Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTAVARES, Girlan Almeida Souza-
dc.contributor.advisor1SILVA, Regiane Aparecida Caire da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5397420954481041por
dc.contributor.referee1SILVA, Regiane Aparecida Caire da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5397420954481041por
dc.contributor.referee2ROCHA, Larissa Leda Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5812508596685080por
dc.contributor.referee3FONSECA, José Flávio Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0944302482820547por
dc.date.accessioned2023-03-10T15:11:02Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.citationTAVARES, Girlan Almeida Souza. O Teatro na Rede: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do coronavírus. 2023. 78 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4583-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a analisar três apresentações cênicas virtuais que aconteceram durante o período pandêmico da covid-19: O Canto da Liberdade Projeto Histórias de uma Boneca, da Cia Teatral de Fátima Carvalho (2020); As palavras da Nossa Casa, do Núcleo Teatro de Imersão (2020-2021); e A Febre, da Coletiva Ruidosa Alma (2021). Trata-se de uma investigação netnográfica, qualitativa e exploratória em artes, tendo como contrapartida a obra "Imersos", do cineasta pesquisador Girlan Tavares (2020). Considera-se como objeto de estudo as interfaces cênicas entre o corpo e a cena intermedial, adotando os conceitos de Teatro Intermedial, Imersivo e Web-Vídeo-Performance. Como referencial teórico, a pesquisa apresenta discussões propostas, principalmente, por Marta Isaacsson (2013; 2014; 2017), Fernanda Oliveira (2017), Gabriel Monteiro (2013; 2018), acerca da cena intermedial; além das de Inês Belo (2016), sobre o conceito de teatro imersivo; e de Wayner Gonçalves (2018), sobre o conceito de vídeo-performance. As reflexões a respeito dos conceitos que são apresentados no decorrer dos capítulos foram produzidas com autores que dialogam sobre a pandemia da covid-19 nas artes cênicas. Assim, pretende-se explorar narrativas transversais cênicas do palco à tela. Como resultados, observamos como foram realizadas as apresentações do teatro imersivo dentro da virtualidade cênica, além do uso das tecnologias, analógicas e digitais, na contação de histórias e na web-vídeo-performance.por
dc.description.abstractThis research proposes to analyze three virtual scenic presentations that took place during the pandemic period of covid-19: O Canto da Liberdade - Histórias de uma Boneca Project, by Cia Teatral de Fátima Carvalho (2020); As Palavras da Nossa Casa, from Núcleo Teatro de Imersão (2020-2021); and A Febre, by Coletiva Ruidosa Alma (2021). It is a netnographic, qualitative and exploratory investigation in the arts, with the work “Imersos”, by filmmaker researcher Girlan Tavares (2020), as a counterpart. The scenic interfaces between the body and the intermedial scene are considered as an object of study, adopting the concepts of Intermedial Theater, Immersive Theater and Web-Video-Performance. As a theoretical reference, the research presents discussions proposed, mainly, by Marta Isaacsson (2013; 2014; 2017), Fernanda Oliveira (2017), Gabriel Monteiro (2013; 2018), about the intermedial scene; in addition to Inês Belo (2016), on the concept of immersive theater; and Wayner Gonçalves (2018), on the concept of video performance. The reflections on the concepts that are presented throughout the chapters were produced with authors who dialogue about the covid-19 pandemic in the performing arts. Thus, it is intended to explore scenic transversal narratives from stage to screen. As expected results, we observed how the immersive theater presentations were carried out within the scenic virtuality, in addition to the use of analogue and digital technologies in storytelling and web-video-performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2023-03-10T15:11:02Z No. of bitstreams: 1 Girlan Almeida Souza Tavaresvec.pdf: 23727750 bytes, checksum: a399595aef41450535cb837d1e9c7c74 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-10T15:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Girlan Almeida Souza Tavaresvec.pdf: 23727750 bytes, checksum: a399595aef41450535cb837d1e9c7c74 (MD5) Previous issue date: 2023-02-13eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCena Intermedial;por
dc.subjectTeatro Imersivo;por
dc.subjectPerformance;por
dc.subjectPandemia/Covid- 19;por
dc.subjectTeatro na Webpor
dc.subjectIntermediate Scene;eng
dc.subjectImmersive Theatre;eng
dc.subjectPerformance;eng
dc.subjectPandemic/Covid- 19;eng
dc.subjectTheater on the Webeng
dc.subject.cnpqInterpretação Teatralpor
dc.titleO TEATRO NA REDE: Estudo dos recursos processuais da cena no contexto pandêmico do coronavíruspor
dc.title.alternativeTHE THEATER ON THE NETWORK: Study of the procedural resources of the scene in the context coronavirus pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Girlan Tavares corrigido.pdf880,19 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.