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Tipo do documento: Dissertação
Título: CHATBOT PARA BIBLIOTECAS: Um assistente virtual para tirar dúvidas relacionadas à Lei de Direito Autoral
Título(s) alternativo(s): CHATBOT FOR LIBRARIES: A virtual assistant to answer questions related to Copyright Law
Autor: SANTOS, Gracelynne Oliveira 
Primeiro orientador: BANDEIRA, Maria da Glória Almeida
Primeiro coorientador: SOUZA, Bruno Feres de
Primeiro membro da banca: BANDEIRA, Maria da Glória Almeida
Segundo membro da banca: LOBATO, Fábio Manoel França
Terceiro membro da banca: SILVA, Rodrigo Otavio Cruz e
Resumo: A Lei nº 9.610/98, relacionada ao direito autoral no Brasil é extensa e, ao longo dos seus 115 artigos, protege as obras intelectuais literárias, científicas, artísticas e musicais, exteriorizadas por qualquer meio. As bibliotecas, mediante seu papel social de democratizar e disseminar informações à comunidade que servem, disponibilizam diferentes obras protegidas pela Lei de Direito Autoral, mas não têm o controle de conferir se os usuários infringem esta Lei quando utilizam os materiais informacionais emprestados. O objetivo deste trabalho foi oferecer uma solução tecnológica para ajudar os usuários a tirarem dúvidas relacionadas à temática dos direitos autorais. Assim, foi desenvolvido um chatbot que responde a perguntas baseadas na Lei dos Direitos Autorais. Este programa de computador atende uma demanda das bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e estará disponível na página oficial da Diretoria Integrada de Bibliotecas (DIB). Adotou-se na metodologia deste trabalho a pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, ela é de natureza exploratória prescritiva. Para melhor aprofundamento das pesquisas relacionadas a este trabalho, foi delineado o histórico das bibliotecas, dos direitos autorais e do chatbot, pois só assim seria possível entender a relevância de apresentar um programa de computador que possibilitasse o aprofundamento dessa Lei. Realizou-se um estudo prospectivo com o objetivo de identificar programas de computador que tivessem semelhança com o chatbot proposto nesta pesquisa. Foram recuperados 139 certificados de programas de computador na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os programas foram classificados de acordo com as tabelas de Campo de Aplicação, Tipo de Programa e Categoria. Também foi utilizada a ferramenta tecnológica Capterra para a busca de anterioridade. Por meio dessa ferramenta, foram recuperados 119 programas de computadores, classificados de acordo com o filtro “recurso”. Após análise das informações recuperadas na base do programa de computador do INPI e da ferramenta tecnológica Capterra, não foram identificados programas de computador que tivessem semelhança com o chatbot relacionado à Lei de Direitos Autorais.
Abstract: Law 9.610/98, related to copyright in Brazil, is extensive and, throughout its 115 articles, protects literary, scientific, artistic and musical intellectual works, externalized by any means. Libraries, through their social role of democratizing and disseminating information to the community they serve, make available different works protected by the Copyright Law, but they do not have the control to check whether users infringe this Law when using borrowed informational materials. The objective of this work is to offer a technological solution to help users to solve doubts related to copyright issues. Thus, a chatbot will be developed that will answer questions based on the Copyright Law. This computer program corresponds to a demand from the libraries of the Federal University of Maranhão (UFMA) and will be available on the official page of the Integrated Directorate of Libraries (DIB). Applied research with a qualitative approach was adopted in the methodology of this work and, as for the objectives, it will be of a prescriptive exploratory nature. For a better deepening of the research related to this work, the history of libraries, copyrights and the chatbot was outlined, because only then would it be possible to understand the relevance of presenting a computer program that would allow the deepening of this Law. A prospective study was carried out with the objective of identifying computer programs that were similar to the chatbot proposed in this research. 139 certificates of computer programs were retrieved from the National Institute of Industrial Property (INPI) database. The programs were classified according to the Field of Application, Type of Program and Category tables. The technological tool Capterra was also used to search for prior art. Through this tool, 119 computer programs were retrieved, classified according to the “resource” filter. After analyzing the information retrieved from the INPI computer program base and the Capterra technological tool, no computer programs that had similarity with the chatbot related to the Copyright Law were identified.
Palavras-chave: biblioteca;
chatbot;
direito autoral;
assistente virtual
chatbot;
copyright;
library;
virtual assistant
Área(s) do CNPq: Processos de Disseminação da Informação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO
Citação: SANTOS, Gracelynne Oliveira. Chatbot para bibliotecas: Um assistente virtual para tirar dúvidas relacionadas à Lei de Direito Autoral. 2023. 122 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4659
Data de defesa: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO

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