Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDES JÚNIOR, José Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8596587305232001por
dc.contributor.advisor1BARROSO, Betânia Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.advisor-co1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee1BARROSO, Betânia Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee2ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee3RIOS, Guilherme Veiga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272993237239437por
dc.contributor.referee4SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.contributor.referee5ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357708608591766por
dc.date.accessioned2023-02-28T17:37:23Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationMENDES JÚNIOR, José Ferreira. Educação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MA. 2022. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4559-
dc.description.resumoA Educação Popular, os Direitos Humanos e a contribuição dessas categorias para a formação de educandos no ambiente escolar do campo, formam o centro deste trabalho, que tem como objetivo construir práticas educativas numa perspectiva interdisciplinar, nas turmas do ensino médio no Assentamento Califórnia, em Açailândia/MA, de forma a caracterizar uma concepção de educação que emerge do espaço social e político – o assentamento como espaço de resistência – na busca pela formação e reinvenção de sociabilidades e de conscientização de novos sujeitos para uma cultura participativa, democrática, de efetivação e construção de novos direitos. Nesse caminhar, a realização de Rodas de Conversa, como releitura dos Círculos de Cultura, e da situação-problema-desafio orientados pela práxis educativa de Paulo Freire (1967) e pela pesquisa-ação, constituem os instrumentos metodológicos de implementação do presente trabalho, imbuído de humanismo e protagonismo dos sujeitos, a partir de suas próprias experiências, de forma coletiva e solidária. Como membro da Comunidade do Assentamento Califórnia, conhecedor das lutas empreendidas naquele espaço, e ex-professor da Escola onde foram realizadas as práticas educativas que compõem este trabalho, procurei, juntamente com os educandos e educadores das turmas de ensino médio, desdobrar esses eixos reflexivos (situação-problema-desafio) a partir da investigação temática, da tematização e da problematização, criando, coletivamente, situações disparadoras do debate, com vistas a conscientização, mediados por uma pluralidade de enfoques como: Educação, Democracia, MST enquanto sujeito pedagógico, e o sentido do termo Educação do Campo. Corroboram este trabalho, como fundamentação teórica, Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), enquanto principal referência em Educação e em práticas pedagógicas emancipatórias, e que nos traz uma educação dialógica, crítica, participativa, fundada na práxis e na intervenção do sujeito nos ambientes da vida, além de Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) que trabalha a formação dos camponeses Sem Terra e com a Pedagogia do Movimento Sem Terra, Vera Maria Candau (2007) sobre a Educação em Direitos Humanos, e tantos outros que, com suas diferentes experiências, indicam caminhos para uma educação conscientizadora.por
dc.description.abstractPopular Education, Human Rights and the contribution of these categories to the education of students in the rural school environment form the center of this work, which aims to build socio-educational practices in an interdisciplinary perspective, in high school classes in the California settlement, in Açailândia/MA, in order to characterize a conception of education that emerges from the social and political space – the settlement as a space of resistance – in the search for the formation and invention of sociabilities and awareness of new subjects for a participatory, democratic culture, of implementation and construction of new rights. In this path, the holding of Conversation Circles, as a re-reading of the Culture Circles, and the problem-challenge situation guided by the educational praxis of Paulo Freire (1967) and by action research, constitute the methodological instruments of implementation of the present work, imbued with humanism and protagonism of the subjects, from their own experiences, in a collective and solidary way. As a member of the Community of the California Settlement, knowledgeable of the struggles undertaken in that space, and a former teacher at the School where the educational practices that this work were carried out, I sought, together with the students and educators of the high school classes, to to unfold these reflexive axes (problem-challenge situation) based on thematic investigation, thematization and problematization, collectively creating situations that trigger the debate, with a view to raising awareness, mediated by a plurality of approaches such as: Education, Democracy , MST as a pedagogical subject, and the sense of the meaning of the term Rural Education. Corroborate this one work, as a theoretical foundation, Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), as the main reference in Education and in emancipatory pedagogical practices, and which brings us a dialogical, critical, participatory education, founded on praxis and in the intervention of the subject in the environments of life, in addition to Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) who works on the formation of Landless peasants and with the Pedagogy of the Landless Movement, Vera Maria Candau (2007) on Education in Human Rights, and many others that, with their different experiences, indicate paths to an education that raises awareness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2023-02-28T17:37:23Z No. of bitstreams: 1 JoséFerreiraMendesJúnior.pdf: 6308250 bytes, checksum: c8b3c78899c9bb45f1529dade6daa855 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-28T17:37:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoséFerreiraMendesJúnior.pdf: 6308250 bytes, checksum: c8b3c78899c9bb45f1529dade6daa855 (MD5) Previous issue date: 2022-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação popular;por
dc.subjectdireitos humanos;por
dc.subjecteducação do campo;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectpopular education;eng
dc.subjecthuman rights;eng
dc.subjectfield education;eng
dc.subjecthigh school.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqDireitopor
dc.titleEducação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MApor
dc.title.alternativePopular education and human rights: contributions to the training of high school students in the California settlement, Açailândia-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséFerreiraMendesJúnior.pdfDissertação de Mestrado6,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.