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Tipo do documento: Dissertação
Título: A imagem do Rio de Janeiro nas escolhas de Arthur Azevedo: a coleção de itens gráficos desconhecida do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The image of Rio de Janeiro in Arthur Azevedo's choices: Maranhão's unknown collection of graphic items
Autor: PEREIRA, Valéria Eulina Pires 
Primeiro orientador: ZORZAL, Ricieri Carlini
Primeiro membro da banca: ZORZAL, Ricieri Carlini
Segundo membro da banca: MENENDEZ, Larissa Lacerda
Terceiro membro da banca: GIRALDI, Rita de Cassia
Resumo: A pesquisa em comento perpassa pela vida e pela obra do maranhense, Arthur Azevedo, destacando suas atividades como jornalista, teatrólogo, escritor, colecionador e crítico de arte enquanto estava estabelecido no Rio de Janeiro. Destaca-se a coleção de itens gráficos, denominada Coleção Arthur Azevedo, pertencente ao Governo do Estado do Maranhão desde 1910, a qual se encontra acondicionada na Curadoria de Bens Culturais da reserva técnica do Palácio dos Leões, sede do Governo Estadual. Sendo assim, o estudo parte da seguinte interrogativa: É possível perceber o Rio de Janeiro nas escolhas de Arthur Azevedo, observando os materiais gráficos presentes na sua Coleção? Nesse sentido, a pesquisa preconiza as gravuras que retratam paisagens e monumentos arquitetônicos produzidas por artistas estrangeiros, a saber, Sébastien Sisson, Victor Frond, Will Ousley e Iluchar Desmons. Posto isso, o estudo apresenta os seguintes objetivos: a) Compreender o hábito de colecionar; b) Compreender o contexto histórico da Coleção Arthur Azevedo; c) Refletir a paisagem nacional sob o olhar estrangeiro; d) Identificar artistas ou obras da Coleção Arthur Azevedo que retratem a paisagem do Rio de Janeiro e, posteriormente, analisá-las. Tais objetivos foram norteadores para a construção dos três capítulos intitulados: “Arthur Azevedo: um homem da imprensa”, respaldado com os teóricos principais: Magalhães Jr. (1966), Silva (2014), Veneziano (1991) e Amaral (2019); “A Coleção Arthur Azevedo: um tesouro Maranhense”, respaldado, principalmente, por: Silva (2016), Araújo (2005) e Silva (2011); e “O Rio de Janeiro”, norteado pelos teóricos: Perrota (2011), Domingues (2018), Sevcenko (1995) e Morasco (2008). A pesquisa, em seu primeiro momento, foi bibliográfica, com levantamento de dados e de cunho qualitativo; no segundo momento, possui cunho exploratório de modo que, paralelamente, aconteceram pesquisas in loco, na reserva técnica do ateliê de restauração do Palácio dos Leões, com o intuito de investigar materiais gráficos acerca da temática paisagem da cidade do Rio de Janeiro. Após todo o viés da pesquisa sobre a biografia de Arthur Azevedo, sobretudo o hábito de colecionar, conhecer a sua coleção de itens gráficos, o seu percurso, suas técnicas e, especialmente, o contexto histórico em que esta foi formada, é possível dizer que é viável perceber o Rio de Janeiro por meio das imagens, mas não em sua totalidade. Nas imagens, é apenas retratado o Rio de Janeiro acompanhando e tentando se igualar às características europeias, sem levar muito em consideração todos os problemas gerados em consequência do crescimento estrutural.
Abstract: La investigación en comentario atravesa la vida y la obra del maranhense Arthur Azevedo, destacando sus actividades como periodista, dramaturgo, escritor, coleccionista y crítico de arte mientras estaba establecido en Río de Janeiro. Destaca la colección de elementos gráficos denominada Colección Arthur Azevedo, perteneciente al Gobierno del Estado de Maranhão desde 1910, la cual se encuentra acondicionada en la Curaduría de Bienes Culturales de la reserva técnica del Palacio de los Leones, sede del Gobierno Estatal. Siendo así, el estudio parte de la siguiente interrogativa: ¿es posible percibir Río de Janeiro en las elecciones de Arthur Azevedo, observando los materiales gráficos presentes en su Colección? En este sentido, la investigación preconiza los grabados que representan paisajes y monumentos arquitectónicos producidos por artistas extranjeros, a saber, Sébastien Sisson, Victor Frond, Will Ousley e Iluchar Desmons. Dicho esto, el estudio presenta los siguientes objetivos: a) comprender el hábito de coleccionar; b) comprender el contexto histórico de la Colección Arthur Azevedo; c) reflejar el paisaje nacional bajo la mirada extranjera; d) identificar artistas u obras de la colección Arthur Azevedo que representan el paisaje de Río de Janeiro y, posteriormente, analizarlas. Tales objetivos fueron orientadores para la construcción de los tres capítulos titulados: "Arthur Azevedo: un hombre de la prensa", respaldado con los teóricos principales: Magalhães Jr. (1966), Silva (2014), Veneziano (1991) y Amaral (2019); "La colección Arthur Azevedo: un tesoro Maranhense", respaldado principalmente por Silva (2016), Araújo (2005) e Silva (2011); y "El Río de Janeiro", guiado por los teóricos Perrota (2011), Domingues (2018), Sevcenko (1995) y Morasco (2008). La investigación, en su primer momento, fue bibliográfica, con levantamiento de datos y de cuño cualitativo; en el segundo momento, posee cuño exploratorio de modo que, paralelamente, ocurrieron investigaciones in loco, en la reserva técnica del taller de restauración del Palacio de los Leones, con el fin de investigar materiales gráficos acerca de la temática paisaje de la ciudad de Río de Janeiro. Después de todo el sesgo de la investigación sobre la biografía de Arthur Azevedo y sobre todo el hábito de coleccionar, conocer su colección de ítems gráficos, su recorrido, sus técnicas y, especialmente, el contexto histórico en que ésta fue formada, es posible decir que es viable percibir Río de Janeiro por medio de las imágenes, pero no en su totalidad. En las imágenes, solo se representa Río de Janeiro acompañando y tratando de igualar las características europeas, sin tener demasiado en cuenta todos los problemas generados como consecuencia del crecimiento estructural.
Palavras-chave: gravura;
Arthur Azevedo;
Rio de Janeiro;
paisagem.
grabado;
Arthur Azevedo;
Río de Janeiro;
paisaje.
Área(s) do CNPq: Sociologia
Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: PEREIRA, Valéria Eulina Pires. A imagem do Rio de Janeiro nas escolhas de Arthur Azevedo: a coleção de itens gráficos desconhecida do Maranhão. 2023. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4614
Data de defesa: 18-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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