Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, André Felipe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4836834610629390por
dc.contributor.advisor1CARNEIRO, Monica Fontenelle-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.contributor.referee1CARNEIRO, Monica Fontenelle-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170689209803775por
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Lúcia Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800306677912442por
dc.contributor.referee3RIBEIRO, Mariana Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6947210893942538por
dc.date.accessioned2023-04-18T15:19:43Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationRIBEIRO, André Felipe. Posições-sujeito na escrita de língua inglesa como língua adicional: os discursos do período pandêmico. 2023. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4649-
dc.description.resumoA escrita de língua adicional demanda do indivíduo uma organização dos seus conhecimentos linguísticos com a finalidade de interagir socialmente. Nesse processo, no entanto, o escritor não somente se comunica pela escrita, mas se “inscreve” em posições nas quais se coloca como sujeito de modo que, a partir dessa “inscrição inconsciente”, é possível analisar um fazer-funcionar discursivo. Com base nessa discussão, essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar como funcionam os discursos das posições-sujeito nas condições da pandemia de COVID-19 materializados em enunciados em escrita digital por estudantes de nível avançado de língua inglesa como língua adicional. A metodologia da pesquisa consirtiu na coleta e análise de respostas dadas a uma atividade do livro SUMMIT 1A por estudantes de Inglês do nível avançado do curso de extensão “Núcleo de Cultura Linguística” vinculado à Universidade Federal do Maranhão. Inicialmente, fizemos uma abordagem sobre a categoria sujeito até chegarmos a como esta é entendida pela Análise do Discurso de linha francesa. Em seguida, fundamentamos a discussão com base nas modalidades linguísticas (CULIOLI, 1978; LE QUERLER, 1996; NEVES, 2006; FUCHS, 1984), na noção de formulações imaginárias (PÊCHEUX, 1969) e na análise enunciativa de Foucault (2008), especificamente no que se refere à descrição enunciativa na obra “Arqueologia do Saber”. Outrossim, abordamos a escrita na forma do digital, fazendo referência à digitalidade do discurso (DIAS, 2016) no contexto pandêmico. Posteriormente, fizemos a descrição metodológica, detalhando as etapas da pesquisa: sobre a coleta do material, o projeto de extensão e os motivos pela escolha do nível avançado do curso de Inglês. Após, descrevemos os critérios para a seleção dos enunciados do nosso corpus, que levaram em conta os discursos que circularam sob as condições da pandemia; o material didático (SUMMIT 1A), cuja terceira edição é de 2017; e a atividade respondida pelos estudantes, proveniente do Workbook da edição do livro. Logo depois, fizemos as análises do corpus, iniciando pela descrição das modalidades linguísticas – assertóricas, epistêmicas, apreciativas e intersubjetivas – dos enunciados em vista da situação de enunciação da pandemia. Em seguida, fizemos uma abordagem dos enunciados a partir das noções de Raridade, Exterioridade e Acúmulo propostas por Foucault (2008) na descrição dos enunciados da sua obra “A Arqueologia do Saber”. Adiante, fizemos uma descrição dos discursos em funcionamento nos enunciado, bem como suas posições-sujeito projetadas na escrita de língua inglesa. Os resultados das análises descrevem e demonstram que os enunciados (re)produzidos na escrita dos estudantes evocam, no eixo interdiscursivo, discursos negacionistas sobre a vacinação contra COVID-19, sobre a questão climática e ambiental, sobre o uso de máscara e sobre a esfericidade da terra, que projetam posições- sujeito igualmente negacionistas, ao passo que observamos posições-sujeito defensoras da vacinação e da ciência nas quais o funcionamento desses discursos guia as escolhas linguísticas feitas no processo de escrita, modalizando seus enunciados e, portanto, atingindo e fazendo parte da escrita da língua inglesa como língua adicional.por
dc.description.abstractThe writing of additional language demands from the individual an organization of his linguistic knowledge in order to interact socially. In this process, however, the writer not only communicates through writing, but “inscribes” himself in positions in which he places himself as a subject so that, from this “unconscious inscription”, it is possible to analyze a discursive functioning. Based on this discussion, this research, of a qualitative nature, aimed to analyze how the discourses of subject positions work in the conditions of the COVID-19 pandemic materialized in enunciates in digital writing by students of advanced level of English as an additional language. The research methodology consisted of collecting and analyzing responses given to an activity in the SUMMIT 1A book by English students at the advanced level of the extension course “Núcleo de Cultura Linguística” linked to the Federal University of Maranhão. Initially, we made an approach on the subject category until we reached how it is understood by the French Discourse Analysis. Then, we base the discussion based on linguistic modalities (CULIOLI, 1978; LE QUERLER, 1996; NEVES, 2006; FUCHS, 1984), on the notion of imaginary formulations (PÊCHEUX, 1969) and on the enunciative analysis of Foucault (2008), specifically with regard to the enunciative description in the work “Arqueologia do Saber”. Furthermore, we approach writing in the digital form, referring to the discourse digitality (DIAS, 2016) in the pandemic context. Subsequently, we made a methodological description, detailing the stages of the research: on the collection of material, the extension project and the reasons for choosing the advanced level of the English course. Afterwards, we describe the criteria for selecting the statements in our corpus, which took into account the discourses that circulated under the conditions of the pandemic; the school material (SUMMIT 1A), whose third edition is from 2017; and the activity answered by the students, coming from the Workbook of the book edition. Soon after, we analyzed the corpus, starting with the description of the linguistic modalities – assertoric, epistemic, appreciative and intersubjective – of the enunciates in view of the enunciative situation of the pandemic. Then, we approach the enunciates from the notions of Rarity, Exteriority and Accumulation proposed by Foucault (2008) in the enunciative description in his work “The Archeology of Knowledge”. Further on, we made a description of the discourses understood in the corpus, as well as their projected subject positions in English language writing. The results of the analyzes described and demonstrated that the enunciations (re)produced in the students' writing brings out denialist discourses interdiscursively about vaccination against COVID-19, about climate and environmental issues, about wearing mask and even about sphericity of the earth, which project equally negationist subject positions, while we observe subject positions defending vaccination and science in which the functioning of these discourses guides the linguistic choices made in the writing process, modalizing their statements and, therefore, reaching and taking part of the writing of English language as an additional language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-04-18T15:19:43Z No. of bitstreams: 1 ANDRÉFELIPERIBEIRO.pdf: 1673227 bytes, checksum: e8cd825605450345ab79845a2d205cc1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-18T15:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRÉFELIPERIBEIRO.pdf: 1673227 bytes, checksum: e8cd825605450345ab79845a2d205cc1 (MD5) Previous issue date: 2023-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectposições-sujeito;por
dc.subjectlíngua Inglesa;por
dc.subjectdiscurso;por
dc.subjectpandemia;por
dc.subjectenunciado.por
dc.subjectsubject positions;eng
dc.subjectenglish language;eng
dc.subjectdiscourse;eng
dc.subjectpandemic;eng
dc.subjectenunciation.eng
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titlePosições-sujeito na escrita de língua inglesa como língua adicional: os discursos do período pandêmicopor
dc.title.alternativeSubject-Positions in the writing of English as an additional language: the discourses of the pandemic periodeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉFELIPERIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.