Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4628
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologia analítica inov-ativa: o uso da mineração de dados na avaliação do interesse do aluno e seus efeitos em um curso MOOC
Título(s) alternativo(s): Innovative analytical methodology: the use of data mining in the evaluation of student interest and its effects in a MOOC course
Autor: PAIVA, Juan Magalhães 
Primeiro orientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: BOTTENTUT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como a mineração de dados, sendo uma metodologia analítica ino-vativa, pode ser usada para promover estratégias pedagógicas, a fim de minimizar a evasão e favorecer a permanência de alunos inscritos em um MOOC (Massive Online Open Course), a partir de seus interesses iniciais. Optou-se por um estudo de caso de maneira observacional, adotando uma abordagem metodológica qualitativa de caráter exploratória e descritiva para coletar dados e analisar o evento em um curso MOOC ofertado pela UNA-SUS/UFMA, intitulado: Atenção à saúde das mulheres com deficiência. Foi analisado 289 inscritos durante 6 meses de oferta do curso. Os resultados indicaram que o engajamento e o padrão de comportamento dos cursistas podem estar associados aos seus interesses e motivos introdutórios, assim como, são discutidas as intervenções estratégicas personalizadas que foram realizadas para promoção da performance na trajetória formativa. Acredita-se que a pesquisa contribuirá para ressignificação de estratégias pedagógicas, bem como oferecer novas reflexões a serem construídas no contexto da evasão e de dados estatísticos que influenciam o sucesso de um MOOC, assim como, num contexto socioeducativo.
Abstract: This study aims understanding how data mining, being an innovative analytical methodology, can be used to promote pedagogical strategies in order to minimize evasion and provide permanency on students enrolled in a MOOC (Massive Online Open Course), based on their initial interests. An observational case study is applied by adopting a qualitative methodological approach of an exploratory and descriptive nature to collect data and analyze the event under study of a MOOC course offered by UNA-SUS/UFMA, entitled: Health care for women with disabilities. A total of 289 applicants were analyzed during the course's 6- month offer. The results indicated that the engagement and behavior pattern of the course participants may be associated with their interests and introductory motives, as well as discussing the personalized strategic interventions that were carried out to promote performance in the formative trajectory. It is believed that the research will contribute to the re-signification of pedagogical strategies as well as offering new reflections regarding to evasion and statistical data that influence the success of a MOOC, as well as, in a socioeducational context.
Palavras-chave: avaliação de interesse;
metodologia analítica inov-ativa;
mineração de dados;
MOOC;
percepção do aluno;
data mining;
interest assessment;
innovative analytical methodology;
MOOC;
student perception.
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: PAIVA, Juan Magalhães. Metodologia analítica inov-ativa: o uso da mineração de dados na avaliação do interesse do aluno e seus efeitos em um curso MOOC. 2023. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4628
Data de defesa: 15-Mar-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUAN_PAIVA.pdfDissertação de Mestrado4,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.