Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Lucas Lucena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828049063492256por
dc.contributor.advisor1SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.advisor-co1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee1SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee2ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee3CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719416176703621por
dc.contributor.referee4DIAS , Aparecida de Lara Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1400187959328096por
dc.contributor.referee5CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.date.accessioned2023-03-01T16:52:48Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Lucena. Representações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz. 2022. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4566-
dc.description.resumoO presente trabalho traz como objeto de estudo as representações sobre povos indígenas a partir da análise das concepções de estudantes e professores de uma escola de ensino médio da rede estadual de Imperatriz. Objetivamos, ainda, identificar como a escola urbana representa os povos indígenas em suas práticas pedagógicas com os recursos didáticos disponibilizados e investigar a concepção que os participantes constroem em relação aos povos indígenas enquanto sujeitos históricos e culturais. Nesta perspectiva, fundamentamos nossos objetivos na abordagem qualitativa, por esta oportunizar a compreensão dos significados atribuídos pelos participantes em contextos específicos. Dessa forma, foram participantes da pesquisa cinco professores e doze alunos. Obtivemos como resultado a percepção de que, apesar do avanço representado pela aprovação da Lei n°. 11.645/08, as representações equivocadas ainda se mantêm e que há uma demanda por formação continuada para professores da rede pública. As análises confirmaram o papel estrutural do ambiente escolar na formação ideológica inferiorizante em relação aos povos indígenas. Identificamos, buscando atender aos objetivos específicos almejados, que a escola não conta com recursos didáticos suficientes, principalmente no que se refere aos livros didáticos, que ainda reproduzem as observações feitas pelos colonizadores, como apontado pelos professores.por
dc.description.abstractThe present work brings as its object of study the representations of indigenous peoples from the analysis of the conceptions of students and teachers of a high school in the state network of Imperatriz. We also aim to identify how the urban school represents indigenous peoples in their pedagogical practices with the didactic resources available and to investigate the conception that the participants build in relation to indigenous peoples as historical and cultural subjects. In this perspective, we base our objectives on the qualitative approach, as it provides an opportunity to understand the meanings attributed by the participants in specific contexts. Thus, five teachers and twelve students participated in the research. As a result, we obtained the perception that, despite the progress represented by the approval of Law 11.645/08, the wrong representations still remain and that there is a demand for continuing education for teachers in the public network. The analyzes confirmed the structural role of the school environment in the degrading ideological formation in relation to indigenous peoples. We identified, seeking to meet the specific objectives sought, that the school does not have sufficient teaching resources, especially with regard to textbooks, which still reproduce the observations made by the colonizers, as pointed out by the teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-03-01T16:52:48Z No. of bitstreams: 1 LUCASLUCENAOLIVEIRA.pdf: 1709079 bytes, checksum: caad5c56e8b5d9a132438636e00442fc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-01T16:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCASLUCENAOLIVEIRA.pdf: 1709079 bytes, checksum: caad5c56e8b5d9a132438636e00442fc (MD5) Previous issue date: 2022-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrepresentações;por
dc.subjectculturas indígenas;por
dc.subjectdecolonialidade;por
dc.subjectinterculturalidade;por
dc.subjectrepresentations;eng
dc.subjectIndigenous cultures;eng
dc.subjectdecoloniality;eng
dc.subjectIterculturality.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleRepresentações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatrizpor
dc.title.alternativeRepresentations of indigenous peoples: an analysis of the conceptions of high school students and teachers at a state school in Imperatrizeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCASLUCENAOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.