Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Letícia de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322230901205782por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee1MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.contributor.referee3AGAPITO, Francisca Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5735846734374741por
dc.date.accessioned2023-02-28T18:54:35Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Letícia de Jesus. Inclusão escolar de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz: uma análise a partir da implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial do período de 2008 a 2021. 2022. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4563-
dc.description.resumoEsta dissertação resulta da pesquisa sobre a inclusão de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz e sobre o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Seu objetivo geral consiste em analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial destinado às pessoas com deficiência na rede pública municipal de Imperatriz, no período de 2008 a 2021. Os tipos de pesquisa são documental, bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as políticas públicas educacionais, elaboradas na perspectiva inclusiva no âmbito nacional, são parcialmente cumpridas pelo município. A elaboração do PME representa um desses compromissos, uma vez que, a partir do momento em que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) entrou em vigor, todos os demais entes da federação deveriam adequar os seus documentos e práticas para inserir os alunos, público-alvo dessa modalidade de ensino, preferencialmente na rede regular, nas salas comuns. De outro lado, quanto à prática educacional, a pesquisa revelou que muitas vezes esses educandos continuam à margem do sistema, sem acesso à educação, tendo em vista que os currículos não os alcançam, não são adaptados a eles, o que se infere por meio de ausência de formações continuadas ofertadas aos professores da rede, mas também por certo descompromisso dos professores com os ideais inclusivistas.por
dc.description.abstractThis thesis results from the research on the inclusion of students with disabilities in the municipal public school system in Imperatriz and the process of implementation of National Policies for Special Education from an Inclusive Perspective. Therefore, the general objective is to analyze the process of implementing the National Special Education Policies for people with disabilities in the municipal public network of Imperatriz, from 2008 to 2021. The types of research are documentary, bibliographic and field, with a qualitative approach. The results showed that public educational policies, developed from an inclusive perspective at the national ambit, are partially fulfilled by the municipality. The elaboration of the PME represents one of these commitments since from the moment the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective (2008) came into force all other entities of the federation should adapt their documents and practices to insert students, target audience of this type of education, preferably in the regular network, in common rooms. Otherwise, as for educational practice the research revealed that these students often remain on the margins of the system, without access to education, owin to that the curricula do not comprehend them and are not adapted to them, which is inferred through the absence of continuing education offered to the teachers, but also through a certain lack of commitment on the part of teachers to inclusive ideals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-28T18:54:35Z No. of bitstreams: 1 LETÍCIADEJESUSPEREIRA.pdf: 2176638 bytes, checksum: 692fd3e173589e2c882f33d37adee281 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T18:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LETÍCIADEJESUSPEREIRA.pdf: 2176638 bytes, checksum: 692fd3e173589e2c882f33d37adee281 (MD5) Previous issue date: 2022-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpolíticas públicas educacionais;por
dc.subjecteducação especial;por
dc.subjectpessoas com deficiência;por
dc.subjectinclusão escolar;por
dc.subjectpublic educational policies.eng
dc.subjectspecial education;eng
dc.subjectdisabled people;eng
dc.subjectschool inclusion.eng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleInclusão escolar de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz: uma análise a partir da implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial do período de 2008 a 2021por
dc.title.alternativeSchool inclusion of students with disabilities in the municipal public education network in Imperatriz: an analysis based on the implementation of the National Policies on Special Education from 2008 to 2021eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIADEJESUSPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.