Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4684
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estratégias e desafios no ensino e aprendizagem de matemática no contexto do ensino remoto emergencial |
Título(s) alternativo(s): | Strategies and challenges in teaching and learning mathematics in the context of emergency remote education |
Autor: | DOURADO, Moisés Rêgo |
Primeiro orientador: | SOUZA, Valeska Martins de |
Primeiro membro da banca: | SOUZA, Valeska Martins de |
Segundo membro da banca: | SILVA, Antônio José da |
Terceiro membro da banca: | BRANDÃO, Raimundo José Barbosa |
Resumo: | A crise sanitária da Covid-19 no Brasil e no mundo trouxe grandes desafios para a humanidade. Na educação básica não foi diferente, pois o processo de ensino e aprendizagem passou por inéditas e significativas transformações, surgindo assim necessidades naturais para discentes e docentes conhecerem, analisarem, descreverem e estudarem as ações metodológicas durante o período de implantação do Ensino Remoto Emergencial. Dessa forma, são discutidos conceitos e metodologias no ensino remoto, com objetivos de subsidiar e qualificar as práticas pedagógicas adotadas, para assim desenvolver as atividades não presenciais. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em livros, artigos científicos, documentos oficiais, notas técnicas, bem como dados obtidos nos planos de aula e relatórios elaborados pelo professor que desenvolveu as atividades remotas. Finalmente, os dados aqui analisados são frutos de práticas pedagógicas adotadas em turmas do 9° ano do ensino fundamental II na disciplina de Matemática, e os resultados revelam que o ensino remoto é um grande desafio para a atual prática pedagógica, que exige novas metodologias de ensino, as quais o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação é imprescindível, modelando o papel do professor e do aluno, ressignificando os conceitos e práticas do ensino e aprendizagem. Nesse sentido, conclui-se com o presente trabalho que novos caminhos direcionam para a permanência do ensino remoto e de suas metodologias, mesmo com a volta das aulas presenciais. |
Abstract: | The health crisis caused by the COVID-19 pandemic in Brazil and the world has brought critical challenges for humanity. Regarding Basic Education, it was no different, as the teaching and learning process underwent unprecedented and significant transformations, thus emerging natural needs for students and teachers to know, analyze, describe and study methodological actions during the period of implementation of Emergency Remote Education. In this way, concepts and methodologies about remote education are discussed to support and qualify the pedagogical practices adopted to develop non-face-to-face activities. For this purpose, we used bibliographic and documentary research in books, scientific articles, official documents, technical notes, and data obtained from the lesson plans and reports prepared by the teacher who developed the remote activities. Finally, the data analyzed are the result of pedagogical practices adopted in Mathematics classes of the 9th grade (last year of middle school in Brazil). The results reveal that remote teaching is a real challenge for the current pedagogical practice, demanding new teaching methodologies in which the use of digital information and communication technology is essential, modeling the role of the teacher and the student, and resignifying the concepts and practices of teaching and learning. In conclusion, the present work demonstrates that new paths lead to the permanence of remote teaching and its methodologies, even with the return of face-to-face classes. |
Palavras-chave: | ensino de matemática; pandemia; ensino remoto; tecnologias digitais; prática pedagógica. mathematics teaching; pandemic; remote teaching; digital technologies; pedagogical practice. |
Área(s) do CNPq: | Matemática Ensino-Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL/CCET |
Citação: | DOURADO, Moisés Rêgo. Estratégias e desafios no ensino e aprendizagem de matemática no contexto do ensino remoto emergencial. 2022. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Matemática em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4684 |
Data de defesa: | 13-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MOISÉSRÊGODOURADO.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.