Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Maria Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8260747069299865por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lates.cnpq.br/5767658067485112por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Ana Emília Figueiredo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lates.cnpq.br/5767658067485112por
dc.contributor.referee2RENDEIRO, Márcia Maria Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lates.cnpq.br/0577358193439037por
dc.contributor.referee3PEREIRA, Silvana Amado Libério-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lates.cnpq.br/4535964884359939por
dc.contributor.referee4DAHMER, Alessandra-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lates.cnpq.br/9092647951099642por
dc.contributor.referee5LOPES, Fernanda Ferreira-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lates.cnpq.br/6883478653190503por
dc.date.accessioned2023-03-16T19:14:30Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria Aparecida. Aplicação e avaliação das tecnologias como ferramentas de apoio educacional na Odontologia. 2016. 96 f. Tese( Programa de pós-graduação em Odontologia/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4592-
dc.description.resumoOs aplicativos ou softwares existentes atualmente estão em contínuo processo de evolução e transformação e são amplamente utilizados pela população, com diferentes propostas e finalidades (comunicação, entretenimento, gestão, educação, saúde, etc.). Considerando esse cenário, novas práticas pedagógicas e ferramentas de apoio à educação têm sido desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente trabalho tem o objetivo de explorar as ferramentas de ensino baseadas em tecnologias da informação. Para isso, inicialmente realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre aplicativos utilizados em saúde oral no período de 2005 a 2015 (Capítulo I), observando-se que poucas pesquisas exploraram essas ferramentas visando a prevenção das doenças da boca e a promoção de saúde oral para capacitação profissional; havendo muitos trabalhos com aplicativos voltados para crianças, e de apoio à graduação. A maioria dos estudos com aplicativos em saúde oral concentrou-se na área de ortodontia e clínica geral. Nota-se, portanto, no âmbito da atenção primária, uma lacuna a ser explorada com o uso das tecnologias de informação. Assim, no Capítulo II deste trabalho, foi proposto o desenvolvimento e validação de um serious game que consiste em um esquema de perguntas e respostas, abordando conteúdos de saúde bucal da criança e do adolescente, direcionado para profissionais de odontologia.por
dc.description.abstractApplications or existing software are currently in continuous process of evolution and transformation and are widely used by people with different proposals and purposes (communication, entertainment, management, education, health, etc.). Given this scenario, new teaching methods and tools to support education have been developed in the teaching-learning process. Thus, this study aims to explore the educational tools based on information technologies. For this, an integrative review of the literature on applications used in oral health from 2005 to 2015 (Chapter I) was held initially, noting that little research has explored these tools aimed at the prevention of mouth diseases and the promotion of oral health for the professional training; there is a lot of work with applications aimed at children, and support for graduation. Most studies with applications in oral health focused on orthodontics area and general practice. Therefore, it is noted in the context of primary care, a gap to be exploited through the use of information technology. Thus, in Chapter II, it was proposed the development and validation of a serious game that consists of a questions and answers scheme addressing children and teenager’s oral health content, directed to dental professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-03-16T19:14:30Z No. of bitstreams: 1 Maria_Aparecida_Costavec.pdf: 22052870 bytes, checksum: 240691cc797a9565430e661fcb6764b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-16T19:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria_Aparecida_Costavec.pdf: 22052870 bytes, checksum: 240691cc797a9565430e661fcb6764b0 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA I/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA/CCBSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttecnologia da informação e comunicação;por
dc.subjectjogos educacionais;por
dc.subjectsaúde oral;por
dc.subjectinformation and communication technology;eng
dc.subjecteducational games;eng
dc.subjectoral healtheng
dc.subject.cnpqOdontologia Social e Preventivapor
dc.titleAPLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO EDUCACIONAL NA ODONTOLOGIApor
dc.title.alternativeAPPLICATION AND EVALUATION OF TECHNOLOGIES AS TOOLS OF EDUCATIONAL SUPPORT IN DENTISTRYeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Aparecida_Costavec.pdfTese de Doutorado21,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.