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Tipo do documento: Dissertação
Título: A IDENTIDADE CULTURAL DOS INDÍGENAS NA OBRA METADE CARA, METADE MÁSCARA, DE ELIANE POTIGUARA
Título(s) alternativo(s): THE CULTURAL IDENTITY OF THE INDIGENOUS IN THE WORK HALF CARA, HALF MASK, BY ELIANE POTIGUARA
Autor: DIAS, Eveline Gonçalves 
Primeiro orientador: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Primeiro membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Terceiro membro da banca: COSTA, Sílvia Maria Fernandes Alves da Silva
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a identidade cultural dos indígenas na obra Metade Cara, Metade Máscara (2004), de Eliane Potiguara. A pesquisa está respaldada e fundamentada nos apontamentos de estudiosos e teóricos tais como: Graça Graúna (2013), Eliane Potiguara (2004), Daniel Munduruku (2011), Stuart Hall (2014), Gayatri Spivak (2010), Zygmunt Bauman (2005), Homi Bhabha (2005), Aníbal Quijano (1992), Joël Candau (2011) dentre outros. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, analítico e bibliográfico. Nessa perspectiva, o capítulo inicial é constituído com base nas manifestações literárias indígenas no Brasil, levando em consideração a confluência de vozes na contemporaneidade e as percepções da literatura indígena como um movimento de resistência. O segundo capítulo traz uma discussão acerca das implicações epistemológicas do discurso pós-colonial e questões identitárias na contemporaneidade. Assim, no decurso do estudo, são focalizadas questões que atestam: as desconstruções de estereótipos negativos em relação aos ameríndios, o processo diaspórico como reflexo das ações dos colonizadores e suas consequências, o resgate das tradições e costumes dos povos Potiguara como forma de resistência às imposições culturais e a afirmação identitária, como explorado no referido romance. Dessa maneira, apresenta-se discussões pertinentes aos estudos pós coloniais e identitários, apontando a ambivalência na composição da narrativa circunscrita a partir da memória ancestral indígena da escritora mencionada. O terceiro capítulo traz uma análise da identidade cultural dos indígenas a partir da narrativa Metade Cara, Metade Máscara (2004). Como resultados, é possível perceber a contribuição e o esforço de escritores indígenas nas produções literárias contemporâneas para ressignificar as vozes anuladas historicamente. A obra aqui analisada dialoga, permanentemente, com a história, com a memória, com a pluralidade cultural dos povos brasileiros e ameríndios, com os códigos da tradição escrita não canônicas, com as tecnologias da informação e com as mídias tecnológicas, num constante devir em que se ressignificam as identidades marcadas, social e historicamente, pelas diásporas dos povos originários em território brasileiro e seus desdobramentos.
Abstract: This research aimed to analyze the cultural identity of the indigenous people in the literary work Metade Cara, Metade Máscara (2004), by Eliane Potiguara. As theoretical support, we build on the literary scholarship of Graça Graúna (2013), Eliane Potiguara (2004), Daniel Munduruku (2011), Stuart Hall (2014), Gayatri Spivak (2010), Zygmunt Bauman (2005), Homi Bhabha (2005), Aníbal Quijano (1992), Joël Candau (2011) among others. The methodology used is qualitative, analytical and bibliographic. From this perspective, the initial chapter is based on indigenous literary manifestations in Brazil, taking into account the confluence of voices in contemporary times and the perceptions of indigenous literature as a movement of resistance. The second chapter discusses the epistemological implications of postcolonial discourse and contemporary identity issues. Thus, during the course of the study, some questions attest: the deconstruction of negative stereotypes in relation to the Amerindians, the diasporic process as a reflection of the colonizers' actions and their consequences, the rescue of the traditions and customs of the Potiguara peoples as a form of resistance to the cultural impositions and identity affirmation, as emphacized in the referred novel. In this way, this study presents discussions relevant to post-colonial and identity studies, pointing out the ambivalence in the composition of the circumscribed narrative from the indigenous ancestral memory of the mentioned writer. The third chapter brings an analysis of the cultural identity of the indigenous people through the narrative Metade Cara, Metade Máscara (2004). As a result, it is possible to perceive the contribution and effort of indigenous writers in contemporary literary productions to reframe historically annulled voices. Potiguara’s novel dialogues, permanently, with history, with memory, with the cultural plurality of the Brazilian and Amerindian peoples, with the codes of non-canonical written tradition, with information technologies and with technological media, in a constant process of refutation to resignify the identities marked, socially and historically, by the diasporas of the original peoples in Brazilian territory and its developments.
Palavras-chave: Identidade cultural;
Literatura Indígena;
Eliane Potiguara;
Memória
Cultural identity;
Indigeneous Literary;
Eliane Potiguara;
Memory
Área(s) do CNPq: Etnologia Indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: DIAS, Eveline Gonçalves. A identidade cultural dos indígenas na obra Metade Cara, Metade Máscara, de Eliane Potiguara. 2023. 93 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4719
Data de defesa: 10-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

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