Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | PEREIRA FILHO, Domingos de Jesus Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9779086424915416 | por |
dc.contributor.advisor1 | ZORZAL, Ricieri Carlini | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3267683322470733 | por |
dc.contributor.referee1 | ZORZAL, Ricieri Carlini | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3267683322470733 | por |
dc.contributor.referee2 | FREITAS, Flávio Luiz de Castro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128304906555701 | por |
dc.contributor.referee3 | MARTINS, Índia Mara | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0511866086660009 | por |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T13:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA FILHO, Domingos de Jesus Costa. Hitler IIIº Mundo: Reinvenções de imagens malditas. 2023. 88 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4632 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa objetiva explicitar o processo de virtualização através e com a prática artística da reinvenção de alguns blocos de imagens do filme Hitler IIIº Mundo, levando em consideração seu contexto de ditadura militar e dialogando com obras bibliográficas, a fim de apresentar um instrumento de reflexão e atualização. Para isso, primeiro busca relacionar o processo de repressão social no contexto histórico brasileiro da ditadura militar com o movimento de resistência do cinema marginal da década de 70, depois explora a concepção estética do filme Hitler III º Mundo e por fim examina potência de virtualização das Reinvenções de Imagens Malditas. Para explorar o processo de virtualização desse filme, buscamos conceitos chaves como o conceito de virtualização de Lévy (1996); o belo dionisíaco de Nietzsche (1992); conceito de crueldade no cinema de Artaud (2006) e Deleuze (2018). Para isso, esta pesquisa tem o caráter exploratório, descritivo e criativo, com modelo teórico pós-estruturalista, interdisciplinar e de abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e artística. Dialogando com o método cartográfico, utiliza-se o método artístico pensado por Borgdorff (2012) em que, além da pesquisa ser sobre e na arte, seu processo criativo é o caminho para chegar ao resultado da pesquisa. Além do filme RIM temos como resultado a construção de uma “máquina de guerra nômade", que é a própria dissertação. | por |
dc.description.abstract | This research aims to explain the virtualization process through and with the artistic practice of reinventing some blocks of images from the movie Hitler IIIº Mundo, taking into account its context of military dictatorship and dialoguing with bibliographical works, in order to present an instrument of reflection and update. For this, it first seeks to relate the process of social repression in the Brazilian historical context of the military dictatorship with the resistance movement of marginal cinema in the 70s, then explores the aesthetic conception of the film Hitler III º Mundo and finally examines the power of virtualization of the Reinventions of Cursed Images. In order to explore the virtualization process of this film, we looked for key concepts such as Lévy's concept of virtualization (1996); Nietzsche's beautiful Dionysian (1992); concept of cruelty in the cinema of Artaud (2006) and Deleuze (2018). For this, this research has an exploratory, descriptive and creative character, with a post-structuralist, interdisciplinary theoretical model and a qualitative approach, using bibliographical, documentary and artistic research. Dialoguing with the cartographic method, the artistic method thought by Borgdorff (2012) is used in which, in addition to research being about and in art, its creative process is the way to reach the research result. In addition to the film RIM, we have as a result the construction of a "nomadic war machine", which is the dissertation itself. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-04-11T13:09:25Z No. of bitstreams: 1 DomingosdeJesusPereiraCostaFilho.pdf: 39131449 bytes, checksum: 9f67b672d3d421351ebd9afa388ff75a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-11T13:09:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DomingosdeJesusPereiraCostaFilho.pdf: 39131449 bytes, checksum: 9f67b672d3d421351ebd9afa388ff75a (MD5) Previous issue date: 2023-02-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MÚSICA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema Invenção; | por |
dc.subject | Hiltler IIIº Mundo; | por |
dc.subject | Virtualização; | por |
dc.subject | Crueldade; | por |
dc.subject | Dionisíaco | por |
dc.subject | Cinema Invention; | eng |
dc.subject | Hiltler IIIº Mundo; | eng |
dc.subject | Virtualization; | eng |
dc.subject | Cruelty; | eng |
dc.subject | Dionysian | eng |
dc.subject.cnpq | Cinema | por |
dc.title | HITLER IIIº MUNDO: reinvenções de imagens malditas | por |
dc.title.alternative | HITLER IIIth WORLD: Reinventions of Damned Images | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DomingosdeJesusPereiraCostaFilho.pdf | Dissertação de Mestrado | 38,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.