Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORGES, Jaynne Silva de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245266260984511por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Naiara Sales Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.contributor.referee3AUDIGIER, Emilie Geneviève-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0066199994022689por
dc.date.accessioned2023-05-25T17:35:03Z-
dc.date.issued2023-02-09-
dc.identifier.citationBORGES, Jaynne Silva de Sousa. O Conto da Aia à luz da recepção virtual: Literatura e série televisiva sob a perspectiva de receptores contemporâneos. 2023. 103 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4721-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo a obra literária O conto da aia (1985), de Margaret Atwood, e a série de streaming homônima de 2017, criada por Bruce Miller. A temática centra-se no estudo das duas produções à luz da teoria da Estética da Recepção Virtual, portanto, a questão norteadora desta pesquisa é: como se dá o processo de recepção do livro e da série O conto da aia? Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar tal fenômeno, a partir de um estudo sobre o consumo e recepção dos públicos de ambas as obras, incluindo também a construção e apresentação de cada uma, e as estratégias e intenções de seus autores. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, com procedimentos de análise qualitativa. O referencial teórico é composto por pesquisadores como Naiara Araújo (2018), Carlos Berriel (2005), Leomir Hilário (2013), Gregory Claeys (2010, 2017) e Jessica Langer (2010), no capítulo inicial, que trata do subgênero ficção distópica e das principais características que o compõem. Para o segundo capítulo, há a contribuição canônica de Hans Robert Jauss (2011a, 2011b) e Wolfgang Iser (2011), para as discussões sobre Estética da Recepção, além de pesquisas relevantes de Vicenzo Suzca (2021), Fellip Andrade (2020) e Baihui Chen (2021), a respeito de séries televisivas e seu potencial interativo com o público. Muitos outros estudiosos contribuem neste trabalho, formado por teorias já estabelecidas e novas perspectivas sobre as temáticas aqui abordadas. Os resultados apontam que o público utiliza as duas obras especialmente para refletir sobre os problemas de gênero e de outras minorias, bem como sobre o cenário político, temas que estão diretamente relacionados. Por essa razão, a história de O conto da aia – seja o livro ou a série – serve como símbolo de manifestações presenciais e virtuais na luta por direitos sociais.por
dc.description.abstractThis dissertation has as its object of study the literary work The Handmaid's Tale (1985), by Margaret Atwood, and the 2017 streaming series of the same name, created by Bruce Miller. The theme focuses on studying the two productions in the light of the Aesthetics of Virtual Reception theory; therefore, the guiding question of this research is: how does the reception process of the book and the series The Handmaid’s Tale take place? Thus, the general objective of this work is to analyze this phenomenon, based on a study of the consumption and reception of the audiences of both works, including also the construction and presentation of each one, and the strategies and intentions of their authors. The methodology used is bibliographical, with qualitative analysis procedures. The theoretical referential is composed by researchers such as Naiara Araújo (2018), Carlos Berriel (2005), Leomir Hilário (2013), Gregory Claeys (2010, 2017) and Jessica Langer (2010), in the initial chapter, which deals with the dystopian fiction subgenre and the main characteristics that compose it. For the second chapter, there is the canonical contribution of Hans Robert Jauss (2011a, 2011b) and Wolfgang Iser (2011), for discussions on Reception Aesthetics, in addition to relevant research by Vicenzo Suzca (2021), Fellip Andrade (2020), and Baihui Chen (2021), regarding television series and their interactive potential with the audience. Many other researchers contribute in this work, made up of established theories and new perspectives on the issues addressed here. The results point out that audiences use both works specially to reflect on gender and other minority issues, as well as on the political landscape, themes that are directly related. For this reason, the story of The Handmaid's Tale – whether the book or the series – serves as a symbol of in-person and virtual manifestations in the struggle for social rights.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-05-25T17:35:03Z No. of bitstreams: 1 Jaynne Silvavec.pdf: 53351130 bytes, checksum: 1db212568d0ce96565cbf4597810c623 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T17:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jaynne Silvavec.pdf: 53351130 bytes, checksum: 1db212568d0ce96565cbf4597810c623 (MD5) Previous issue date: 2023-02-09eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectO conto da aia;por
dc.subjectFicção Distópica;por
dc.subjectSéries de TV;por
dc.subjectEstética da Recepção Virtualpor
dc.subjectThe Handmaid’s Tale;eng
dc.subjectDystopian Fiction;eng
dc.subjectTV Series;eng
dc.subjectAesthetics of Virtual Receptioneng
dc.subject.cnpqTeoria Literáriapor
dc.titleO Conto da Aia à luz da recepção virtual: literatura e série televisiva sob a perspectiva de receptores contemporâneospor
dc.title.alternativeThe Handmaid's Tale in the light of virtual reception: literature and television series under the perspective of contemporary receiverseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaynne Silvavec.pdfDissertação de Mestrado52,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.