Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4652
Tipo do documento: Dissertação
Título: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Uma Revisão Sistemática da Literatura com vistas a concepção de um e-book didático
Título(s) alternativo(s): PROJECT-BASED LEARNING IN HIGHER EDUCATION: A Systematic Literature Review with a view to designing a didactic e-book
Autor: CERQUEIRA, Carlos Guilherme Moraes 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: CERUTTI, Elisabete
Resumo: O trabalho de pesquisa se desenvolve por meio de uma análise do tipo revisão sistemática da literatura, que consiste em fazer o levantamento de produções científicas, neste caso, dissertações de mestrado e teses de doutorado, em língua portuguesa, no período de 2017 a 2021, sobre experiências empíricas com temática da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino superior. Esta metodologia consiste em trazer para a sala de aula a proposição de projetos da vida real, situações em que o aluno irá encontrar no seu dia a dia e que desenvolva as competências e habilidades necessárias para sua resolução. Em suma, trabalha com o que o aluno já sabe, o que está aprendendo e o que vai aprender por meio de um projeto idealizado, planejado e executado em sala de aula. Foram analisadas 144 produções científicas coletadas entre os meses de março e abril de 2022, nos repositórios de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RECAAP). Neste estudo de revisão sistemática, tivemos como objetivo levantar os seguintes resultados: os pontos negativos e positivos na aplicação da metodologia ABP, a avaliação da metodologia pelos professores e as possíveis tecnologias utilizadas. O procedimento de análise fez a coleta dos seguintes dados das obras: autor, ano, instituição, título, palavras-chave, natureza do trabalho, tipo de pesquisa, descrição, participantes, resultados obtidos, dificuldades, metodologia, avaliação, tipo de projeto adotado. Em seguida, esses dados foram analisados seguindo as questões orientadoras: Quais os resultados obtidos? Qual a avaliação empregada pelo professor? Quais os pontos positivos e negativos? Qual a tecnologia adotada? Após reunir os dados, utilizou-se o aplicativo Voyant Tools para a realização da metanálise do corpus da pesquisa a fim de identificar padrões estatísticos relevantes. Ao final da pesquisa, realizou-se uma compilação dos principais recursos e boas práticas na implantação da metodologia materializados num e-book entregue como produto da pesquisa.
Abstract: The research work is carried out through a systematic literature review type analysis, which consists of surveying scientific productions in this case, master's dissertations and doctoral theses, in Portuguese, in the period from 2017 to 2021 on experiences empirical studies with the theme of Project-Based Learning (PBL) in higher education. This methodology consists of bringing to the classroom the proposition of real life projects, situations that the student will encounter in their daily lives and that they will develop the skills and abilities necessary for their resolution. In short, it works with what the student already knows, what he is learning and what he will learn through a project idealized, planned and executed in the classroom. We analyzed 144 scientific productions collected between March and April 2022, in theses and dissertations repositories: Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Open Access Scientific Repository of Portugal (RECAAP). In this systematic review study, we aimed to raise the following results: the negative and positive points in the application of the PBL methodology, the evaluation of teachers and the possible technologies used. The analysis procedure collected the following data from the works: author, year, institution, title, keywords, nature of the work, type of research, description, participants, results obtained, difficulties, methodology, evaluation, type of project adopted . Then these data were analyzed following the guiding questions: What were the results obtained? What is the evaluation used by the teacher? What are the positives and negatives? What technology is adopted? After gathering the data, the Voyant Tools application was used to perform a meta analysis of the research corpus in order to identify relevant statistical patterns. At the end of the research, a compilation of the main resources and good practices in the implementation of the methodology materialized in an e-book delivered as a research product.
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Projetos;
Metodologias ativas;
Revisão Sistemática;
E-book
Project-based learning;
Active methodologies;
Systematic Review;
E-book
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: CERQUEIRA, Carlos Guilherme Moraes. Aprendizagem baseada em projetos na educação superior : Uma Revisão Sistemática da Literatura com vistas a concepção de um e-book didático. 2023. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4652
Data de defesa: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS_GUILHERME_MORAES_CERQUEIRAvec.pdfDissertação de Mestrado47,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.