Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4683
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como sistema de classificação e estigmatização em instituições escolares de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) as a classification and stigmatization system in school institutions in São Luís - MA
Autor: DUTRA, Suzenny Nascimento 
Primeiro orientador: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Primeiro membro da banca: CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de
Segundo membro da banca: QUEIROZ, José Benevides
Terceiro membro da banca: PEREIRA, Jesus Marmanillo
Resumo: Este trabalho busca analisar de um ponto de vista histórico social se o processo de classificação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) contribui para que o transtorno seja visto como uma categoria de estigmatização dentro do contexto educacional. Ou seja, buscamos compreender e explicar como o transtorno é reconhecido dentro das instituições escolares e como estas contribuem para o processo de classificação de determinados atores sociais como tendo o transtorno. Esta análise se situa na perspectiva de uma sociologia do desvio e uma sociologia das instituições (totais) e, nesse sentido, são mobilizadas duas categorias analíticas, a saber estigma/desvio do Howard Becker e “instituição total” do Erving Goffman. Como campo empírico escolhemos duas escolas: “Nova Geração”, uma escola que oferta uma educação de modelo integral e técnico, que é da rede pública estadual de ensino e fica localizada no Centro da cidade de São Luís-MA. E a escola “Universo Jovem”, localizada no bairro do Cohatrac, também em São Luís, da rede municipal pública de ensino. Para a construção dos dados empíricos da pesquisa foram mobilizadas, a observação direta, acompanhada de entrevistas semiestruturadas com atores institucionais, responsáveis/famílias e alunos.
Abstract: This paper seeks to analyze from a social historical point of view whether the process of classification of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) contributes to the disorder being seen as a category of stigmatization within the educational context. That is, we seek to understand and explain how the disorder is recognized within school institutions and how these contribute to the process of classifying certain social actors as having the disorder. This analysis is situated in the perspective of a sociology of deviation and a sociology of institutions (totals) and, in this sense, two analytical categories are mobilized, namely stigma/ deviation of Howard Becker and "total institution" of Erving Goffman. As an empirical field we chose two schools: "New Generation", a school that offers an integral and technical model education, which is the state public school network and is located in the city center of São Luís-MA. And the school "Young Universe", located in the neighborhood of Cohatrac, also in São Luís, the municipal public school system. For the construction of the empirical data of the research were mobilized, direct observation, accompanied by semi-structured interviews with institutional actors, parents/families and students.
Palavras-chave: TDAH;
Instituições escolares;
desvio;
estigma;
Instituições Totais.
ADHD;
Educational institutions;
deviation;
stigma;
Total Institutions.
Área(s) do CNPq: Sociologia do Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: DUTRA, Suzenny Nascimento. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como sistema de classificação e estigmatização em instituições escolares de São Luís – MA. 2022. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4683
Data de defesa: 24-Nov-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUZENNYNASCIMENTODUTRA.pdfDissertação de Mestrado892,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.