Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Janaina Teles Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9321502845468630por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee1MELO, Hilce Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2548329454257402por
dc.contributor.referee2CHAHINI, Thelma Helena Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061880434989954por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.date.accessioned2023-04-11T12:37:15Z-
dc.date.issued2016-12-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Janaina Teles Pereira. A gestão escolar na construção de uma escola inclusiva: fundamentos e práticas na rede de ensino municipal de São Luís/MA. 2016. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4631-
dc.description.resumoO paradigma inclusivo situou a escola num processo de mudanças para a promoção do acesso ao conhecimento sistematizado àqueles que foram alijados desse ambiente, em especial pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou com altas habilidades/superdotação, público-alvo da Educação Especial conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008. Enfoca-se nesse processo a atuação do gestor escolar ao articular saberes e prática concernentes à construção de uma escola que contemple a diversidade de seu alunado promovendo a aprendizagem. A discussão teórica deste estudo, resgata historicamente os principais paradigmas que na atualidade permeia(ram) tanto a educação especial como a gestão escolar influenciando nas políticas públicas de ambas as áreas em interlocução. Objetiva-se conhecer as práticas e concepções de gestão escolar na rede municipal de ensino de São Luís a partir de 2008, analisando-se como estas têm possibilitado (ou não) a efetivação das políticas de inclusão aos estudantes público-alvo da educação especial, e, especificamente: identificam-se as concepções de deficiência e de inclusão implícitas e explícitas para o gestor escolar ao corresponder às demandas pedagógicas dos estudantes com deficiência; apontam-se implicações de ordem administrativa, política e pedagógica que permeiam a gestão de escolas para a inclusão de estudantes com deficiência; analisam-se os saberes e fazeres da gestão implementada na escola e sua contribuição (ou não) para a efetivação da inclusão dos estudantes com deficiência através do Projeto Político Pedagógico - PPP; verificam-se aspectos concordantes e discordantes da gestão escolar da rede municipal de São Luís com a atual política de educação especial. A pesquisa é de abordagem qualitativa-quantitativa, consiste em estudo exploratório e descritivo desenvolvido com 13 gestores (geral e adjuntos) de 07 escolas da rede municipal de São Luís/MA atuantes no recorte entre 2008 e 2015. Para coleta de dados utilizou se de entrevista semiestruturada e análise documental do PPP. Os dados foram interpretados à luz da análise de conteúdo, organizados em categorias para melhor clareza da discussão. Os resultados apontam um processo de aquisição de uma concepção inclusiva, com ranços da integração permeando o conjunto ideológico dos gestores escolares.por
dc.description.abstractThe inclusive paradigm placed the school in a process of changes to promote access to systematized knowledge for those who were excluded from this environment, especially people with disabilities, global developmental disorders and / or with high skills / giftedness, target audience of Special Education according to the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective of 2008. In this process, the role of the school manager in articulating knowledge and practice concerning the construction of a school that contemplates the diversity of its students promoting learning is focused on this process. The theoretical discussion of this study, historically rescues the main paradigms that currently permeate (ram) both special education and school management influencing public policies in both areas in dialogue. The objective is to learn about school management practices and concepts in the São Luís municipal education system as of 2008, analyzing how these have enabled (or not) the implementation of inclusion policies for students targeting special education, and, specifically: the implicit and explicit conceptions of disability and inclusion for the school manager are identified when corresponding to the pedagogical demands of students with disabilities; administrative, political and pedagogical implications that permeate school management for the inclusion of students with disabilities are pointed out; the knowledge and practices of the management implemented in the school and their contribution (or not) to the effective inclusion of students with disabilities through the Political Pedagogical Project - PPP are analyzed; there are concordant and discordant aspects of school management in the São Luís municipal network with the current special education policy. The research has a qualitative-quantitative approach, consists of an exploratory and descriptive study developed with 13 managers (general and deputy) from 07 schools in the municipal network of São Luís / MA active in the period between 2008 and 2015. For data collection, we used semi-structured interview and document analysis of the PPP. The data were interpreted in the light of content analysis, organized into categories for better clarity of the discussion. The results point to a process of acquiring an inclusive conception, with stems of integration permeating the ideological set of school managers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-04-11T12:37:15Z No. of bitstreams: 1 JANAINASANTOS.pdf: 886098 bytes, checksum: 369564df72ed99e9a8f9ad5ab2d73df3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-11T12:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANAINASANTOS.pdf: 886098 bytes, checksum: 369564df72ed99e9a8f9ad5ab2d73df3 (MD5) Previous issue date: 2016-12-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação especial;por
dc.subjectgestão escolar;por
dc.subjectpolíticas educacionais;por
dc.subjectspecial education;eng
dc.subjectschool management;eng
dc.subjecteducational policies.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleA gestão escolar na construção de uma escola inclusiva: fundamentos e práticas na rede de ensino municipal de São Luís/MApor
dc.title.alternativeSchool management in the construction of an inclusive school: fundamentals and practices in the municipal education network of São Luís/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANAINASANTOS.pdfDissertação de Mestrado865,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.