica a uma questão teórico/política que se formula de outra forma, tocando, assim, a questão da produção do conhecimento: a tensão entre saber interpretar/ poder interpretar.por
dc.description.abstractThis research has as object of study the discourse of/about reading in the Curriculum Document of the Maranhão Territory (DCTMA). The DCTMA arises from the movement of (re)formulation of state curricula provided in the Common National Curriculum Base (BNCC) as a means of complementation of common content according to regional and local characteristics. Anchored in the theoretical methodological device the materialist Discourse Analysis makes use of the notions of discursive memory, subject-form (PÊCHEUX, [1975] 2009) and subject-reader (ORLANDI, 2012; 1987) thinking the forms of signification of reality, the possible meanings, the relationships that link the historical, ideological and political, in dialogue with a decolonial perspective (FRANÇA, 2018) and with the field of Critical Education (FREIRE, [1975] 2005). We aim to analyze the discourse of/about reading in the Curriculum Document of the Maranhão Territory (DCTMA). For this, we constituted a corpus composed of 16 discursive sequences (SD) formulated from clippings of the Reading axis, the introductory text and skills of the Portuguese Language component and also a video that integrates the set of materials intended for the BNCC implementation process related to the teaching-learning of reading. We question: How does the discourse about reading work in the Maranhão Territory Curriculum Document? And as specific objectives: to identify the discursive operation of reading in the Curriculum Document of the Maranhense Territory and verify the changes and permanences of the discourse on reading in the Curriculum Document of the Maranhense Territory. Throughout the paper, reading is discussed in a discursive perspective, and the modes of signification of reading in relation to teaching is analyzed as the proposal of a new concept that updates the relations between reading/interpreting. The displacement about the production of meanings in the Curricular Document of the Maranhense territory allows, from the initial question about the meanings of reading in the discourse of documents that regulate the teaching of Portuguese Language in Brazil, to arrive by the analysis and theoretical approach to a theoretical/political question that is formulated in another way, touching, thus, the question of the production of knowledge: the tension between knowing how to interpret/being able to interpret.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-05-31T13:52:40Z No. of bitstreams: 1 ALZILANEBENTOFERNANDES.pdf: 877411 bytes, checksum: 2117ccd63324b2dd524ffb17e6b18385 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-31T13:52:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALZILANEBENTOFERNANDES.pdf: 877411 bytes, checksum: 2117ccd63324b2dd524ffb17e6b18385 (MD5) Previous issue date: 2023-01-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas públicas;por
dc.subjectleitura;por
dc.subjectdiscurso;por
dc.subjectdocumento curricular do território maranhense;por
dc.subjectpublic policies;eng
dc.subjectreading;eng
dc.subjectdiscourse;eng
dc.subjectcurricular document of the Maranhão territory.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleA leitura no documento curricular do território maranhense: uma análise discursivapor
dc.title.alternativeReading in the curriculum document of the territory of Maranhão: a discursive analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALZILANEBENTOFERNANDES.pdfDissertação de Mestrado856,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.