Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilização de drones para o ensino de cinemática e leis de Newton: uma sequência didática.
Título(s) alternativo(s): Use of drones for teaching kinematics and Newton's laws: a didactic sequence.
Autor: BORGES, Naftale de Sousa 
Primeiro orientador: GARCEZ, Karl Marx Silva
Primeiro membro da banca: GARCEZ, Karl Marx Silva
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Terceiro membro da banca: NUNES, Renato Germano Reis
Resumo: Este trabalho visa compreender como o uso de Drones pode facilitar o aprendizado de conceitos de Cinemática e Dinâmica. Nesse sentido, descrevemos o potencial dessa ferramenta de apoio ao Ensino de Física como forma de dinamizar o trabalho do professor em sala de aula, além de adotarmos uma metodologia na qual os sujeitos envolvidos no estudo pudessem expressar o aprendizado adquirido através da prática e assim contribuir com dados para a análise desse trabalho. O produto didático desenvolvido tem por objetivo fornecer a alunos do primeiro ano do Ensino Médio uma maior compreensão referente aos conceitos básicos de Física, como o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado e as Leis de Newton. O trabalho teve por objetivo geral construir e apresentar uma metodologia de ensino complementar para conteúdos de Cinemática e Dinâmica com uso de Drones como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem de Física para alunos do 1º ano do ensino médio utilizando uma Sequência Didática. O estudo dos resultados apresentados na análise desse trabalho identificou que o Drone pode ser usado como ferramenta de apoio no Ensino de Física. Constatamos que houve uma aceitação pelos alunos que participaram da pesquisa do uso do Drone em propostas de apoio aos conteúdos de Física ministrados em sala de aula.
Abstract: This work aims to understand how the use of Drones can facilitate the learning of Kinematics and Dynamics concepts. In this sense, we describe the potential of this tool to support the teaching of Physics as a way to streamline the teacher's work in the classroom, in addition to adopting a methodology in which the subjects involved in the study could express the learning acquired through practice and thus contribute with data for the analysis of this work. The purpose of the didactic product developed is to provide first-year high school students with a greater understanding of the basic concepts of Physics, such as Uniformly Varied Rectilinear Motion and Newton's Laws. The general objective of the work was to construct and present a complementary teaching methodology for Kinematics and Dynamics contents using Drones as a facilitating instrument for the teaching-learning of Physics for students of the 1st year of high school using a Didactic Sequence. The study of the results presented in the analysis of this work identified that the Drone can be used as a support tool in the teaching of Physics. We found that there was an acceptance by the students who participated in the research of the use of the Drone in proposals to support the Physics content taught in the classroom.
Palavras-chave: ensino de Física;
mecânica;
drones;
Physics teaching;
dynamics;
drones;
Área(s) do CNPq: Física
Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: BORGES, Naftale de Sousa. Utilização de drones para o ensino de cinemática e leis de Newton: uma sequência didática. 2023. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4716
Data de defesa: 20-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naftale_de_Sousa_Borges.pdfDissertação de Mestrado16,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.