Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Simone França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8267305262024283por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Marcia Manir Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee3BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee4MARTINS, Ana Patrícia Sá-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2681466182017831por
dc.date.accessioned2023-04-04T13:47:38Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Simone França. Multiletramentos no ensino da língua inglesa: narrativas implicadas de uma professora pesquisadora no ensino remoto emergencial. 2023. 103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4623-
dc.description.resumoÉ inevitável compreender que o mundo contemporâneo mudou e a forma de se comunicar também foi alterada. Com isso, a sociedade passou a exigir cada vez mais alunos críticos e protagonistas do seu aprendizado. Outra exigência foi a de tornar a língua inglesa essencial e obrigatória no Ensino Médio para que os alunos se tornem cidadãos do mundo. Diante do desafio da língua inglesa em exercer essa cidadania e ampliar suas possibilidades de interação social nos mais diversos contextos a partir de uma aprendizagem multiletrada, como frisa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nossa problemática foi estruturada. Parte-se então da seguinte questão. De que maneira o Ensino Remoto contribuiu com a aprendizagem da língua inglesa a partir dos multiletramentos? O Ensino Remoto emergencial veio como uma necessidade imposta pelo isolamento social devido à pandemia do coronavírus e muitos foram os desafios. Seja no ensino presencial ou remoto, existe a necessidade de aulas interativas e significativas partindo da proposta dos multiletramentos e não mais aulas tradicionais que visam apenas à tradução ou ao ensino gramatical descontextualizado. Sob uma abordagem qualitativa o cenário dessa pesquisa foi desenvolvido durante o Ensino Remoto emergencial e envolveu um árduo processo de reflexão sobre práticas pedagógicas realizadas na língua inglesa. Assim sendo, nosso objetivo geral é demonstrar práticas multiletradas na língua inglesa realizadas pela docente sob a lente de um memorial como instrumento de reflexão. Quanto aos procedimentos técnicos utilizados é uma pesquisa bibliográfica e de história de vida que nos remete a uma pesquisa formação com os docentes da língua. Os resultados apontam que a efetivação dos multiletramentos nas aulas de Língua Inglesa foram essenciais para uma aprendizagem significativa no Ensino Remoto Emergencial, e a prática de textos multimodais deve permanecer no ensino presencial, bem como pesquisas com essa temática.por
dc.description.abstractIt is inevitable to understand that the contemporary world has changed and the way of communicating has also changed. Therefore, the society started to require increasingly critical students and protagonists of their learning. Another requirement was to make the English language needed and required on the High School for students being citizens of the world. Facing the challenge from the English language in practing its citizenship and expanding the possibilities from social interaction on the most diverse contexts from multiletracies learning as it is emphasized by the National Common Curriculum Base (NCCB) our problem is structured. The starting point is the following question: How did the emergency remote teaching contribute to the English language learning through multiletracies? Emergency remote teaching came as a necessity imposed by social isolation due to the coronavirus pandemic and there were many challenges. Whether in face-to-face or remote teaching, there is a necessity for interactive and meaningful classes based on the proposal of multiliteracies and no more traditional classes that were based only at translation or decontextualized grammar teaching. From a qualitative approach, the scenario of this research was developed during the emergency remote teaching and it involved an arduous process of reflection on pedagogical practices carried out in the English language. Therefore, our general objective is to demonstrate multiletracies practices in the English language carried out by the teacher under the lens of a memorial as an instrument of reflection. As for the procedures, it is a bibliographic and history research that encourages us to formation research for English teachers. The results indicate that the achievement of multiliteracies in English classes were essential for meaningful learning in emergency remote teaching and the practice of multimodal texts should remain in face-to-face teaching, as well as researches on this topic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2023-04-04T13:47:38Z No. of bitstreams: 1 SIMONEFRANÇAPINHEIRO.pdf: 18873705 bytes, checksum: e9f7a910550e83a89b5f287d8236dbd2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-04T13:47:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIMONEFRANÇAPINHEIRO.pdf: 18873705 bytes, checksum: e9f7a910550e83a89b5f287d8236dbd2 (MD5) Previous issue date: 2023-03-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlíngua inglesa;por
dc.subjectmultiletramentos;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectensino remoto;por
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC);por
dc.subjectrelato de experiência.por
dc.subjectenglish language;eng
dc.subjectmultiletracies;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjectemergency remote teaching;eng
dc.subjectCommon National Curriculum Base (NCCB);eng
dc.subjectexperience report.eng
dc.subject.cnpqEnsino na Sala de Aulapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleMultiletramentos no ensino da língua inglesa: narrativas implicadas de uma professora pesquisadora no ensino remoto emergencialpor
dc.title.alternativeMultiliteracies in English language teaching: implicit narratives of a teacher-researcher in emergency remote teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONEFRANÇAPINHEIRO.pdfDissertação de Mestrado18,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.