Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPAIVA, Juan Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4704340488360232por
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee1BOTTENTUT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee2WUNSCH, Luana Priscila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0587330097059471por
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2023-04-06T03:27:41Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationPAIVA, Juan Magalhães. Metodologia analítica inov-ativa: o uso da mineração de dados na avaliação do interesse do aluno e seus efeitos em um curso MOOC. 2023. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4628-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender como a mineração de dados, sendo uma metodologia analítica ino-vativa, pode ser usada para promover estratégias pedagógicas, a fim de minimizar a evasão e favorecer a permanência de alunos inscritos em um MOOC (Massive Online Open Course), a partir de seus interesses iniciais. Optou-se por um estudo de caso de maneira observacional, adotando uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratória e descritiva para coletar dados e analisar o evento em um curso MOOC ofertado pela UNA-SUS/UFMA, intitulado: Atenção à saúde das mulheres com deficiência. Foi analisado 289 inscritos durante 6 meses de oferta do curso. Os resultados indicaram que o engajamento e o padrão de comportamento dos cursistas podem estar associados aos seus interesses e motivos introdutórios, assim como, são discutidas as intervenções estratégicas personalizadas que foram realizadas para promoção da performance na trajetória formativa. Acredita-se que a pesquisa contribuirá para ressignificação de estratégias pedagógicas, bem como oferecer novas reflexões a serem construídas no contexto da evasão e de dados estatísticos que influenciam o sucesso de um MOOC, assim como, num contexto socioeducativo.por
dc.description.abstractThis study aims understanding how data mining, being an innovative analytical methodology, can be used to promote pedagogical strategies in order to minimize evasion and provide permanency on students enrolled in a MOOC (Massive Online Open Course), based on their initial interests. An observational case study is applied by adopting a qualitative methodological approach of an exploratory and descriptive nature to collect data and analyze the event under study of a MOOC course offered by UNA-SUS/UFMA, entitled: Health care for women with disabilities. A total of 289 applicants were analyzed during the course's 6- month offer. The results indicated that the engagement and behavior pattern of the course participants may be associated with their interests and introductory motives, as well as discussing the personalized strategic interventions that were carried out to promote performance in the formative trajectory. It is believed that the research will contribute to the re-signification of pedagogical strategies as well as offering new reflections regarding to evasion and statistical data that influence the success of a MOOC, as well as, in a socioeducational context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-04-06T03:27:39Z No. of bitstreams: 1 JUAN_PAIVA.pdf: 4702806 bytes, checksum: 6047bdcefc53aaf933c15114a9f57653 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T03:27:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JUAN_PAIVA.pdf: 4702806 bytes, checksum: 6047bdcefc53aaf933c15114a9f57653 (MD5) Previous issue date: 2023-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectavaliação de interesse;por
dc.subjectmetodologia analítica inov-ativa;por
dc.subjectmineração de dados;por
dc.subjectMOOC;por
dc.subjectpercepção do aluno;por
dc.subjectdata mining;eng
dc.subjectinterest assessment;eng
dc.subjectinnovative analytical methodology;eng
dc.subjectMOOC;eng
dc.subjectstudent perception.eng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleMetodologia analítica inov-ativa: o uso da mineração de dados na avaliação do interesse do aluno e seus efeitos em um curso MOOCpor
dc.title.alternativeInnovative analytical methodology: the use of data mining in the evaluation of student interest and its effects in a MOOC courseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUAN_PAIVA.pdfDissertação de Mestrado4,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.