Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4694
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educar pela cidade: a educação patrimonial como estratégia didático- metodológica para o ensino de História em Brejo, Maranhão.
Título(s) alternativo(s): Educating for the city: heritage education as a didactic- methodology for teaching history in Brejo, Maranhão.
Autor: LIMA JÚNIOR, José Carvalho 
Primeiro orientador: TOURINHO JÚNIOR, Washington
Primeiro membro da banca: TOURINHO JÚNIOR, Washington
Segundo membro da banca: TOURINHO, Mary Angelica Costa
Terceiro membro da banca: MOTA, Antônia da Silva
Resumo: Esta pesquisa está centrada no esforço de estudar a História da cidade de Brejo, localizada no Estado do Maranhão a partir de seu patrimônio material cultural e seus espaços de memórias, identidades e sociabilidades, o que permitiu a elaboração de um livro paradidático sobre o patrimônio histórico cultural da cidade. O estudo sobre o patrimônio material cultural pretende analisar como determinados espaços monumentalizados, tais como igrejas, praças, casarões, edifícios, servem de base para se conhecer e compreender a história da cidade e consequentemente demonstrar como a articulação entre Educação Patrimonial e Ensino de História na educação básica transformou-se em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico. Ao articular passado e presente os discentes conseguirão pensar sua importância enquanto sujeitos históricos, compreendendo-se como parte substancial na construção social de sua comunidade, fortalecendo sua identidade local e, consequentemente, percebendo-se como agentes transformadores da História de sua localidade. Ao entrecruzar o Ensino de História com a Educação Patrimonial, a pesquisa analisou os lugares de memórias e os espaços de sociabilidades da cidade como palco para a produção do conhecimento histórico escolar, desenvolvendo, junto aos alunos: uma consciência histórica, através de um resgate das identidades e das memórias; e um sentimento de pertencimento nos diversos segmentos da sociedade a partir da construção de conexões entre os lugares onde vivem e a produção do conhecimento histórico. Como produto deste trabalho, estamos propondo a construção de um livro paradidático sobre o patrimônio histórico cultural que servirá de subsídio para estudos sobre a História de Brejo nas escolas de educação básica.
Abstract: This research is centered on the effort to study the History of the city of Brejo, located in the State of Maranhão, from its material cultural heritage and its spaces of memories, identities and sociability, having as main objective the elaboration of a paradidactic book on the historical heritage. city's culture. The study on material cultural heritage intends to analyze how certain monumental spaces, such as churches, squares, mansions, buildings, serve as a basis for knowing and understanding the history of the city and, consequently, to demonstrate how the articulation between Heritage Education and History Teaching in Basic education has become an important tool for the development of historical learning. By articulating past and present, students will be able to think about their importance as historical subjects, understanding themselves with a substantial part in the social construction of their community, strengthening their local identity and, consequently, perceiving themselves as transforming agents of the History of their locality. By intertwining the Teaching of History with Heritage Education, the research will analyze the places of memories and spaces of sociability in the city as a stage for the production of school historical knowledge, developing, together with the students: a historical awareness, through a rescue of identities and of memories; and a sense of belonging in the different segments of society from the construction of connections between the places where they live and the production of historical knowledge. As a product of this work, we are proposing the construction of a paradidactic book on the cultural historical heritage that will serve as a subsidy for studies on the History of Brejo in basic education schools.
Palavras-chave: ensino de História;
cultura;
educação patrimonial;
cidade;
teaching History;
culture;
heritage education;
city;
Área(s) do CNPq: arqueologia histórica
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: LIMA JÚNIOR, José Carvalho. Educar pela cidade: a educação patrimonial como estratégia didático- metodológica para o ensino de História em Brejo, Maranhão. 2023.141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4694
Data de defesa: 5-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSECARVALHOJUNIOR.pdfDissertação de Mestrado4,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.