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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MA
Título(s) alternativo(s): Popular education and human rights: contributions to the training of high school students in the California settlement, Açailândia-MA
Autor: MENDES JÚNIOR, José Ferreira 
Primeiro orientador: BARROSO, Betânia Oliveira
Primeiro coorientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Segundo membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Terceiro membro da banca: RIOS, Guilherme Veiga
Quarto membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Quinto membro da banca: ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de
Resumo: A Educação Popular, os Direitos Humanos e a contribuição dessas categorias para a formação de educandos no ambiente escolar do campo, formam o centro deste trabalho, que tem como objetivo construir práticas educativas numa perspectiva interdisciplinar, nas turmas do ensino médio no Assentamento Califórnia, em Açailândia/MA, de forma a caracterizar uma concepção de educação que emerge do espaço social e político – o assentamento como espaço de resistência – na busca pela formação e reinvenção de sociabilidades e de conscientização de novos sujeitos para uma cultura participativa, democrática, de efetivação e construção de novos direitos. Nesse caminhar, a realização de Rodas de Conversa, como releitura dos Círculos de Cultura, e da situação-problema-desafio orientados pela práxis educativa de Paulo Freire (1967) e pela pesquisa-ação, constituem os instrumentos metodológicos de implementação do presente trabalho, imbuído de humanismo e protagonismo dos sujeitos, a partir de suas próprias experiências, de forma coletiva e solidária. Como membro da Comunidade do Assentamento Califórnia, conhecedor das lutas empreendidas naquele espaço, e ex-professor da Escola onde foram realizadas as práticas educativas que compõem este trabalho, procurei, juntamente com os educandos e educadores das turmas de ensino médio, desdobrar esses eixos reflexivos (situação-problema-desafio) a partir da investigação temática, da tematização e da problematização, criando, coletivamente, situações disparadoras do debate, com vistas a conscientização, mediados por uma pluralidade de enfoques como: Educação, Democracia, MST enquanto sujeito pedagógico, e o sentido do termo Educação do Campo. Corroboram este trabalho, como fundamentação teórica, Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), enquanto principal referência em Educação e em práticas pedagógicas emancipatórias, e que nos traz uma educação dialógica, crítica, participativa, fundada na práxis e na intervenção do sujeito nos ambientes da vida, além de Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) que trabalha a formação dos camponeses Sem Terra e com a Pedagogia do Movimento Sem Terra, Vera Maria Candau (2007) sobre a Educação em Direitos Humanos, e tantos outros que, com suas diferentes experiências, indicam caminhos para uma educação conscientizadora.
Abstract: Popular Education, Human Rights and the contribution of these categories to the education of students in the rural school environment form the center of this work, which aims to build socio-educational practices in an interdisciplinary perspective, in high school classes in the California settlement, in Açailândia/MA, in order to characterize a conception of education that emerges from the social and political space – the settlement as a space of resistance – in the search for the formation and invention of sociabilities and awareness of new subjects for a participatory, democratic culture, of implementation and construction of new rights. In this path, the holding of Conversation Circles, as a re-reading of the Culture Circles, and the problem-challenge situation guided by the educational praxis of Paulo Freire (1967) and by action research, constitute the methodological instruments of implementation of the present work, imbued with humanism and protagonism of the subjects, from their own experiences, in a collective and solidary way. As a member of the Community of the California Settlement, knowledgeable of the struggles undertaken in that space, and a former teacher at the School where the educational practices that this work were carried out, I sought, together with the students and educators of the high school classes, to to unfold these reflexive axes (problem-challenge situation) based on thematic investigation, thematization and problematization, collectively creating situations that trigger the debate, with a view to raising awareness, mediated by a plurality of approaches such as: Education, Democracy , MST as a pedagogical subject, and the sense of the meaning of the term Rural Education. Corroborate this one work, as a theoretical foundation, Paulo Freire (1967, 1987, 1993, 1994, 2000, 2003), as the main reference in Education and in emancipatory pedagogical practices, and which brings us a dialogical, critical, participatory education, founded on praxis and in the intervention of the subject in the environments of life, in addition to Roseli Caldart (2001, 2005, 2012a, 2012b) who works on the formation of Landless peasants and with the Pedagogy of the Landless Movement, Vera Maria Candau (2007) on Education in Human Rights, and many others that, with their different experiences, indicate paths to an education that raises awareness.
Palavras-chave: educação popular;
direitos humanos;
educação do campo;
ensino médio;
popular education;
human rights;
field education;
high school.
Área(s) do CNPq: Educação
Direito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: MENDES JÚNIOR, José Ferreira. Educação popular e direitos humanos: contribuições para a formação de educandos do ensino médio no assentamento Califórnia, Açailândia-MA. 2022. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4559
Data de defesa: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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