Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Leidiane de Souza Silva-
dc.contributor.advisor1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee2COSTA, Patrícia Trindade Maranhão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0286350762006085por
dc.contributor.referee3BARROSO, Betania Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.date.accessioned2023-02-28T18:23:32Z-
dc.date.issued2022-09-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Leidiane de Souza Silva. Metodologias socioeducativas desenvolvidas pela rede de ação integrada para combater a escravidão no maranhão - RAICE. 2022. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4561-
dc.description.resumoO Brasil vive, atualmente, uma configuração de modelo escravista camuflado e contemporâneo que, desde a colonização, deixa fortes danos. Preocupados com essa realidade, este trabalho objetivou analisar as metodologias socioeducativas, especificamente desenvolvidas pela Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão no Maranhão (RAICE), no Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto RAICE nasceu da preocupação com a problemática contínua e desafiadora de como a sociedade e o Estado podem atender à demanda dos/as interessados/as por reais mudanças nas condições particulares de vida. Deste modo, desenvolve ações socioeducativas (aulas, oficinas, formações e reuniões) com intenção de oferecer formação social, política e humana para crianças e adolescentes, filhos/as de trabalhadores/as resgatados do trabalho escravo. Utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com enfoque epistemológico no materialismo histórico que se propõe a análise dos fenômenos de forma crítica; como técnicas de pesquisa, adotamos as entrevistas e a análise documental. As metodologias socioeducativas são fundamentadas neste estudo como práticas que intervêm na realidade social dos/as sujeitos/as, considerando o acesso à arte e cultura como direito fundamental do ser humano/a e, na perspectiva da difusão e valorização das diversas expressões, manifestações, saberes e tradição que fazem parte da identidade cultural dos/as envolvidos/as. Contudo, o ato criminoso do trabalho escravo é fruto de um modelo que coisifica as relações, viola direitos e rouba a dignidade e a liberdade do indivíduo. Portanto, Sakamoto (2006); Soares (2016); Freire (2019); Gonh (2011); Costa (2021); Gadotte (2011), entre outros/as, são autores e autoras que subsidiaram a escrita e as reflexões teóricas, bem como a construção do produto desta dissertação, elaborado nos círculos de cultura, por meio da metodologia do fanzine. Acreditamos que por meio deles, possamos contribuir para compreensão e sistematização das metodologias socioeducativas adotadas pela equipe, pois, partindo da execução consciente dessas metodologias, esse processo pode ser útil para outras instituições e outras pessoas que também atuam na educação de crianças e adolescentes, por meio das atividades artísticas, esportivas e culturais.por
dc.description.abstractBrazil is currently experiencing a configuration of a re-signified, contemporary slave model that has left strong damages since colonization. Concerned with this reality, this work aims to analyze the socio-educational methodologies, specifically developed by the Integrated Action Network to Combat Slavery in Maranhão-RAICE, at the Carmen Bascarán Center for the Defense of Life and Human Rights. The RAICE project was born from the concern with the continuous and challenging problem of how society and the State can meet the demand of those interested for real changes in their living conditions. In this way, it develops socio-educational actions (classes, workshops, training and meetings) with the intention of offering social, political and human training to children and adolescents of workers rescued from slave labor. We used as methodology the qualitative approach with an epistemological focus on historical materialism that proposes the analysis of phenomena in a critical way; as research techniques were interviews and document analysis. The socio-educational methodologies are based in this study as practices that intervene in the social reality of the subjects considering the access to art and culture as a fundamental right of the human being, and in the perspective of the diffusion and valorization of the different expressions, manifestations knowledge and tradition that are part of the cultural identity of those involved. However, the criminal act of slave labor is the result of a model that reifies relationships, violates rights and steals the dignity and freedom of the individual. Therefore, Sakamoto (2006); Soares (2016); Freire (2019); Gohn (2011); Coast (2021); Gadotte (2011), are authors who supported the writing and theoretical reflections as well as the construction of the product of this dissertation elaborated in cultural circles through the fanzine methodology. We believe that through them we can contribute to the understanding and systematization of the socio-educational methodologies adopted by the team because, based on the conscious execution of these methodologies, this process can be useful for other institutions and other people who also work in the education of children and adolescents through the artistic, sporting and cultural activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-28T18:23:32Z No. of bitstreams: 1 LEIDIANEDESOUZASILVAPEREIRA.pdf: 2789950 bytes, checksum: 94bfd6a975ead1e20b0695660fd0f708 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T18:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEIDIANEDESOUZASILVAPEREIRA.pdf: 2789950 bytes, checksum: 94bfd6a975ead1e20b0695660fd0f708 (MD5) Previous issue date: 2022-09-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRAICE;por
dc.subjectmetodologias socioeducativas;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjecttrabalho escravo;por
dc.subjectCDVDH/CB;por
dc.subjectRAICE;eng
dc.subjectsocio-educational methodologies;eng
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectslavery;eng
dc.subjectCDVDH/CB.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleMetodologias socioeducativas desenvolvidas pela rede de ação integrada para combater a escravidão no maranhão - RAICEpor
dc.title.alternativeSocio-educational methodologies developed by the Integrated Action Network to Combat Slavery in Maranhão - RAICEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEIDIANEDESOUZASILVAPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado2,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.