Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4563
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão escolar de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz: uma análise a partir da implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial do período de 2008 a 2021 |
Título(s) alternativo(s): | School inclusion of students with disabilities in the municipal public education network in Imperatriz: an analysis based on the implementation of the National Policies on Special Education from 2008 to 2021 |
Autor: | PEREIRA, Letícia de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza |
Primeiro membro da banca: | MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza |
Segundo membro da banca: | CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de |
Terceiro membro da banca: | AGAPITO, Francisca Melo |
Resumo: | Esta dissertação resulta da pesquisa sobre a inclusão de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz e sobre o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Seu objetivo geral consiste em analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial destinado às pessoas com deficiência na rede pública municipal de Imperatriz, no período de 2008 a 2021. Os tipos de pesquisa são documental, bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciaram que as políticas públicas educacionais, elaboradas na perspectiva inclusiva no âmbito nacional, são parcialmente cumpridas pelo município. A elaboração do PME representa um desses compromissos, uma vez que, a partir do momento em que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) entrou em vigor, todos os demais entes da federação deveriam adequar os seus documentos e práticas para inserir os alunos, público-alvo dessa modalidade de ensino, preferencialmente na rede regular, nas salas comuns. De outro lado, quanto à prática educacional, a pesquisa revelou que muitas vezes esses educandos continuam à margem do sistema, sem acesso à educação, tendo em vista que os currículos não os alcançam, não são adaptados a eles, o que se infere por meio de ausência de formações continuadas ofertadas aos professores da rede, mas também por certo descompromisso dos professores com os ideais inclusivistas. |
Abstract: | This thesis results from the research on the inclusion of students with disabilities in the municipal public school system in Imperatriz and the process of implementation of National Policies for Special Education from an Inclusive Perspective. Therefore, the general objective is to analyze the process of implementing the National Special Education Policies for people with disabilities in the municipal public network of Imperatriz, from 2008 to 2021. The types of research are documentary, bibliographic and field, with a qualitative approach. The results showed that public educational policies, developed from an inclusive perspective at the national ambit, are partially fulfilled by the municipality. The elaboration of the PME represents one of these commitments since from the moment the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective (2008) came into force all other entities of the federation should adapt their documents and practices to insert students, target audience of this type of education, preferably in the regular network, in common rooms. Otherwise, as for educational practice the research revealed that these students often remain on the margins of the system, without access to education, owin to that the curricula do not comprehend them and are not adapted to them, which is inferred through the absence of continuing education offered to the teachers, but also through a certain lack of commitment on the part of teachers to inclusive ideals. |
Palavras-chave: | políticas públicas educacionais; educação especial; pessoas com deficiência; inclusão escolar; public educational policies. special education; disabled people; school inclusion. |
Área(s) do CNPq: | Educação Especial |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | PEREIRA, Letícia de Jesus. Inclusão escolar de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz: uma análise a partir da implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial do período de 2008 a 2021. 2022. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4563 |
Data de defesa: | 12-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LETÍCIADEJESUSPEREIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.