Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4721
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Conto da Aia à luz da recepção virtual: literatura e série televisiva sob a perspectiva de receptores contemporâneos
Título(s) alternativo(s): The Handmaid's Tale in the light of virtual reception: literature and television series under the perspective of contemporary receivers
Autor: BORGES, Jaynne Silva de Sousa 
Primeiro orientador: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Primeiro membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araujo
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Fábio José Santos de
Terceiro membro da banca: AUDIGIER, Emilie Geneviève
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a obra literária O conto da aia (1985), de Margaret Atwood, e a série de streaming homônima de 2017, criada por Bruce Miller. A temática centra-se no estudo das duas produções à luz da teoria da Estética da Recepção Virtual, portanto, a questão norteadora desta pesquisa é: como se dá o processo de recepção do livro e da série O conto da aia? Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar tal fenômeno, a partir de um estudo sobre o consumo e recepção dos públicos de ambas as obras, incluindo também a construção e apresentação de cada uma, e as estratégias e intenções de seus autores. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico, com procedimentos de análise qualitativa. O referencial teórico é composto por pesquisadores como Naiara Araújo (2018), Carlos Berriel (2005), Leomir Hilário (2013), Gregory Claeys (2010, 2017) e Jessica Langer (2010), no capítulo inicial, que trata do subgênero ficção distópica e das principais características que o compõem. Para o segundo capítulo, há a contribuição canônica de Hans Robert Jauss (2011a, 2011b) e Wolfgang Iser (2011), para as discussões sobre Estética da Recepção, além de pesquisas relevantes de Vicenzo Suzca (2021), Fellip Andrade (2020) e Baihui Chen (2021), a respeito de séries televisivas e seu potencial interativo com o público. Muitos outros estudiosos contribuem neste trabalho, formado por teorias já estabelecidas e novas perspectivas sobre as temáticas aqui abordadas. Os resultados apontam que o público utiliza as duas obras especialmente para refletir sobre os problemas de gênero e de outras minorias, bem como sobre o cenário político, temas que estão diretamente relacionados. Por essa razão, a história de O conto da aia – seja o livro ou a série – serve como símbolo de manifestações presenciais e virtuais na luta por direitos sociais.
Abstract: This dissertation has as its object of study the literary work The Handmaid's Tale (1985), by Margaret Atwood, and the 2017 streaming series of the same name, created by Bruce Miller. The theme focuses on studying the two productions in the light of the Aesthetics of Virtual Reception theory; therefore, the guiding question of this research is: how does the reception process of the book and the series The Handmaid’s Tale take place? Thus, the general objective of this work is to analyze this phenomenon, based on a study of the consumption and reception of the audiences of both works, including also the construction and presentation of each one, and the strategies and intentions of their authors. The methodology used is bibliographical, with qualitative analysis procedures. The theoretical referential is composed by researchers such as Naiara Araújo (2018), Carlos Berriel (2005), Leomir Hilário (2013), Gregory Claeys (2010, 2017) and Jessica Langer (2010), in the initial chapter, which deals with the dystopian fiction subgenre and the main characteristics that compose it. For the second chapter, there is the canonical contribution of Hans Robert Jauss (2011a, 2011b) and Wolfgang Iser (2011), for discussions on Reception Aesthetics, in addition to relevant research by Vicenzo Suzca (2021), Fellip Andrade (2020), and Baihui Chen (2021), regarding television series and their interactive potential with the audience. Many other researchers contribute in this work, made up of established theories and new perspectives on the issues addressed here. The results point out that audiences use both works specially to reflect on gender and other minority issues, as well as on the political landscape, themes that are directly related. For this reason, the story of The Handmaid's Tale – whether the book or the series – serves as a symbol of in-person and virtual manifestations in the struggle for social rights.
Palavras-chave: O conto da aia;
Ficção Distópica;
Séries de TV;
Estética da Recepção Virtual
The Handmaid’s Tale;
Dystopian Fiction;
TV Series;
Aesthetics of Virtual Reception
Área(s) do CNPq: Teoria Literária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: BORGES, Jaynne Silva de Sousa. O Conto da Aia à luz da recepção virtual: Literatura e série televisiva sob a perspectiva de receptores contemporâneos. 2023. 103 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4721
Data de defesa: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaynne Silvavec.pdfDissertação de Mestrado52,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.