Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4722
Tipo do documento: Dissertação
Título: História (em)canto: o cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da história do Maranhão
Título(s) alternativo(s): History (in)song: the Maranhão songbook as a methodology for teaching the history of Maranhão
Autor: OLIVEIRA, Misael Rodrigues 
Primeiro orientador: ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, Mônica Ribeiro Moraes de
Segundo membro da banca: CAMELO, Júlia Constança Pereira
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Resumo: Parto da premissa de que a música é uma expressão presente em todas as culturas e em todos períodos históricos da humanidade e também que essa linguagem funciona como uma espécie de potencializador de memórias a ela associadas, visto que, ao ouvirmos determinadas canções novamente, mesmo depois de muitos anos, conseguimos reviver fatos, emoções ou situações vivenciadas no momento em que ela foi lançada ou quando tivemos contato com tal canção. Sendo assim, esta dissertação tem como proposição a utilização do cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da História do Maranhão. A ideia é utilizar as múltiplas possibilidades que a canção como documento pode oferecer no ambiente da sala de aula, dentre as quais, que ela possa tornar o aprendizado da história simultaneamente lúdico, prazeroso e eficaz. Este trabalho além de criar um produto, como propõe o PROFHISTÓRIA, culminou com a aplicação do mesmo em sala de aula através de oficinas realizadas no Colégio Batista Ludovicense.
Abstract: Starting from the premise that music is an expression present in all cultures and in all historical periods of humanity and also that this language functions as a kind of potentiator of memories associated with it, since, when we hear certain songs again, even after many years, we were able to relive facts, emotions or situations experienced at the time it was released or when we had contact with such a song. Thus, this dissertation has as its proposition the use of the cancioneiro maranhão as a methodology for teaching the History of Maranhão. The idea is to use the multiple possibilities that the song as a document can offer in the classroom environment, among which, that it can make the learning of history simultaneously playful, pleasurable and effective. This work, in addition to creating a product, as proposed by PROFHISTÓRIA, culminated in the application of it in the classroom through workshops held at the Ludovicense Baptist College.
Palavras-chave: história;
história do Maranhão;
ensino de história;
música;
canção;
Cancioneiro maranhense.
history;
history of Maranhão;
history teaching;
song;
maranhense songbook
Área(s) do CNPq: História
Métodos e Técnicas de Ensino
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: OLIVEIRA, Misael Rodrigues. História (em)canto: o cancioneiro maranhense como metodologia para o ensino da história do Maranhão. 2023. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4722
Data de defesa: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MISAELRODRIGUESOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado1,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.