Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4566
Tipo do documento: Dissertação
Título: Representações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz
Título(s) alternativo(s): Representations of indigenous peoples: an analysis of the conceptions of high school students and teachers at a state school in Imperatriz
Autor: OLIVEIRA, Lucas Lucena 
Primeiro orientador: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Primeiro coorientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Terceiro membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Quarto membro da banca: DIAS , Aparecida de Lara Lopes
Quinto membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Resumo: O presente trabalho traz como objeto de estudo as representações sobre povos indígenas a partir da análise das concepções de estudantes e professores de uma escola de ensino médio da rede estadual de Imperatriz. Objetivamos, ainda, identificar como a escola urbana representa os povos indígenas em suas práticas pedagógicas com os recursos didáticos disponibilizados e investigar a concepção que os participantes constroem em relação aos povos indígenas enquanto sujeitos históricos e culturais. Nesta perspectiva, fundamentamos nossos objetivos na abordagem qualitativa, por esta oportunizar a compreensão dos significados atribuídos pelos participantes em contextos específicos. Dessa forma, foram participantes da pesquisa cinco professores e doze alunos. Obtivemos como resultado a percepção de que, apesar do avanço representado pela aprovação da Lei n°. 11.645/08, as representações equivocadas ainda se mantêm e que há uma demanda por formação continuada para professores da rede pública. As análises confirmaram o papel estrutural do ambiente escolar na formação ideológica inferiorizante em relação aos povos indígenas. Identificamos, buscando atender aos objetivos específicos almejados, que a escola não conta com recursos didáticos suficientes, principalmente no que se refere aos livros didáticos, que ainda reproduzem as observações feitas pelos colonizadores, como apontado pelos professores.
Abstract: The present work brings as its object of study the representations of indigenous peoples from the analysis of the conceptions of students and teachers of a high school in the state network of Imperatriz. We also aim to identify how the urban school represents indigenous peoples in their pedagogical practices with the didactic resources available and to investigate the conception that the participants build in relation to indigenous peoples as historical and cultural subjects. In this perspective, we base our objectives on the qualitative approach, as it provides an opportunity to understand the meanings attributed by the participants in specific contexts. Thus, five teachers and twelve students participated in the research. As a result, we obtained the perception that, despite the progress represented by the approval of Law 11.645/08, the wrong representations still remain and that there is a demand for continuing education for teachers in the public network. The analyzes confirmed the structural role of the school environment in the degrading ideological formation in relation to indigenous peoples. We identified, seeking to meet the specific objectives sought, that the school does not have sufficient teaching resources, especially with regard to textbooks, which still reproduce the observations made by the colonizers, as pointed out by the teachers.
Palavras-chave: representações;
culturas indígenas;
decolonialidade;
interculturalidade;
representations;
Indigenous cultures;
decoloniality;
Iterculturality.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: OLIVEIRA, Lucas Lucena. Representações sobre povos indígenas: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz. 2022. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4566
Data de defesa: 12-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCASLUCENAOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado1,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.